OS NOVE QUE NÃO VOLTARAM PARA AGRADECER A DEUS

1
5120

Hoje comemoramos o dia mundial de Ação de Graças, tempo reservado para que agradecer a Deus pelo muito que fez e faz por todos nós diariamente (veja mais).

Por que é necessário reservar um dia para a gratidão a Deus? A razão é simples: as pessoas, quando deixadas por conta própria, não se mostram suficientemente gratas. Aí se torna necessário lembrá-las dessa obrigação, o que levou à criação dessa data comemorativa. 

Os 10 leprosos 
Talvez você tenha ficado surpreendido/a com minha declaração a respeito da falta de gratidão das pessoas a Deus, mas infelizmente essa é a verdade. E há vários exemplos disso na Bíblia. Vamos ver um deles, acontecido com o próprio Jesus.
Certa vez, Ele ia passando e ouviu o chamado desesperado de dez leprosos. Naquela época, eram considerados leprosos todas as pessoas que sofriam de alguma doença de pele grave como, por exemplo, a psoríase. Não era preciso ser portador de lepra propriamente dita (a hanseníase) para ficar estigmatizado/a. 
Os/as leprosos/as viviam segregados do convívio social por causa do medo de contágio e eram sustentados, de forma precária, pela caridade pública. Essas pessoas levavam uma vida terrível. Quem quiser ter uma percepção mais concreta sobre isso assista o filme “Ben-Hur”. O herói entra numa caverna habitada por leprosos, em busca da mãe e da irmã.  
Portanto, os dez homens que apelaram para a misericórdia de Jesus viviam uma situação desesperadora. Sua qualidade de vida era péssima. E Jesus atendeu o pedido e curou os homens doentes.
Depois, Ele disse para que os dez homens se apresentassem aos sacerdotes, por que, segundo a Lei Mosaica, cabia aos sacerdotes atestar a cura. Sem esse atestado, os homens continuariam sendo considerados impuros.
Os homens fizeram isso e tiveram sua cura confirmada (Lucas capítulo 17, versículos 11 a 19). De forma surpreendente, apenas um dos homens curados voltou para agradecer a Jesus a benção recebida. E somente para esse, Jesus reservou o prêmio maior: o perdão dos pecados (versículo 19). Os outros nove ganharam a cura física e perderam a oportunidade de ganhar algo mais importante.
Realmente surpreende esse nível de ingratidão daqueles homens, mas isso é muito comum. E posso dar o testemunho que já vi isso acontecer muitas vezes.
O caso de Maria
Agora, há quem dê um testemunho totalmente diferente. Há quem expresse a necessária a Deus. Um bom exemplo disso é Maria, mãe de Jesus, confirmando que ela era mesmo uma mulher especial.
Maria engravidou por obra do Espírito Santo, mesmo sendo virgem, e recebeu essa revelação do anjo Gabriel. Ela imediatamente entendeu que iria passar por grande desgaste social, ao aparecer grávida, pois ainda estava noiva de José e o filho evidentemente não era dele.

Apesar de ser ainda uma adolescente, Maria teve fé que a ação de Deus na vida dela iria ser positiva. E, por causa dessa fé inabalável, derramou-se em agradecimentos a Deus, num cântico lindo, conhecido como “Magnificat” (Lucas capítulo 1, versículos 46 a 55).

Que contraste com os nove leprosos ingratos! Maria agradeceu o que ainda nem tinha visto, enquanto aqueles nove homens já tinham recebido a benção e nem se deram ao trabalho de olhar para trás. É por isso que Maria é hoje uma das pessoas mais reconhecidas da história, enquanto aqueles homens servem apenas como exemplo do que não se deve fazer, tendo caído no esquecimento.

Conclusão
Deus se agrada muito de um coração agradecido. Ele fica alegre quando a pessoa demonstra humildade e reconhece que, sem a ação d´Ele, determinada coisa não poderia ter sido alcançada. Nunca se esqueça disso.
E hoje é um momento especialmente reservado para agradecer a Deus. É claro que não devemos mostrar gratidão apenas nessa data. Gratidão precisa se tornar um estilo de vida para o/a cristão/ã. E esse é um desafio diário.
Graças a Deus por tudo que Deus tem feito e ainda fará por nós! 
Com carinho

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3888
PORÉM Porém Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3888
PORÉM Porém
Visitante
PORÉM Porém

EU AGRADEÇO MUITO PELA MINHA VIDA.É UM MILAGRE.PORÉM O MAIOR DE TUDO E A SALVAÇÃO. TE AMO JESUS.