QUERENDO ACELERAR A AÇÃO DE DEUS…

0
531

Tem pessoas que querem acelerar a ação de Deus. E fazem isso porque acham que Ele está se atrasando na sua ação. É preciso que Deus ande mais depressa, pensam essas pessoas. Eu me explico:

O tempo de Deus (chamado na Bíblia de “kairos”) é diferente do tempo em que vivemos (“chronos”). A Bíblia chega a dizer que para Deus um dia é como mil anos e mil anos como um dia (2 Pedro capítulo 3 versículo 8).
E essa diferença nos conceitos de tempo costuma trazer dificuldade para muitas pessoas, especialmente quando aguardam as promessas de Deus. Elas têm dificuldade para conseguir esperar pelo tempo de Deus, pois às vezes o prazo de espera é longo. Por exemplo, Isaque orou 20 anos para que sua mulher, Rebeca, viesse dar-lhe filhos.
Ora, duas coisas podem acontecer quando a promessa de Deus tarda em se cumprir (dentro do ponto de vista humano). Uma delas é a pessoa desistir, entregar os pontos. E acabar perdendo a promessa. A outra possibilidade é a pessoa tentar acelerar a promessa de Deus. Querer dar uma “ajudinha” para que ela se cumpra mais rápido.
Querer ajudar Deus para que alguma coisa aconteça mais depressa, pode parecer absurdo. Mas é mais comum do que parece. A Bíblia traz vários exemplos disso e um dos melhores é o caso de Sara, mulher de Abraão (Gênesis capítulos 16 e 21).
Sara era estéril. Mas havia uma promessa de Deus para Abraão que ela haveria de gerar um filho. E os anos se passaram e a promessa não se cumpria. E Sara sabia que estava ficando cada vez mais velha – já tinha passado há muito da idade certa para conceber filhos. Aí ela resolveu dar uma “ajudinha” a Deus.
Ofereceu sua escrava, Hagar, para que Abraão gerasse um filho com ela. Tecnicamente tal filho, sendo Hagar uma escrava, pertenceria à sua senhora, Sara, segundo as leis da época. Se o plano funcionasse, pensou Sara, a promessa teria sido “cumprida”. 
E o plano pareceu mesmo funcionar: Hagar deu à luz um menino, Ismael. Mas Deus tinha outros planos: o filho que cumpriria sua promessa, Isaque, nasceria da própria Sara. E quando Isaque nasceu, criou-se um problema. Ismael pensava lhe caber o direito de primogenitura. Mas o filho da promessa era Isaque, o mais novo. 
Criou-se aí uma rivalidade, um jogo de ciúmes, que acabou por levar Hagar e Ismael ao exílio – esse é um evento muito triste. Se Sara não tivesse tentado acelerar a promessa, nada disso teria acontecido. A fé de Sara não foi suficiente para aguardar o tempo de Deus e ela acabou gerando um problema para sua família. E a rivalidade entre os descendentes de Isaque (os judeus) e Ismael (os povos árabes) nunca cessou ao longo da história.
Se Deus fizer uma promessa para você, Ele haverá de cumpri-la integralmente e no tempo certo:

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia…2 Pedro capítulo 3 versículo 9

Portanto, se você estiver esperando por uma promessa de Deus, somente faça aquilo que for condição para seu cumprimento, conforme tiver sido estabelecido por Ele mesmo. Falo isso porque há promessas que são condicionais, isto é, dependem de alguma coisa que você faça. Nunca esquecendo que há promessas que são incondicionais, como aquela que Deus fez para Abraão e Sara, de dar-lhes um filho. Nesse segundo caso, não há nada que você deva fazer. E nunca caia na tentação de tentar acelerar a ação dele.

Em qualquer caso, ore para ter fé e conseguir esperar pelo kairós, o tempo de Deus. E pode ter certeza que, se você agir assim, verá Deus agir de forma maravilhosa na sua vida. Afinal, as coisas que vêm dele são sempre assim.

Veja mais sobre esse tema aqui.

Com carinho 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of