QUANTO VOCÊ JÁ CAMINHOU?

0
252

Quanto você já andou no Caminho da sua vida espiritual cristã desde que se converteu? Certa vez um amigo me disse o seguinte: “Quando leio seu site, me dou conta que estou muito distante daquilo que deveria na minha caminhada espiritual,. E isso às vezes me desanima”. 

Respondi para ele que eu também me considero muito distante da meta que Deus tem para mim e também às vezes me sinto meio incapaz, incompetente. Acho que minha resposta surpreendeu meu amigo…

Antes de ser uma religião organizada, o cristianismo era conhecido como “O Caminho”. E gosto muito desse nome, pois acho que ele reflete bem a essência do que é o desafio de ser cristão/ã. Trata-se de caminhar sempre, olhando para Cristo (a meta). Às vezes paramos porque faltam forças, mas é preciso perseverar e recomeçar a caminhada. De vez em quando até caímos, porque somos limitados e imperfeitos, mas é preciso levantar e seguir em frente.

Há quem consiga andar mais depressa, cair menos e desanimar menos, ao longo do Caminho da vida espiritual. Outros seguem trajetória mais difícil e atrapalhada, e às vezes até se desviam do Caminho, para só mais adiante, em meio a grande sofrimento, retomar a jornada.

Essa é a natureza da caminhada. E essa é a história da minha vida e também a de qualquer outra pessoa que siga a Jesus. Portanto, você não deve desanimar com as dificuldades e tropeços, ou quando as exigências da vida cristã parecem ser muito grandes, e há várias razões para isso. 

Primeiro, você não precisa caminhar sozinho(a). O Espírito Santo está presente no mundo exatamente para ajudar você em toda a sua jornada. Basta orar e pedir ajuda que você será apoiado de todas as formas. 

E você terá também o apoio de irmãos/ãs na fé, que passam pelas mesmas lutas e podem ajudar muito, dando seu testemunho, trazendo carinho e orando junto com você. Exatamente por isso é tão importante ser parte de uma igreja, uma comunidade cristã.

Depois, toda vez que você se afastar da rota certa ou mesmo tropeçar e cair – por exemplo, quando ceder à tentação e voltar a cometer pecados que já tinha deixado para trás -, basta reconhecer seu erro e pedir perdão a Deus. Ele sabe das suas dificuldades e está sempre pronto para perdoar e se reconciliar com você, colocando você de volta no Caminho.

Finalmente, sempre é bom olhar para trás e ver o quanto já caminhou. Você entrou no Caminho quando aceitou Jesus como seu Salvador. Ao aprender o que Deus espera de você –  perdão, amor ao próximo, etc –  e começar a praticar isso, mesmo que de forma imperfeita, você já andou um bom pedaço.

E quando aprendeu a importância da oração e seu poder sobre a vida do ser humano, mais alguns quilômetros ficaram para trás. Quando deixou para trás hábitos de vida que prejudicavam sua vida, como vícios, consumo excessivo, maledicência, etc, já houve mais um grande avanço, E assim você vai caminhando.

Não olhe somente para aquilo que você ainda não conseguiu, ou seja o quanto falta caminhar, mas encontre consolo e ânimo para prosseguir se dando conta também do quanto já fez. Talvez você se surpreenda ao perceber o quanto já conseguiu caminhar.

Concluindo, continue a andar por esse Caminho. O Caminho que é Jesus Cristo. Eu tenho me esforçado por fazer o mesmo. Essa é a tarefa mais importante da sua vida e da minha vida.

Com carinho

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of