O QUE É TOMAR O NOME DE DEUS EM VÃO?

42
49023

Parte de uma série sobre os Dez Mandamentos

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”. Êxodo capítulo 20, versículo 7

Os nomes das pessoas e das coisas são muito importantes. Tanto é assim que o grande escritor William Shakespeare chegou a escrever em uma das suas  peças: “se a rosa tivesse outro nome, não cheiraria tão doce”. 

Nomes são tão importantes que reagimos mal quando nosso nome é escrito ou pronunciado errado. E nomes ou apelidos (uma outra forma de nome) ridículos podem causar complexos nas pessoas.

Nos tempos bíblicos, os nomes eram ainda mais importantes pois, na cultura daquela época, eles caracterizavam a personalidade das pessoas – hoje em dia os nomes são escolhidos essencialmente por razões estéticas ou de marketing. Alguns exemplos demonstram bem a importância dos nomes nos tempos bíblicos: 

  • Jacó mudou de nome – para Israel = “aquele que luta com Deus” – depois do episódio da sua luta com o anjo (Gênesis capítulo 32, versículos 22 a 30).
  • Quando Moisés se encontrou com Deus pela primeira vez, no monte Sinai, perguntou qual era o nome d´Ele. Afinal conhecer esse nome, que ninguém até então sabia, iria demonstrar ao povo de Israel que Moisés tinha intimidade com Deus.
  • Outros personagens bíblicos importantes também mudaram de nome (por exemplo, Abrão virou Abraão) ou passaram a ser conhecidos por apelidos  (por exemplo, Simão virou Pedro), à medida que evoluíram na sua vida espiritual.

E é por causa da importância do nome que os cristãos devem ser batizados, segundo ensina a Bíblia, “em nome” do Pai, Filho e Espírito Santo. Pela mesma razão, os cristãos concluem suas orações “em nome” de Jesus. E repreendem os demônios também usando esse nome.

Dar nome a alguém ou a alguma coisa significa que quem nomeia tem poder espiritual sobre quem é nomeado. Por isso são os pais que costumam dar o nome dos filhos – essa prática sempre existiu em todas as culturas. Foi por causa disso que Deus pediu a Adão que nomeasse os animais (Gênesis capítulo 2, versículos 19 e 20).

Agora, como ninguém pode compreender totalmente a natureza de Deus e/ou ter poder sobre Ele, ninguém poderia nomeá-lo. Por isso Ele mesmo disse a Moisés como deveria ser chamado: “Eu sou o que sou”, ou ainda segundo algumas traduções “Eu serei o que sempre tenho sido” (Êxodo capítulo 3, versículos 13 a 15). 

É importante perceber que o mandamento de não tomar o nome de Deus em vão segue imediatamente o mandamento de não fazer imagens ou figuras d´Ele, pois uma coisa é, de certa forma, continuação da outra. 

O mandamento contra o uso indevido do nome de Deus ensina que as pessoas não podem tomar algo que é sagrado e empregá-lo de forma indevida (em vão). Assim as pessoas não podem usar esse nome em interjeições (algo que fazem com frequência), adivinhações, piadas e, sobretudo, nem em promessas vãs ou maldições. Fazer isso seria desrespeitar sua majestade e santidade.

É exatamente por causa desse mandamento que os judeus nunca se referem a Deus pelo seu nome. Quando se referem a Ele usam, de forma alternativa, as palavras “Senhor” ou “Eterno”. E a mesma abordagem pode ser encontrada em muitas traduções da Bíblia: quando aparece “SENHOR” (Adonai, no hebraico) é porque no texto original consta o nome de Deus.

Acho que há ainda uma dúvida a ser esclarecida: é errado jurar em nome de Deus, no caso de uma assunto sério? É sim, muito errado. Mas é interessante perceber que a proibição não vem do terceiro mandamento e sim de uma ordenança específica, proibindo esse tipo de prática, dada pelo próprio Jesus (Mateus, capítulo 5 versículos  33 a 37).

