O QUE É A LEI DO AMOR?

0
327

A lei do amor foi dada por Jesus (ver Mateus capítulo 22 versículo 36). Ela diz o seguinte: você deve amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. 

Talvez nenhum ensinamento de Jesus seja mais conhecido do que esses, embora o significado do que Ele quis de fato transmitir seja frequentemente mal compreendido. Vou me explicar melhor. E começo por perguntar uma coisa: como Jesus pode ordenar que você tenha um sentimento (no caso, o amor)? Afinal, sentimentos têm vida própria e ninguém manda neles, no máximo é possível controlá-los. 
A resposta para essa pergunta é simples: Jesus está nos convocando a PRATICAR o AMOR, ou seja tomar a decisão de AGIR de forma a viver o amor. Ele não estava falando de sentimentos. Quando você age como se amasse a Deus e ao próximo, mesmo que não haja sentimentos envolvidos, tudo se passa, na prática, como se o sentimento existisse de fato.
E Deus convoca você a demonstrar amor em situações onde não você escolheria fazer isso por vontade própria. Por exemplo, você jamais daria ao próximo (exceto talvez à sua própria família) a mesma importância que dá a si mesmo/a,  se não fosse cobrado/a a fazer isso. 
O amor a Deus
O que significa amar a Deus sobre todas as coisas? Isso quer dizer simplesmente colocar Deus em primeiro lugar. E é evidente que isso está longe de ser verdade, mesmo no meio de pessoas que se dizem cristãs. Muita coisa passa na frente de Deus: família, emprego, viagens de lazer e até o time de futebol. Deus costuma ficar bem lá atrás na lista de prioridades da vida humana.
Esse mandamento conclama os cristãos a ter COMPROMISSO com Deus e é fácil de entender a razão. Quando um homem ama uma mulher de verdade, ele decide assumir compromisso com ela. E é isso o que todos (inclusive ela mesma) esperam dele. E por que seria diferente com Deus? 
Se não há compromisso com Deus, se você dá  a Ele apenas o tempo e os recursos que lhe sobram (quando sobra alguma coisa), certamente não pode dizer que Deus é importante para você.  
O amor ao próximo
Qual é o significado real de amar o próximo como a si mesmo/a. Talvez a melhor forma de responder seja mudando a forma de enunciar essa parte da Lei do Amor: faça aos outros da mesma forma como quer que façam a você. 
Se não você quiser passar fome, não deixe quem está próximo de você passar fome. Se não quer ser humilhado, não humilhe o próximo. Se você quer ser consolado quando estiver triste, console a quem estiver entristecido. E se você quer ser visitado quando doente, faça a mesma coisa pelo próximo. É simples assim. 
Palavras finais
A lei do amor resume tudo que Deus espera de você – nem mais e nem menos. Ela não é difícil de entender, mas nem por isso deixa de ser muito exigente, muito mais do que parece ser à primeira vista. 
Para aprender a obedecer à lei do amor você preciso caminhar aos poucos, passo a passo, mudando sua própria forma de viver. Você precisa assumir outras prioridades, outros compromissos e assim por diante. 
Portanto, dê logo o primeiro passo. Não fique esperando. Vai valer à pena. 
Com carinho

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of