ORIENTE E OCIDENTE

0
245

Hoje vamos falar sobre tolerância. Vamos falar sobre a capacidade de conviver bem com as diferenças existentes entre as pessoas. E o que é ainda mais importante, sobre a capacidade de aceitar essas diferenças. De não usar essas diferenças para passar julgamento nos outros e muito menos ainda discriminar quem é diferente.

E para poder abordar essa questão, eu procurei lembrar das diferenças que existem entre as várias culturas existentes no mundo. E um bom exemplo é a comparação entre as culturas do oriente e do ocidente. As pessoas educadas nesses dois polos culturais pensam e agem de forma muito diferente. E em alguns casos, as diferenças chegam a causar espanto.

Quando nos deparamos com diferenças tão grandes, que se deixam mostrar nas mais diferentes áreas do comportamento humano, aparecem dúvidas. Quem está certo nesse ou naquele caso? Quem está errado ao fazer isso ou aquilo? Qual é forma correta de fazer uma coisa ou outra?

A Bíblia nos ensina que precisamos aprender a viver com a diferenças. Precisamos exercitar a nossa tolerância. E foi isso que o apóstolo Paulo ensinou num texto famoso de Romanos, no capítulo 14. O texto ensina uma coisa fundamental. Na verdade, não nos cabe julgar como as outras pessoas pensam e agem. E somente Deus pode fazer isso porque Ele vê o íntimo de cada pessoa. Mas, nós somos muito influenciados pelas aparências, pelo que parece ser a realidade. E, quando julgamos, acabamos por cometer injustiças.

E é sobre o tema tolerância, usando como base esse ensinamento de Paulo, que eu falo no meu mais novo vídeo – veja aqui.
Veja outros vídeos recentes meus aqui e aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of