Concluindo, as razões para o terceiro mandamento são simples de explicar e entender, como também é relativamente fácil cumprir o que é pedido por Deus nesse caso. Por isso é surpreendente perceber tratar-se de um dos mandamentos mais violados pelas pessoas. E isso acontece por pura falta de cuidado. Nesse particular, os cristãos têm muito que aprender com os judeus.

Com carinho

42
Deixe um comentário

avatar
25 Comment threads
17 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
12 Comment authors
Claudia Márcia Dias RezendeSebastião silvaAntonio A JacomassiMoema Faria-Tröscherregino Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antonio A Jacomassi
Visitante
Antonio A Jacomassi

Na minha opinião não devemos questionar a Deus, devemos obedecer o que Ele nos mandou. Os Deus mandamentos, são o resumo do que o Criador escreveu com suas próprias mãos e sem dúvida alguma o Pai sabe o que é bom. Respeitar suas leis sempre o manterá perto de nós.

Denner de Souza
Visitante

Antes peço a todos pedao caso tenha sido ofensivo com minha opniao mais eu concordo com o esclarecimento central onde fala que o Nome se tratando DO Eterno nao se pode falar em vão, principalmente quando e conzuzido por brincadeiras etc Ex. Existe uma frase muito usada que diz: Nao quero o meu nome nesse meio! Se tratando de uma conversa suspeita de confusao, brincadeiras fofocas etc Agora imagina O Nome que esta sobre todo nome? Ele E Santo por isso em todoa os casos aqui citados devemos lembrar que O Nome Dele tem Poder e que se trata dO… Read more »

Claudia Márcia Dias Rezende
Visitante
Claudia Márcia Dias Rezende

Bem , se estamos falando de leis ,claro que respeito a todas as religiões e também acho que doutrina nenhuma, leva ninguém para o céu. Mas me refiro ao 4°mandamento. Porquê as pessoas insistem em dizer que foi abolido? Na minha concepção Jesus veio cumprir os 10 mandamentos, para nos dar exemplos. Ai chega um e fala para min que os 10 mandamentos não foram abolidos e outros de que hoje somos salvos pela graça , e que os 10 mandamentos foram divididos em dois , amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti… Read more »

Sebastião silva
Visitante
Sebastião silva

Irmãos, na justiça Americana as pessoas costumam jurar sobre a bíblia. Pergunto: é errado agir assim??

Moises
Visitante
Moises

Preciso de uma informação sobre este texto.
Fazer um tapete para porta de igreja e escrever o nome da igreja ex: Igreja Ev. Assembleia de Deus.
Isso também é tomar o nome de Deus em vão? Este tapete será pisado, e então qual a orientação ?

regino
Visitante
regino

amada nao se pode nem colocar o nome dele nem na fachada ..quanto mais no piso..as péssoas fazem do nome de DEUS um nome qualquer..o nome dele tem que está escrito somente no nosso coraçao

Kelly leal
Visitante
Kelly leal

Se entende errado por não usar o nome do Senhor em vão aqui muitos já usaram , “Não tomarás , ” quer dizer nao usarás, não quer dizer nao falarás, as vezes usamos em algumas expressões do tipo: -Meu Deus oque foi que eu fiz? Ou coisa parecida , eu não estou quebrando um mandamento agora se eu fizer como fazem muitos cristãos e afirmar a seguinte frase: Deus manda te dizer que tu faça. .. Com isso estou usando o nome do eterno em vão, pois sei que ele não mandou eu dizer nada , vejo mulheres ungir cabeça… Read more »

Moema Faria-Tröscher
Visitante

Muito boa a tua explicação. Que o Senhor te abençoe.

kel
Visitante
kel

Concordo! pra ser + claro direto e objetivo, chamar o nome do senhor em vão também é dizer ou falar qualquer porcaria colocando no final em nome de jesus, e isso a gente ver muito por ai na boca de qualquer mercenário

