JESUS NASCEU “ANTES DE CRISTO”

0
491

O nascimento de Jesus é um evento tão importante para a história, que contamos o tempo “antes do nascimento d´Ele” (AC) e “depois” (DC), usando o ano em que Ele veio ao mundo como o divisor de águas. 

Saber o ano exato em que Jesus nasceu é muito importante porque permite colocar a vida d´Ele contra o pano de fundo da história. Torna-se possível estabelecer o ambiente cultural, econômico e político em que Ele viveu. E tirar muitas conclusões a partir daí. E é possível também procurar registros arqueológicos que confirmem o relato bíblico. Aliás, boa parte da arqueologia é feita exatamente com esse objetivo. 

Mas a Bíblia não nos informa exatamente nem quando Ele nasceu e muito menos quando morreu. Só nos dá pistas, por exemplo fazendo referência ao imperador romano que governava na época. Ou citando eventos que ocorreram em paralelo à sua vida. Assim, estabelecer a cronologia absoluta (os anos exatos de nascimento e morte) tornou-se um ponto muito pesquisado. 

O problema com a cronologia
É preciso analisar com cautela as dicas dadas no texto bíblico, para evitar erros. Por exemplo, sabemos que Jesus foi morto quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia. Procurando nos registros históricos do Império romano, é fácil estabelecer os anos em que ele governou aquela região. Isso não nos dá o ano exato da morte de Jesus, mas permite restringir a busca ao período de governo de Pilatos. Outro dica interessante é o dia da semana em que a festa da Páscoa caiu quando Jesus morreu. Uma consulta ao calendário rabínico dos judeus, fornece informações preciosas sobre isso.

Mas a verdade é que faltam informações suficientes para definir com absoluta segurança essa cronologia. Temos uma boa aproximação – por exemplo, sabemos que Jesus morreu no ano 30 ou ano 33. Mas não temos certeza absoluta.

E assim também é com a maioria dos fatos relatados na Bíblia. Em muitos desses casos a variação existente é de poucos anos, para lá ou para cá. Já em outros, como o ano da saída de Israel da escravidão no Egito, a variação é grande (cerca de 200 anos).

Antes e Depois de Cristo
Na Idade Média, um monge (Dionísio) teve uma ideia brilhante. Propôs que a história fosse dividida em duas fases: Antes do nascimento de Jesus (Antes de Cristo ou AC) e depois (Depois de Cristo ou DC). Convencionou-se, então,  que ano 1 DC começaria em janeiro do ano imediatamente seguinte ao nascimento de Cristo.

Essa proposta foi aceita e os estudos de história passaram a ser feitos com base nesse critério. A contagem de tempo é crescente para o período Depois de Cristo e decrescente para o período Antes de Cristo. Ou seja a contagem  sempre caminha na direção do nascimento de Jesus. 

Agora, o tal monge tinha um problema: precisava estabelecer a cronologia absoluta dos anos de nascimento e morte de Jesus. Isso seria necessário para amarrar esses eventos aos demais fatos da história conhecidos. Ele fez uma série de estudos e chegou à conclusão que o nascimento ocorreu em determinado ano. E montou sua cronologia a partir dessa conclusão. 

Seu resultado aponta que Jesus teria nascido na madrugada do dia 25 de dezembro do ano imediatamente anterior ao ano 1. E esse ano 1 aconteceu 2018 anos atrás. 

O erro de Dionísio
Dionísio até que fez um bom trabalho, considerando as informações que dispunha. Mas, como era de se esperar, cometeu um erro pequeno (uns poucos anos). Um erro que tem significado e é fácil comprovar.

A Bíblia conta que, quando Jesus nasceu, o rei Herodes estava vivo. Afinal, foi esse rei quem mandou matar os recém-nascidos judeus para eliminar Jesus junto com eles. E Herodes morreu no ano 4 AC (Antes de Cristo). Portanto, Jesus necessariamente nasceu antes desse ano!

Outra passagem da Bíblia dá uma dica adicional importante. Em Mateus capítulo 2, versículos 19 a 23, é dito que a família de Jesus voltou para a Palestina, depois da morte de Herodes, porque o perigo já tinha passado. Vale lembrar que a fuga deles para o Egito foi justamente para fugir da ameaça de Herodes.

Essa dica aponta para o fato que Jesus nasceu algum tempo antes do ano da morte de Herodes (4 AC). Pelo menos 1 ano antes e não mais que 3 anos. Ou seja, Jesus nasceu entre os anos 5 e 7 AC.  

É até engraçado dizer isso, mas Jesus nasceu “Antes de Cristo”.

Com carinho 

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of