Trombetas sempre foram muito importantes na história de Israel e terão ainda um papel significativo nos eventos relacionados com o final dos tempos.
Esses instrumentos podiam ser feitas dos mais diferentes materiais e assumir formas diversas. Por exemplo, a Bíblia se refere a trombetas de prata, usadas apenas pelos sacerdotes (Números capítulo 10, versículo 2). Mais comuns eram as trombetas feitas de chifres de carneiro (Josué capítulo 6, versículo 8), muito parecidas com os berrantes que temos no interior do Brasil.
Elas eram usadas para dar avisos para o povo de Israel e podiam ser tocadas por sacerdotes, vigias ou outras pessoas que tivessem esse encargo, conforme a natureza do aviso sendo dado. A Bíblia relata que elas soaram para:
- Convocar Moisés ao topo do monte Sinai, para falar com Deus e receber os Dez Mandamentos (Êxodo capítulo 19, versículos 19 e 20).
- Convocar o povo de Israel para a guerra (por exemplo, Juízes capítulo 3, versículo 27).
- Avisar sobre perigo iminente (Amós capítulo 3 versículo 6).
- Chamar o povo a participar de festas religiosas, como o dia do Perdão ou a Páscoa (Levítico capítulo 25, versículo 9).
- Avisar ao povo sobre a coroação de um novo rei (1 Reis capítulo 1, versículo 34).
- Alertar que Deus vai falar. Por exemplo, logo no início da visão dada a João, conforme o relato de Apocalipse capítulo 1, versículo 10, a trombeta toca para alertar que Cristo vai falar.
As trombetas também irão tocar no final dos tempos, marcando o início de acontecimentos fundamentais para a história humana. Sete instrumentos desse tipo, tocando sucessivamente, irão anunciar esses acontecimentos (Apocalipse capítulo 8, versículo 2).
Mas, os eventos do final dos tempos serão caracterizados por chamados desses instrumentos, que tocarão para:
- Reunir o povo de Israel, hoje disperso pelo mundo, fazendo com que todos voltem para Jerusalém, onde irão adorar a Deus (Isaías capítulo 27, versículo 3).
- Marcar o arrebatamento dos salvos, que irão se juntar a Jesus, no primeiro ato da sua volta : “… nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados…” (1 Coríntios capítulo 15, versículos 50 a 55)
- Marcar o retorno de Jesus (Zacarias capítulo 9, versículo 14).