UM DISCÍPULO RELUTANTE

2
246

Tenho um amigo que apelidei de “discípulo relutante”. Ele é uma pessoa muito boa, “pau para toda obra” e tenta crescer na sua fé em Cristo. Sua “relutância” vem do fato de querer entender tudo que se relaciona com Deus. E de condicionar o crescimento da sua fé a esse entendimento. Reluta em se entregar, até entender tudo bem direitinho.

Sua trajetória na fé é cheia de perguntas como: Por que o mundo tem injustiça? Por que temos que perdoar a quem nos fez mal? Por que Deus não impede que seus filhos sofram? Às vezes consegue respostas que o satisfazem, mas outras vezes, como qualquer um de nós, as respostas simplesmente não são suficientes. Aí ele fica “congelado”, deixa de avançar.

Meu amigo é parecido com muitas pessoas que conheci – são aqueles(as) que querem chegar a Deus basicamente pelo entendimento. Minha própria trajetória pessoal se deu mais ou menos por esse caminho.

O problema com os “discípulos relutantes” é que ninguém consegue obter todas as respostas de que precisa. Tentar entender Deus – um Ser onipotente, onipresente e onisciente -, não é possível para quem é limitado e finito, como nós. É assim que as coisas são.

A doutrina cristã denomina aqueles temas que não podem ser entendidos de “mistérios de Deus”. Alguns exemplos são a natureza da Trindade Santa (Deus Pai, Filho e Espírito Santo), como foi possível a Jesus ser homem e Deus ao mesmo tempo, o fato de haver mal no mundo, dentre outros.

E os “mistérios de Deus” somente podem ser compreendidos (discernidos) espiritualmente, com os “olhos” da fé. É como disse um filósofo cristão: “creio para poder entender”. Mas discípulos relutantes têm dificuldade em fazer isso. Se recusam usar o recurso da fé para entender as coisas de Deus.

Essas pessoas acabam presas numa armadilha: não entendem esses “mistérios”, sua fé não cresce e, por continuar pequena, não pode ser usada para entender aquilo que a mente não alcança.

Talvez surpreenda a muitos, mas Deus espera de seus seguidores que usem sua fé para superar as dificuldades. Sempre. Tanto é assim, que a Bíblia ensina ser impossível agradar a Deus sem fé.

Meu amigo, assim como eu fiz, vai ter que escolher se entregar, mesmo sem entender tudo. Confiar no Deus que criou a cada um de nós e nos ama tanto que mandou seu Filho para morrer por nós. Simples assim.

Com carinho

Total Views: 169 ,
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Moura

Minha mulher diz que vai morrer cheia de dúvidas, mas que vai entender tudo quando chegar junto a Jesus. E diz mais, que o mundo precisa dos que relutam e sempre questionam.

Tendo a concordar com ela.

Beijo

Vinicius

Crislaine

É,realmente nós somos muito pequenos para compreender os planos de Deus,meu pai (o Severino xD) disse que um dia vai entender tudo isso e eu espero que um dia ele pare de tentar entender rs.

Um abraço.