Viva a palavra VIVA
Visitante

Meu comentário será diferente de todos pelo seguinte argumento: Quando a lei diz em Êxodo 20:7 não tomarás o nome de Deus em vão, ou não usar o nome de Deus em vão refere-se não ao falar o nome dEle o tempo todo, proferir, verbalizar… Na verdade, trata em se fazer através do nome do Todo Poderoso de maneira falsa. Um exemplo disto seria você dizer que é Cristão, que é salvo, que anda segundo os conselhos de Cristo e na verdade suas atitudes, ações e práticas dizem totalmente o contrário. Você está usando o nome de Deus de forma… Read more »

Rodrigo César
Visitante
Rodrigo César

Concordo com sua opinião, acho mais grave você fazer um propósito em nome de Deus e não cumprir ou agir de forma que não condiz com a doutrina cristã do que uma simples expressão. Claro que não podemos banalizar nem o nome de Deus nem as doutrinas santas por reverência e temor. Se seu temor diz que você não deve nem sequer proferir uma expressão em nome de Deus então não o faça (como o exemplo de Romanos 14), mas não acredito que uma expressão que as vezes dizemos seja desrespeito.

Jerlane
Visitante
Jerlane

A questão de não tomao o nome do “Senhor” em vão, se referem também aos ímpios. Imagina, muitos ímpios depravados gostam de profanar a Deus, imagina só, pegam o nome de Deus (não acredito que seja Jeová) e saem colocando nas pessoas, em objeto e até em nomes de lojas, isso é um absurdo. As tem uma organização que fica ensinando as pessoas o suposto nome de Deus (Jeová), imagina o estrago que seria se esse povo andasse por aí revelando o verdadeiro nome de YHVH, iria ser uma profanação grande, já que muitos ímpios não respeitam ao Eterno.

Unknown
Visitante

Se encaixa nas exclamacoes tambem?

Vinicius Moura
Visitante

Vale para qualquer palavra que sai da sua boca.

Vinicius

DD MA
Visitante

PORQUE O SENHOR MANDOU O SERVO DELE ADULTERAR EM OSÉIAS 3:1, SE UM DOS MANDAMENTOS É NÃO ADULTERARÁ?

Vinicius Moura
Visitante

A passagem não é uma ordem de Deus para Oséias adulterar e sim para receber sua mulher que era adúltera. O profeta nada fez de errado e sim aceitou quem tinha errado. E isso em nada prejudica o mandamento de "não adulterar".

Unknown
Visitante

otimo arquivo

Mauricio Cerqueira
Visitante

João 7:24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.Pv 21:3 Fazer justiça e JUÍZO é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício. 1 Co 6; Zc 3:7; Rm 2:1; 13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. 1 Pedro 4:11a Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus. 1 Tm 1:7 Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. Marcos 12:24 E jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão dew… Read more »

Gelysmara Deusefiel
Visitante

Muito claro! Infelismente existem muitas pessoas brincando de ser crente. Mas Deus tambem fala que nao devemos julgar ninguem nao olhar para a esquerda nem para direita. Faca sua parte e ame o proximo

paula marcelli Veiga
Visitante

entendi antes de conhecer a palavra tudo eu jurava no nome de Deus mas era ignorante da palavra ate que aprendi seja tua palavra sim sim nao nao oque passar disso e de procedencia maligna Deus e santo e o nome dele tambem

Mauricio Cerqueira
Visitante

Romanos 2:13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. ACFLucas 6:49 Mas o que houve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre a terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.Lucas 8:21 Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.Lc 11:28 Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.Mateus… Read more »

Mauricio Cerqueira
Visitante

Onde o Nome do Senhor é mais usado em vão, é no meio do Seu povo, principalmente ministros da Palavra por estarem cobertos de trevas (Efésios 4:18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração), blasfemam ao profanar o santuário. Diz o Senhor para buscá-lo na Palavra, examinando no profundo para encontrá-lo verdadeiramente e então Ele se manifestará (João 14:21); não perder tempo indo em Templos, pois os falsos profetas e a igreja estão governados pelas trevas. Diz Ele que quando vier buscar Sua igreja, a maioria vai ficar cheia,… Read more »

Anônimo
Visitante
Anônimo

Muito bom!

