ESCONDENDO-SE DA GRAÇA DE DEUS

0
141

É estranho mas muitas pessoas se escondem da Graça de Deus. E o resultado é sempre ruim, afinal a Graça é o instrumento através do qual Deus perdoa o ser humano e o recebe de volta no seu convívio, do qual tinha se afastado por causa do pecado.

E há três formas de se esconder da Graça de Deus. Uma delas é bem fácil de identificar, enquanto as outras duas são bem mais sutis e, portanto, potencialmente mais perigosas.


Escolha consciente

Nesse caso a pessoa se afasta da Graça simplesmente por se recusar a aceitar Jesus como seu Salvador. E essa é uma decisão consciente tomada com base no livre arbítrio. E a pessoa que a toma precisará enfrentar as consequências da sua escolha. 


Indecisão

Essa é uma forma mais sutil de se esconder da Graça. Não há uma recusa concreta e consciente a Jesus, mas o resultado prático é o mesmo. Isso porque a pessoa nunca faz o que é necessário para realmente aceitá-lo como Salvador – por exemplo, alega que ainda não está em condições de dar esse passo. Vai adiando a decisão. 

A pessoa pode mostrar-se indecisa por perceber que vai precisar mudar sua vida e talvez não queira fazer isso – sente-se confortável como está. Pode ser também que não esteja totalmente convencida de quem Jesus é. Há várias outras possibilidades.

O grande problema é que a pessoa nem percebe que está se escondendo da Graça de Deus e das consequências desastrosas dessa escolha. É igual ao fumante que se intoxica um pouco a cada dia, mas somente toma consciência do mal que fez a si mesmo muitos anos depois, quando aparece um câncer.

Legalismo 

Essa é a forma mais sutil de se esconder da Graça de Deus. O problema surge porque a pessoa pensa, bem lá no fundo, ser possível aproximar-se de Deus por mérito. Pensa que pode realizar boas obras em quantidade suficiente para merecer a salvação – é o que a Bíblia chama de “caminho da Lei”.

Mas o apóstolo Paulo ensinou (Romanos capítulo 7, versículos 7 a 25) que a Lei foi dada por Deus para que o ser humano soubesse distinguir com clareza entre o que é certo e o errado. E, em consequência, percebesse que o grau de exigência de Deus não pode ser atingido por ninguém, não importa o quanto a pessoa venha a se esforçar. 

Agora, há quem mesmo assim continue a se agarrar à ideia de ser possível agradar a Deus por mérito, por esse caminho parecer mais justo. E aí a pessoa passa a dar enorme atenção aos mandamentos e às regras de comportamento de todo tipo, muitas delas inventadas pela loucura humana. E quem faz isso costuma cobrar dos outros que façam o mesmo. 


Isso se chama legalismo. E existe uma armadilha terrível, na qual há duas formas de cair. A primeira é tornar-se orgulhoso(a): acreditar sinceramente ter conseguido juntar mérito suficiente, alcançando a santidade necessária. 

Há uma parábola contada por Jesus (Lucas capítulo 18, versículos 9 a 14) onde dois homens entraram no Templo de Jerusalém para orar. Um deles era fariseu, estrito cumpridor dos mandamentos bíblicos, e ele orou dizendo estar grato por não ser um pecador, como a pessoa ao seu lado, um coletor de impostos. Esse segundo homem mal levantou os olhos para o altar, com vergonha da sua conduta. E na sua oração, pediu perdão e misericórdia a Deus. 

Jesus concluiu a parábola dizendo que ambos pecaram, mas o coletor de impostos, que reconheceu seus pecados, foi para casa justificado por Deus, enquanto o fariseu, por causa do seu orgulho, não. 


A segunda maneira de cair na armadilha gerada pelo legalismo é a hipocrisia: a pessoa sabe que não consegue fazer tudo aquilo que Deus deseja mas tenta manter uma fachada de santidade

A hipocrisia talvez seja ainda pior do que o orgulho pois a pessoa passa a viver uma mentira, apenas para ficar bem aos olhos dos(as) outros(as). 

E Jesus advertiu que os(as) hipócritas são como “túmulos caiados”, isto é bonitos por fora mas cheios de podridão (Mateus capítulo 23, versículos 27 e 28). Coisa terrível.


Palavras finais

Aceite que você, assim como eu, precisa de ajuda para chegar até Deus. E a Bíblia ensina que essa ajuda está materializada na Graça. Portanto, não se esconda dela. 

A Bíblia ensina ainda que a Graça de Deus só se torna efetiva na vida de cada pessoa através da fé verdadeira, isto é da aceitação de Jesus como único Salvador. 

E como não há mérito – não é pelas obras que é possível chegar até Deus -, só resta a cada um(a) de nós ser profundamente grato pela Graça recebida. Simples assim.

Com carinho

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of