SEU DESCANSO AGRADA A DEUS

1
165

As pessoas têm agendas muito carregadas. Parece ser que a única forma de viver hoje em dia é aproveitar o próprio tempo ao máximo para fazer coisas “produtivas” ou “recompensadoras”. Por isso a desculpa que mais se ouve para não conseguir fazer isso ou aquilo é a falta de tempo. 


Por que falta tempo?

Há três razões:

  • Assumir responsabilidades excessivas – p. ex. para sustentar a família em padrão elevado ou obter sucesso profissional rapidamente. Trata-se da geração de expectativas de vida superdimensionadas.
  • Adotar a premissa de que a vida é curta e precisa ser aproveitada ao máximo como se tudo fosse acabar amanhã.   
  • Tentar manter controle total sobre as coisas relacionadas com a própria vida.

O ensinamento da Bíblia

Ela propõe um estilo de vida totalmente diferente, privilegiando coisas como repouso da luta diária, meditação, oração e estudo bíblico, atividades que estou aqui agrupando sob o rótulo de “descanso”. Nenhuma delas pode ser considerada como “produtiva” ou “recompensadora” no sentido moderno em que esses termos são usados. 

A Bíblia vai ao ponto de estabelecer incluir entre os Dez Mandamentos a ordem para descansar um dia por semana – o mandamento relacionado com o “sábado” (veja mais). 

Em outras palavras, Deus estabeleceu que as pessoas não podem trabalhar continuamente e precisam dedicar tempo para o repouso e o desenvolvimento da mente e espírito. Descansar periodicamente é uma necessidade. Portanto, a pessoa não pode jamais assumir mais compromissos do que seria saudável. 


Como mudar?

Apresento a seguir algumas ideias que merecem ser exploradas por aqueles(as) que vivem esse tipo de problema: 

  • Reduzir suas expectativas de vida, por exemplo aceitando diminuir seu padrão de consumo ou ambição. Fiz isso alguns anos atrás e posso testemunhar que minha vida mudou para melhor – eu não teria tempo de manter este blog se não tivesse tomado essa decisão. 
  • Manter o nível das suas expectativas mas aceitar alcançá-las num tempo maior. Ir com mais calma.
  • Mudar seu conceito do que seja “aproveitar” a vida, passando a dirigir mais atenção, por exemplo, para o mundo espiritual, a beleza da natureza à sua volta ou mesmo a alegria das pessoas que você ama. 
  • Abrir mão do controle a todo custo sobre as questões da sua vida. Você precisa fazer tudo que estiver a seu alcance para que as coisas deem certo, mas precisa saber quando é preciso parar e descansar em Deus. O Pr. John Piper costuma dizer que “… o sono é como um disco quebrado que traz a mesma mensagem todos os dias: o ser humano não é soberano“. 


Palavras finais

Não tente fazer mais do que pode, não importa quão nobres sejam seus motivos. O descanso é fundamental. Foi instituído por Deus. E não tente viver sem ele. Não mesmo.

Faça as mudanças necessárias para que você tenha tempo para descansar o suficiente e verá como sua vida vai melhorar. Até seu relacionamento com Deus vai mudar para melhor.

Com carinho

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Mariana Pucca Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mariana Pucca
Visitante

Vinicius te agradeço muito por todo o cuidado e carinho. A sua orientação será seguida. Beijo enorme da sua filha na fé. Mariana Pucca