A IGREJA CRISTÃ COMO NEGÓCIO

0
2685

A mídia costuma trazer reportagens contundentes sobre as práticas de diversas denominações. Fica claro nessas reportagens que essas denominações veem o cristianismo como um negócio. E, infelizmente, é preciso reconhecer que isso é mais comum do que se pensa.

Isso é muito triste de registrar, mas não posso ficar calado, sob pena passar para você a impressão que estou de acordo com essa atitude de líderes cristãos menos responsáveis. É claro que nem toda denominação evangélica comete esse tipo de erro e me arriscaria a dizer que a maioria segue práticas corretas. Mas, infelizmente, há muita gente que se enquadra na situação de “lobos no meio dos cordeiros”.

Agora, é preciso separar uma coisa da outra – o “joio do trigo” -, para que o justo não seja incriminado junto com o pecador. E isso a mídia não costuma fazer, pois não explica que nem todos os evangélicos são assim e, para os desavisados, todos acabam jogados no mesmo “saco”, o que é injusto. Afinal “evangélico” é uma palavra guarda-chuva que “abriga” um monte de coisas: igrejas liberais e conservadoras, carismáticas e tradicionais, sérias e corrompidas.

Uma pergunta que me fazem com frequencia é a seguinte: será que o Espírito Santo opera nessas igrejas? Opera sim, em consideração aos inúmeros fiéis, pessoas simples e sinceras na sua fé em Cristo – a Bíblia os chama carinhosamente de “pequeninos” -, que não têm culpa do que faz a liderança da igreja que frequentam.

Mas é claro que esses fiéis podem acabar feridos espiritualmente, quando perceberem que foram enganadas e/ou usadas – isso é bastante comum e já tratei desse problema aqui no blog.

E como Deus vê esses líderes que abusam do Evangelho de Cristo? Vou deixar a resposta para quem tem muito mais autoridade do que eu – o próprio Jesus:

 “Qualquer porém que fizer tropeçar a um desses pequeninos que crEem em mim, melhor lhe fora que que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar… porque é inevitável que venham escândalos, mas aí do homem pelo qual o escândalo vem“. Mateus capítulo 18, versículos 6 e 7.

Com carinho

Total Views: 1357 ,