O CRESCIMENTO DA FÉ

0
2311

Como fazer para aumentar própria fé? Essa é uma das perguntas que mais recebo. E se trata de dúvida muito importante – afinal, a fé é o nosso escudo (Efésios capítulo 6, versículo 16), aquilo que dá ao(à) cristão(â) condições de enfrentar os problemas da vida, mantendo a esperança de ver Deus agir a seu favor. 

Ora, a Bíblia ensina que o crescimento da fé se dá essencialmente pelo “ouvir” a palavra de Deus (Romanos capítulo 10, versículo 17). Essa é a resposta: você quer ter fé, precisa estudar a Palavra de Deus. 

É importante entender que quando Paulo, no texto de Efésios acima, falou em “ouvir”, ele estava raciocinando dentro do contexto de uma sociedade onde as pessoas não tinham acesso aos textos escritos da Bíblia. Elas estudavam compartilhando umas com as outras aquilo que tinham decorado. Tudo era feito falando e ouvindo, pois a sociedade era eminentemente oral.  

Portanto, quando Paulo falou em “ouvir”, ele estava se referindo ao estudo da Bíblia, o que era feito, no seu tempo, sempre de forma oral. Hoje é possível fazer isso de muitas outras formas, pois há acesso fácil à Bíblia. 

O professor de literatura Kenneth Burke declarou, certa vez, que “a literatura é um equipamento para a vida”. E acho que o mesmo ocorre com a Bíblia: ela é o maior equipamento que podemos ter para viver bem. Por isso é preciso conhecer esse texto maravilhoso.

É possível estudar a Palavra de Deus ouvindo pregações, participando de grupos de estudo ou ainda individualmente. Cada uma dessas maneiras tem seu lugar e suas vantagens, como também suas desvantagens. Na minha experiência, é preciso usar cada um desses métodos, pois eles se completam.

Quando você ouve pregações ou participa de estudos em grupo dirigidos por terceiros, sua postura será mais passiva: cabe a você prestar atenção e se esforçar para entender. Também ajuda muito tomar notas e refletir depois com calma sobre o que foi aprendido.

Quando você estuda sozinho(a), é um pouco diferente. Tudo deve começar com a leitura pausada do texto sendo estudado, prestando atenção em cada palavra – lembre-se que nenhuma palavra está ali por acaso. 

Depois de ler, e ter certeza que houve entendimento – se ficar com dúvidas, pesquise com mais profundidade ou procure ajuda de quem sabe mais -, medite no significado daquela mensagem e analise como aplicá-la prática, na vida diária. Nunca se esqueça que o Evangelho de Jesus é prático, pois se trata de uma lição de como levar à própria vida.

Esse tipo de estudo precisa se tornar uma prática comum e quem consegue fazer isso, tem sua vida transformada. A escritora George Eliot ensinou que o mundo está em dívida mesmo é com as pessoas simples, que aprenderam com a Bíblia, viveram uma vida fiel a Deus e não foram muito notadas pela história. Não foram líderes importantes, mas sim seguidores(as) fiéis.

Outra coisa que ajuda muito no crescimento da fé é conhecer alguns versículos de cor – essas palavras vão lhe ajudar a enfrentar os momentos difíceis da vida. Vão gerar paciência, misericórdia, esperança, enfim os frutos verdadeiros da vida cristã. 

São palavras como aquelas do Gênesis, capítulo 12, versículo 2, que Deus disse a Abraão: “…sê tu uma benção”. Ou as do Deuteronômio, capítulo 30, versículo 19, onde Moisés disse: “portanto, escolha a vida”, incentivando as pessoas a seguirem o caminho de Deus e fazendo contraste com a morte espiritual que espera quem não faz isso. Ou ainda as palavras ditas pelo próprio Jesus em João, capítulo 6, versículo 37:”…o que vem a mim, de modo nenhum eu o lançarei fora”, o que garante pleno acolhimento, hoje e sempre, para quem serve a Deus. 

Você quer crescer na fé? Conheça mais a Bíblia. Guarde no seu coração os ensinamentos dela. Simples assim.

Com carinho

Total Views: 1426 ,
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments