OS DEZ VERSÍCULOS MAIS POPULARES DA BÍBLIA

0
111298

Estudo conduzido alguns anos atrás pela Bible Gateway, organização exclusivamente voltada para assuntos relacionados com a Bíblia, indicou, com base em 8 milhões de acessos feitos ao seu site, quais são os dez versículos mais populares da Bíblia: 

1º João capítulo 3, versículo 16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
 
2º Jeremias capítulo 29, versículo 11
Eu sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

3º  Romanos capítulo 8, versículo 28
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

4º  Filipenses capítulo 4, versículo 13
Tudo posso n´Aquele que me fortalece.

5º  Gênesis capítulo 1, versículo 1
No princípio criou Deus os céus e a terra.

6º  Provérbios capítulo 3, versículo 6
Reconhece o SENHOR nos teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas.

7º  Provérbios capítulo 3, versículo 5
Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

8º  Romanos capítulo 12, versículo 2
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

9º  Filipenses capítulo 4, versículo 6
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições pela oração e pela súplica, com ações de graças.

10º Mateus capítulo 28, versículo 19
Indo, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O mesmo estudo ainda mostrou que esses versículos compõem como um “panorama” do trabalho de Deus neste mundo: Ele criou tudo (5º colocado) e provou seu amor por nós, ao mandar Jesus para morrer em nosso lugar (1º). Portanto, Ele só quer nosso bem (3º).

Deus tem um plano para nossas vidas (2º), nos dá a força necessária para enfrentarmos as lutas diárias (4º) e nos chama para confiar n´Ele (6º e 7º), para que possamos aplacar nossa ansiedade (9º).

Deus nos pede ainda que mudemos nossas vidas, passando a agir de forma diferente da sociedade em geral (8º). Finalmente, Ele pede que divulguemos as Boas Novas que Jesus trouxe para o mundo (10º).

É interessante observar que, entre os dez versículos mais populares, nenhum faz referência ao pecado – o primeiro versículo a tratar desse assunto está em 19º lugar (1 João capítulo 1, versículo 9).

E há, de certa forma, uma contradição nesse fato, pois o papel de Jesus (reconhecido no versículo em 1º lugar) tem tudo a ver com o pecado humano. Afinal, as pessoas só precisam ser salvas – razão para o sacrifício de Jesus na cruz – porque elas pecam.

Essa contradição parece indicar que o povo cristão não se preocupa muito com o próprio pecado.

Outro aspecto interessante de comentar é a necessidade que as  pessoas têm de se certificar das promessas de Deus – seis dentre os dez versículos mais populares (2º, 3º, 4º, 6º, 7º e 9º), têm essa característica em comum.

Finalmente, não foi surpresa para ninguém que o versículo mais procurado seja João 3:16, que trata da missão de Jesus no mundo. Mas, o segundo colocado, Jeremias 29:11, pode ser considerado uma surpresa. Os/As especialistas esperavam que esse lugar fosse ocupado por Romanos 8:28, que acabou no terceiro lugar. Outras surpresas foram dois versículos de Provérbios entre os dez primeiros, no 6º e 7º lugares.
 
Nota 
A segunda parte de Gênesis capítulo 2, versículo 2, que fala “… se tu uma benção”, o texto bíblico preferido por meu saudoso pai, não entrou na lista nem dos vinte mais populares.

Não faz mal, esse versículo continua em 1º no meu coração.

Com carinho

Total Views: 10303 ,