VOCÊ TAMBÉM PODE SER UM PASTOR

2
257

Você sabia que também pode ser um pastor do povo de Deus? Eu me explico. Pastor não é só um título, dado àqueles que são sacerdotes de uma determinada denominação cristã. Pastor é bem mais que isso.

Ao longo dos anos, tenho me envolvido bastante nos trabalhos sociais conduzidos pelas igrejas que tenho frequentado. E, volta e meia, pessoas das famílias que ajudamos insistem em me chamar “pastor”. Preocupado em aceitar um título que não me pertence, costumava corrigi-los, mas não adianta, eles voltam a me chamar assim.

Em dado momento, dei-me conta que Jesus nunca usou a palavra “pastor” para se referir a um sacerdote. Para Ele, “pastor” é quem cuida das suas “ovelhas”. Quem se importa com elas e luta para não deixar que nem uma só se perca (Lucas capítulo 15, versículos 1 a 7). Jesus é o modelo de “pastor”. E veja o que Ele disse no final da sua vida (João capítulo 17, versículos 9 a 20):

É por eles [os discípulos] que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me destes por que são teus… Quando eu estava com eles, guardava-os no   teu nome que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição [Judas, que o traiu]… Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra.”

Outras pessoas, além de Jesus, são também chamadas de “pastores” na Bíblia. Por exemplo, depois da sua ressurreição, Jesus apareceu para Pedro e, por três vezes, perguntou ao apóstolo se ele o amava. E quando Pedro respondeu que sim, Jesus emendou: “pastoreia as minhas ovelhas” (João capítulo 21, versículos 15 a 19). Nunca devemos nos esquecer que Pedro era um simples pescador.

É claro que, com o correr do tempo, a palavra “pastor” mais e mais foi se tornando exclusiva dos sacerdotes ordenados. E assumir esse título, para quem não é legalmente ordenado, acabou virando um certo abuso, assim como seria errado chamar de médico quem não cursou medicina.

E, por conta desse legalismo, perdeu-se um pouco do sentido original do ensinamento de Jesus. Ele ensinou que todos aqueles que o seguem podem e devem pastorear, dependendo das circunstâncias e necessidades. Até porque, se essa tarefa ficar restrita aos ministros ordenados, não haverá mão de obra suficiente para atender todas as necessidades do “rebanho” cristão, que são enormes – existem mais de 2 bilhões de cristãos no mundo.

Assim, toda vez que você cuidar de uma “ovelha”, estará sendo o “pastor” dela. É claro que esse não será um título oficial seu, mas representará com fidelidade aquilo que estará fazendo naquele momento, em  obediência aos ensinamentos do próprio Jesus.

Com carinho

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Vinicius MouraAndréa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Andréa
Visitante
Andréa

Meu irmão, gostei muito do entendimento do que Deus lhe deu sobre pastorear, não costumo a comentar muito sobre as coisas que tenho lido na internet, pois muitas são absurdas pois não vem com inspiracao , mas a sua foi Cristo que te revelou, através do Espírito Santo; Mais ou menos um ano e meio atrás, o Senhor falou comigo nesta palavra* Pedro tu me amas?* E naquele momento percebi oque Jesus estava falando, pois oque infelizmente os pastores de Igrejas hoje não fazem, Deus, está nos chamando para fazer, mais de uma vez eu e minha irmã precisamos de… Read more »