O PÂNICO É UM PÉSSIMO CONSELHEIRO

1
354

O pânico pode causar um enorme estrago na vida das pessoas já que é um péssimo conselheiro. Ele faz as pessoas fazerem coisas absurdas, que nunca fariam numa situação normal. 

O pânico parece ser um sentimento meio inevitável e leva as pessoas a quase sempre agirem de modo irracional. Por exemplo, quando as pessoas estão num ambiente público fechado (um cinema, teatro ou outro lugar assim) e ocorre um incêndio, todo mundo entra em pânico e as pessoas querem sair ao mesmo tempo. E acaba se formando um grande tumulto junto às portas de saída. Aí as pessoas mais fracas podem acabar sendo lançadas ao chão e pisoteadas pelas demais. E acabam morrendo dos ferimentos recebidos e não do incêndio em si. Se todos agissem com calma e de forma disciplinada, seria possível deixarem o local, correndo risco muito menor. 

O mesmo efeito “manada” pode ser visto quando aparece algum problema na economia – todo mundo corre para vender suas ações na Bolsa de Valores, com medo da queda das cotações, e aí as vendas maciças jogam os preços das ações lá para baixo, gerando o prejuízo que todos temiam. Vimos isso no mês de abril passado, quando estourou a crise do coronavírus – a Bolsa brasileira caiu quase 40%.

O pânico precisa ser combatido pelos efeitos desastrosos que causa e Jesus apresentou o remédio: a confiança (fé) em Deus

Certa vez, Ele estava com seus apóstolos num pequeno barco, no lago (mar) da Galileia e armou-se grande tempestade, que ameaçava afundar o barco. Os companheiros de Jesus entraram em pânico e se voltaram para Ele para pedir socorro. E encontraram Jesus dormindo tranquilamente (Marcos capítulo 4, versículos 35 a 41). A confiança de Jesus em Deus era tão grande, que nada o abalava.

É claro que poucas pessoas atingem tal grau de fé em Deus durante sua vida espiritual. Mas, qualquer pessoa pode trabalhar para aumentar a própria fé.

Para conseguir fazer isso, há duas coisas que precisam ser entendidas. A primeira é como Deus age. Por exemplo, se eu pular de uma janela pensando que Deus vai mandar um anjo me segurar provavelmente ficarei decepcionado (se viver para contar a história). 

Estudar as experiências de intervenção divina relatadas na Bíblia, bem como refletir sobre as próprias experiências, ajuda bastante – já publiquei vários textos aqui no site que tratam dessa questão (por exemplo, aqui). 

Entender como Deus age vai evitar que você venha a esperar coisas que Ele não irá mesmo fazer, ou seja, irá impedir que você tenha fé em coisas erradas e acabe decepcionado por pura falta de conhecimento. 

A segunda coisa importante é aprender a exercitar a própria fé. Se você nunca exercitar sua fé em Deus, quando a crise chegar, não estará preparado e não terá como evitar o pânico.

Por exemplo, imagine que você precisa levar seu filho pequeno para fazer uma cirurgia. Antes  de tudo você vai escolher o cirurgião, conversar com ele, entender os riscos e fazer os exames prévios, em resumo, tomar todas as medidas para adquirir confiança que seu filho estará recebendo o melhor tratamento possível. E enquanto você não tiver adquirido confiança integral no médico, não vai autorizá-lo a fazer a cirurgia. 

O mesmo ocorre na relação com Deus – enquanto você não tiver confiança (fé) integral nele, não vai entregar sua vida aos seus cuidados. Não vai conseguir descansar nele. 

A melhor forma para exercitar sua fé é testá-la em situações mais simples do dia-a-dia. É exatamente como acontece com os músculos do corpo: todo dia eles precisam ser exercitados pelo menos um pouco, para que se mantenham firmes. E é claro que ninguém vai começar um programa de exercícios, se estiver fora de forma, já correndo uma maratona. O preparo físico necessário para correr uma maratona somente virá  após muito tempo de treinamento. 

Para aprender a exercitar sua fé no dia-a-dia, escolha algum hábito seu que lhe incomoda e precisa ser mudado. Por exemplo, não comer o que lhe faz mal ou não se deixar escravizar pela Internet. Faça um propósito de mudar o hábito indesejado. Peça ajuda a Deus para conseguir fazer isso e procure confiar que essa ajuda virá da melhor forma e na hora certa (Salmo 28, versículos 13 e 14). 

E quando tiver sucesso, ou seja, ficar livre do hábito indesejado, reflita sobre sua experiência – o que foi fácil e o que foi difícil de fazer. Procure na Bíblia exemplos de pessoas que passaram por situação semelhante (se não souber, converse com alguém que saiba). E estude o que aconteceu com essas pessoas. 

Depois de conseguir uma vitória num desafio menor, passe para um maior – por exemplo, tente mudar um hábito ruim que seja mais complicado, mais difícil de vencer, como um vício. E assim vá caminhando passo a passo, testando a sua fé e aprendendo a usá-la a seu favor.

Pode ter certeza que você vai se surpreender com os resultados. E quando o momento difícil chegar, você terá uma fé provada e saberá como usá-la para poder enfrentar os desafios que a vida vier a lhe apresentar.

Com carinho

Total Views: 114 ,
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Anderson Guilherme Campos

Muito bom dia, além de oportuna, essa lição de FÉ, veio na hora certa. Grato.Anderson Rio de Janeiro