O SIGNIFICADO DA QUARESMA

0
406

Hoje vamos falar de quaresma, que é uma importante comemoração da liturgia cristã.

Liturgia é um recurso utilizado pelas religiões para lembrar as pessoas de conceitos teológicos importantes. Atos litúrgicos são extremamente necessários porque as pessoas tendem a ter memória curta, pois sua atenção costuma estar centrada na luta do dia a dia. Aí é estabelecido um ato de liturgia e isso obriga as pessoas a se lembrarem de certas coisas importantes.

Por exemplo, na Santa Ceia, pão e vinho (suco de uva) são usados para simbolizar e trazer lembrança da morte de Jesus na cruz. Esse memorial foi estabelecido pelo próprio Jesus durante sua última ceia com os discípulos e hoje é um importante ato litúrgico nas igrejas cristãs.
O ano litúrgico é o calendário anual das comemorações mais importantes, como a Páscoa e o Natal. Como várias dessas comemorações (como é o caso da Páscoa) são feitas em datas que mudam de um ano para outro, é preciso estabelecer esse calendário com antecedência e cuidado.
E o ano litúrgico costuma ser dividido em quatro períodos com diferentes significados: Quaresma, Semana Santa (Páscoa), Advento e Natal. Natal e Semana Santa tem significado conhecido por todos. Resta entender o que significam Advento e Quaresma.
O Advento corresponde às 4 semanas anteriores ao Natal, sendo encerrado no último domingo antes do dia 24 de dezembro. Em cada domingo do Advento, a liturgia manda acender uma vela que simboliza a esperança da chegada de Jesus ao mundo.
E a Quaresma? A tradição cristã escolheu separar os 40 dias anteriores à Semana Santa como um período dedicado à reflexão, arrependimento e preparação para a data mais importante de cristianismo, que é a Páscoa, com a comemoração da ressurreição de Cristo. Esses 40 dias lembram o período que Jesus passou no deserto, isolado, em jejum completo, preparando-se para dar início ao seu mistério.
O período da Quaresma termina no Domingo de Ramos (o domingo anterior à Páscoa), que abre o período da Semana Santa. E o início desse período de 40 dias, que sempre cai numa quarta-feira, é definido contando para trás no calendário, a partir do Domingo de Ramos.
E o primeiro dia da Quaresma foi denominado Quarta-Feira de Cinzas. Isso porque, nessa data, muitas pessoas, como símbolo de penitência, costumam marcar seus rostos ou mãos com cinzas, costume tirado do Velho Testamento.
Como a Quaresma é um período marcada por oração, penitência e jejum, o povo passou a comemorar os dias imediatamente anteriores a ela, para se despedir da “vida boa”. E como o jejum durante a Quaresma costumava envolver a abstinência de carne, essa comemoração ficou conhecida como “festa da carne” ou Carnaval.
É por isso que o Carnaval precede o período litúrgico da Quaresma. E, com o tempo, e especialmente no nosso país, o Carnaval tornou-se mais importante do que a Quaresma. E pouca gente sabe hoje em dia o que a Quarta-Feira de Cinzas de fato significa e para que existe a Quaresma.
Concluindo, a Quaresma é um período litúrgico de grande importância, onde precisamos nos preparar para a Semana Santa. Trata-se de um período que deve ser especialmente dedicado à oração e reflexão, onde todos deveriam meditar sobre a vinda de Jesus ao mundo para nos salvar. 
Estamos na Quaresma. Aproveite-se disso e faça algo diferente na sua vida espiritual e estreite seu relacionamento com Deus.
 

Com carinho  

Total Views: 2 ,

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of