POR QUE DEUS ESPERA LOUVOR?

1
348

Durante muitos anos, eu tive uma grande dúvida: por que Deus requer o louvor dos seus adoradores? Por que Deus tem essa necessidade? Não seria isso vaidade, coisa incompatível com a santidade e perfeição de Deus?

Como você também pode ter a mesma dúvida, acho que vale à pena contar aqui as respostas que encontrei.

O conceito de vaidade
E começo por discutir o conceito de vaidade. Segundo os dicionários, trata-se de uma visão inflada que a pessoa tem de si mesma. Ser vaidoso é ter uma falsa percepção da própria importância e tentar obter um crédito não devido. Em outras palavras, vaidade é uma manifestação de um ego inchado, maior do que deveria ser.

Sendo assim, Deus nunca pode ser vaidoso. Primeiro, porque como Ele sabe tudo, tem uma visão realista dele mesmo. Sabe aquilo que é e não cai em auto-enganos. Depois, porque todo reconhecimento (louvor) que Ele espera é sempre devido, pois tudo nasce n´Ele e depende d´Ele para existir. Somos totalmente dependentes d´Ele para existir (1 Coríntios capítulo 4, versículo 7).

O louvor como proteção
Mas, ao cobrar louvor, Deus também está nos protegendo. E talvez isso surpreenda você, como surpreendeu a mim, quando entendi essa questão. 

O ser humano é uma criatura espiritual – o livro do Eclesiastes (capítulo 3, versículo 11) diz que Deus colocou a eternidade nos nossos corações. Fomos “projetados” para ter ligação espiritual estreita com algo que nos seja superior.

Sendo assim, se não estivermos intimamente ligados a Deus, acabaremos ligados espiritualmente a outra coisa, como dinheiro, poder ou outra divindade qualquer. E esse outro deus vai passar a dirigir as nossas vidas.

Quando estamos louvando ao Deus verdadeiro, estamos protegidos desse tipo de perigo. Nosso foco está colocado na direção certa, adoramos e prestamos fidelidade a quem de direito. 

Uma expressão do amor a Deus
Outra coisa que aprendi é que louvor sincero não é um simples ato de elogio a Deus, mas sim um reflexo do amor que sentimos por Ele. 

Basta olhar em torno para ver que o mundo está cheio de louvor. O namorado louva as qualidades da namorada, usando versos, cartas, serenatas, etc. Os fãs de futebol louvam seus ídolos ao aplaudi-los nos estádios e ao segui-los nas redes sociais. Os adolescentes louvam seus artistas preferidos com gritos histéricos e pedidos de autógrafos, ou mesmo esperando dias numa fila para comprar ingressos para um show. E assim por diante. 

O louvor a Deus é importante porque aponta para a apreciação que sentimos por Ele. Quando amamos Deus verdadeiramente, o louvor brota de forma espontânea (Salmos capitulo 147, versículo 1). Portanto, a capacidade de louvar de verdade é um bom “termômetro” da dimensão do amor que temos por Deus.

Palavras finais
As categorias para a avaliação de Deus são diferentes da do ser humano. Essas categorias nunca poderiam ser as mesmas, pois Deus é um Ser muito, mas muito, especial. Muito diferente de nós. E Ele está acima da nossa compreensão.

Deus não é vaidoso e a maior prova disso é a humildade que Jesus demonstrou quando viveu neste mundo. O louvor é um instrumento que Deus usa para nos manter numa relação saudável e estreita com Ele. E também é uma consequência inevitável dessa relação floresce. O louvor é fruto direto do amor que sentimos por Ele.  

Concluindo, louve a Deus sempre que puder, de todas as formas e com todo o seu ser.

Com carinho

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Anônimo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Anônimo
Visitante
Anônimo

Que Jesus o fortifique e abencoe nesse blog e vida, pois tem sido bencao em minha vida, e acredito q de muitas pessoas tambem. A paz do Senhor!