O CHAMADO DE CADA PESSOA

1
619

A Bíblia afala de diversas situações onde há um chamado de Deus para diferentes pessoas se envolverem na sua obra. E essas situações têm muito a nos ensinar para nossa vida.

Vejamos três exemplos. O primeiro envolveu Moisés, no conhecido episódio da “sarça ardente”. Moisés pastoreava rebanhos do sogro, Jetro, quando viu algo estranho no Monte Sinai. Subiu até lá e encontrou um arbusto queimando, mas que surpreendentemente não se consumia. E de dentro da sarça ardente, Deus falou com Moisés e lhe deu a missão de libertar o povo de Israel da escravidão no Egito (Êxodo capítulo 3).

O segundo exemplo aconteceu com Isaías: o profeta teve uma visão do trono de Deus e ficou aterrorizado, pois se sentiu um homem pecador, em meio à santidade no entorno de Deus. Aí um anjo purificou a boca de Isaías com uma brasa viva e Deus o enviou para anunciar sua vontade para o povo de Israel (capítulo 6, versículos 1 a 10).

O terceiro caso envolveu Jesus e um de seus apóstolos, Pedro, aquele que negou o Mestre por três vezes. Os discípulos vinham num barco e se aproximavam da praia, quando viram um homem – o próprio Jesus , já ressuscitado – assando peixes num braseiro. Pedro o reconheceu e nadou até a praia, ansioso por encontrá-lo. Ali, Jesus perguntou a Pedro, também por três vezes (uma para cada vez que Pedro o negou), se o apóstolo o amava, e lhe pediu para pastorear suas ovelhas (João capítulo 21).

Repare bem nas diferenças entre os três casos. Isaías era um sacerdote e a visão que teve fez referência à liturgia usada no Templo de Jerusalém, coisa que o profeta conhecia bem. Moisés falou com Deus pela primeira vez em um monte, perto de onde pastoreava seus animais – sua atenção foi chamada por uma planta que queimava. Jesus falou com Pedro numa praia, onde uma refeição simples estava sendo preparada, cenário bem familiar para pescadores, como era o caso do apóstolo. 

Dessa constatação podemos tirar um ensinamento importante: Deus fala com cada pessoa respeitando sua forma de ser, suas necessidades, sua cultura, as circunstâncias em que vive e assim por diante. Isso prova que Ele respeita os seres humanos. 

E nosso chamado é para atuar na obra de Deus exatamente da maneira que somos. Deus somente espera que venhamos a mudar – passando a viver mais de acordo com aquilo que a Bíblia ensina -, depois que esse chamado é aceito e nos envolvemos de fato na obra de Deus. E essa mudança será uma decorrência natural da intimidade que passaremos a ter com o Espírito Santo.

Lembro-me de ouvir, certa vez, um rapaz, afastado da igreja e do convívio com Deus, dizer que primeiro precisava corrigir seus caminhos, antes de voltar à igreja. Ele pensava ser preciso primeiro mudar, para depois poder se aproximar de Deus.

Esse é um erro terrível, pois quem tentar agir assim, nunca vai conseguir voltar reativar a convivência com Deus. A forma correta de agir é exatamente a oposta: primeiro a pessoa precisa decidir se envolver na obra de Deus e faz isso. E depois a mudança na sua vida vem, justamente como consequência da maior proximidade com Deus.

Cada um/a de nós é chamado/a por Deus para se aproximar d´Ele e atuar na sua obra exatamente nas condições em que nos encontramos – com as falhas e as limitações que temos. E se aceitarmos esse chamado – como fizeram Moisés, Isaías e Pedro – e seguirmos em frente, sem hesitações, Deus mudará as nossas vidas. Passaremos a ser outras pessoas.

Portanto, não hesite em ouvir e atender o chamado de Deus, quando ele vier. Você não vai se arrepender.

Com carinho      

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Melissa Mendes Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Melissa Mendes
Visitante
Melissa Mendes

Precisava ler isso! Veio no momento certo..espero que essa mensagem realmente entre na minha cabeça,e me faça entrar no caminho de Deus!