Patrick
Visitante

A Paz do Senhor Jesus Cristo,
Acho interessante lembrar que, assim como os judeus, também usamos alguns termos para nos referirmos à ELE: Deus, Senhor, por exemplo. Estes não são os nomes DELE. Apesar que, Deus não se agrada quando utilizamos qualquer nome que faz referencia à ELE, em frases com teor pejorativo.
Apenas para endossar em como Deus zela pelo SEU nome, tem um salmo que faz referencia à isso:
Salmos 91:14-" Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome."

Particularmente gosto de dar enfase ao trecho final: "Porque conheceu o meu nome."

Erika Strassburger
Visitante

Não tomar no nome do Senhor em vão não é não repeti-lo respeitosamente em uma oração, ou quando está falando sobre coisas sagradas, ou quando está se cantando um hino sacro. É quando falamos os nomes ou títulos que se referem à Deidade sem pensar no que está sendo dito ou de forma profana. Por exemplo, vivemos numa sociedade em que é muito comum saudações tipo: "Estou bem, graças a D." ou "Vai com D.". Ou, pior, quando a pessoa deixa cair algo no chão ou tropeça, fala cheia de raiva ou indignação: "Meu D. que droga!" O Senhor fica… Read more »

servo escolhido
Visitante

isso mesmo serva

Jair Mallmann
Visitante

Muito importante esse mandamento para a nossa vida com DEUS!!!!

luz yanaina Campos
Visitante

Se nossa mente ou boca cantar músicas cristãs que contenham o nome do Senhor, porém despercebidamente, cantar sem prestar atenção no que está cantando, é tomar o nome do Senhor em vão?

Vinicius Moura
Visitante

Luz
Sua pergunta foi muito boa. Acredito que você está certa. Louvar sem cuidado é violação do terceiro mandamento. Quem estiver num estado de espírito desatento ao louvor, é muito melhor ficar calado, do que ficar repetindo palavras vazias.

ANTONIO BARRETO
Visitante
ANTONIO BARRETO

gostei dessa orientação. q deus abençoe voce irmão- antonio barreto

Vinicius Moura
Visitante

Vou tentar esclarecer melhor o que quis dizer. O mandamento não se refere a esconder o nome de Deus. Eu não afirmei isso em lugar nenhum. É claro que há gente que pensa assim, como os judeus, tanto que substituem o nome D´Ele por Senhor (Adonai). Mas os judeus fazem isso como uma “lei de cerca”. Ou seja, para não correr o risco de pecar, eles nunca pronunciam o nome de Deus, mesmo quando seria aceitável fazer isso. Mas eu não defendo essa tese. O que disse no meu texto foi: Mas se não podemos nomear [ dar um nome… Read more »

Anônimo
Visitante
Anônimo

Concordo … Pois as pessoas sabem q é um dos mandamentos e não os praticam

Fernando Baran
Visitante

não concordo com voce. ois a biblia é bem clara. Eça diz inumeras vezes para pronunciarmos e santificarmos o nome de Deus! Então pq a versão original da biblia teria mais de 7000 veze so nome de Deus em suas escritas originais!!
Não tenho religião, so leio a biblia e não vejo logica no seu comentario, não sei pq as pessoas querem esconder o nome divino? por que amigo?

ronaldo lopes de oliveira
Visitante

ola sou regiane e tenho 13 entao vai minha resposta para vc: tomar o nome do senhor em vão nao ficar repentino mais tomar o nome santo do Senhor e fazer uma falsa promessa usando o seu nome santo também e pronuncia-lo de modo hipócrita ou leviano ou amaldiçoar ou blasfemar envolvendo este santo nome tambem quando vc se machucar colocar a culpa no senhor

Daziele
Visitante

Muito bom e muito claro tmb!
Amém!