O Salmo 32 é conhecido como o salmo do arrependimento. Esse salmo, escrito por Davi, traz uma profunda reflexão sobre o pecado humano e suas consequências, bem como sobre a necessidade da pessoa se arrepender para poder se reconciliar com Deus.
Davi fez essa reflexão tendo como pano de fundo seus próprios pecados. Ele havia adulterado com Bate-Seba e a mulher engravidou. E para esconder o que tinha feito, Davi deu ordens para que o marido dela, Urias, fosse morto.
O mais surpreendente disso tudo é que Davi só reconheceu os seus muitos pecados tempos depois, após a intervenção do profeta Natã, que foi vista-o e lhe contou uma parábola (2 Samuel capítulo 12, versículos 1 a 15). Só então Davi caiu em si e reconheceu a gravidade dos seus atos.
E aí ele se arrependeu e pediu perdão a Deus. E acabou sendo perdoado, mas não sem ser antes castigado por Deus pelo que tinha feito. Essa é uma história muito interessante e que vale a pena ser lida.
Esse é o contexto no qual Davi escreveu o salmo 32 e refletiu sobre o pecado humano e a necessidade do arrependimento. Veja o vídeo onde trato desse tema aqui.
Veja outros vídeos recentes meus aqui e aqui.