Será que Jesus teve um lar durante sua passagem pela terra? precisamos lembrar que, imediatamente antes de dar início ao seu ministério, Ele deixou a casa paterna, onde passou infância, adolescência e alguns anos da vida adulta. E por ter abandonado a casa paterna, foi rejeitado por quase todos com quem tinha convivido até então. Isso inclui os moradores de Nazaré, seus amigos de infância e sua própria família (Marcos capítulo 6, versículo 4 e João capítulo 7, versículo 5).
A partir daí, Jesus, viu-se em busca de um lar alternativo. Um lugar onde se sentisse amado, onde ficasse à vontade e pudesse descansar. E acabou encontrando isso na casa da família de Lázaro, Simão, Marta e Maria, que ficava em Betânia, um vilarejo 4 km a oeste de Jerusalém.
Jesus sempre ia até lá e ficava quanto tempo podia. E as portas daquela casa sempre estiveram abertas para Ele (Lucas capítulo 10, versículo 38). Veja alguns fatos importantes acontecidos durante suas estadias em Betânia:
- Dormiu ali todas as noites da semana que antecedeu sua morte. Ele ia para Jerusalém durante o dia e voltava para dormir (Marcos capítulo 11, versículo 11).
- Sempre foi valorizado pela família de Lázaro. Pouco antes da sua morte, Maria pegou um vidro de perfume caríssimo (provavelmente parte do seu dote de casamento) e o derramou aos pés de Jesus para honrá-lo (João capítulo 12, versículo 3).
- Foi ali onde Jesus se despediu dos seus discípulos, antes de ser elevado aos céus (Lucas capítulo 24, versículos 50 a 52)
Qualquer lugar onde Jesus se considere em casa certamente se torna muito especial para Deus. Assim, não resta dúvida que, durante o ministério de Jesus, aquele foi um dos lugares mais abençoados de toda a terra.
Assim, não foi por acaso, que foi ali que Jesus trouxe ressurreição para Lázaro, o dono daquela casa (João capítulo 11, versículos 43 e 44). Betânia certamente foi mesmo o lar de Jesus durante seu ministério.
Com carinho