A Bíblia dá diferentes nomes e títulos para Deus visando revelar características importantes da sua natureza e/ou modo de agir.
Agora, o nome pessoal de Deus foi revelado por Ele numa conversa que teve com Moisés: “Eu sou quem sou” (Êxodo capítulo 13, versículo 12 e capítulo 6, versículo 3). Uma forma análoga de representar esse mesmo nome é o famoso Tetragrama, isto é uma palavra de quatro letras: “YHWH”.
Os judeus nunca pronunciavam o Tetragrama para não violar o mandamento que proíbe tomar o nome de Deus em vão. Por causa disso, quando precisavam falar o nome de Deus, usavam em seu lugar a palavra “Adonai” (Senhor). E com o tempo, perdeu-se a pronúncia original do Tetragrama.
Os estudiosos da Bíblia adotaram o hábito de agregar ao Tetragrama algumas vogais para facilitar sua pronúncia. Agora, as vogais agregadas nem sempre são as mesmas – por exemplo, há quem use as vogais da palavra Adonai, já outros usam as vogais de Elohim. Daí apareceram diferentes versões para o nome de Deus, como “IEHOWÁ” (de onde vem a forma que mais conhecemos, “Jeová”) ou “IAHWÉ”.
Alguns títulos dados a Deus
- Elohim (p. ex. Isaías capítulo 54, versículo 5): É a forma plural do nome El, que significa “o Poderoso”. O plural é usado para significar majestade e também aponta para a Trindade.
- El Shadai (p. ex. Salmo 91, versículos 1 e 2): Significa Poder Provedor (há dúvidas se esse é mesmo o significado correto).
- Elion (p. ex. Salmo 9, versículo 2): Significa Deus Altíssimo.
- El Olam (p. ex. Gênesis capítulo 21, versículo 33): Significa Deus Eterno.
- JEOVÁ Jiré (p. ex. Gênesis 22, versículo 14): Significa o Deus que provê.
- JEOVÁ Nissí (Êxodo capítulo 17, versículo 15): Significa Deus é minha bandeira.
- JEOVÁ Shalom (p. ex. Juízes capítulo 6, versículos 24): Significa Deus da Paz. Um alternativa preferida oir muitos é “Poder da Plenitude”.
- JEOVÁ Sevaôt (p. ex. 1 Samuel capítulo 1, versículo 3): Significa o Senhor ou Eterno dos Exércitos.
- JEOVÁ Sidquênu (p. ex. Jeremias capítulo 23, versículo 6): Significa o Senhor da Justiça.
- JEOVÁ Shamá (p. ex. Ezequiel capítulo 48, versículo 35): O Senhor está aqui.
Concluindo, Deus pode ser invocado de muitas formas. E qualquer que seja a forma usada – chamando-o pelo seu nome ou por um dos seus títulos ou simplesmente por “Pai” -, pode ter certeza que Ele sempre ouvirá você.
Com carinho