VOCÊ É FILHO/A DE DEUS?

1
361334

Antes de responder à pergunta que dá título a este post, é preciso entender que há diferentes significados na Bíblia para a expressão “filho/a de Deus”. Se você e eu nos enquadramos em algum desses casos, a resposta deve ser sim. Caso contrário, deve ser não.

Aquele/a criado/a diretamente por Deus  
A Bíblia se refere a Adão e aos anjos como filhos de Deus, pois são (ou foram) seres criados diretamente por Ele.

Ora, os seres humanos, com exceção de Jesus Cristo, são gerados a partir de um processo de reprodução criado por Deus, mas sem o envolvimento direto d´Ele. Por isso a Bíblia não costuma se referir aos seres humanos como filhos/as de Deus e sim criaturas d´Ele.

No caso de Jesus: quando o anjo revelou a Maria que ela ficaria grávida de um filho, por obra e graça do Espírito Santo, foi-lhe dito que a criança seria chamada filho de Deus (Lucas capítulo 1, versículos 26 a 33). Isso porque a natureza humana de Jesus foi criada diretamente por Deus, através do corpo de uma mulher. 

Os herdeiros de Davi
Deus fez um pacto com Davi e lhe prometeu que seus herdeiros seriam tratados por Ele como filhos (2 Samuel capítulo 7, versículos 12 a 14). E assim foi com Salomão. 

A mesma promessa garantiu também que o trono de Israel nunca se afastaria da linhagem de Davi. E a promessa se mantém, mesmo não havendo reis em Israel há mais de 2.500 anos, porque seu cumprimento está ligado à chegada do Messias, que é Jesus. 

E o povo cristão?
Na verdade, o povo cristão não se enquadra em nenhuma das categorias acima. Mas, há um quarto significado para a expressão “filho/a de Deus” que nos interessa muito mais de perto. 

apóstolo Paulo disse que todos aqueles que aceitam Jesus Cristo como seu Salvador passam a ser considerados filhos/as de Deus, pois são perfilhados por adoção (Romanos capítulo 8, versículos 13 a 17). 

E é nesse sentido que você, e eu, somos filhos/as de Deus, tendo todas as regalias que decorrem dessa condição. E essa é uma grande honra. Graças a Deus por isso.

Mas, repare que somente aqueles que aceitam Jesus se enquadram nessa condição. Os demais seres humanos não podem se qualificar como filhos/as de Deus. 

Portanto, a expressão, tão conhecida, que afirma serem todas as pessoas filhas de Deus, não tem qualquer respaldo na Bíblia. Quem não aceitou Jesus como seu Salvador é criatura de Deus, no sentido que expliquei acima. E nada mais do que isso.

Com carinho

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Odacyr Roberth Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Odacyr Roberth
Visitante

O modo como os filhos de cristãos, assim como eu, representam o "ser filho de Deus" perpassa por um aprendizado que nós trazemos desde a infância. Comento um pouco sobre o dilema vivenciado por estes seres em:

http://estereotipodaperfeicao.blogspot.com.br/2013/03/uma-luz-para-os-filhos-de-cristaos/