ENVELHECENDO MAIS FELIZ

0
184

Todo mundo envelhece. E é preciso aprender a lidar com esse processo que acontece na vida de cada pessoa. É o que eu chamei de envelhecendo mais feliz. Vamos ver isso mais de perto.

Com frequência ficamos sabendo que atrizes conhecidas fizeram cirurgia plástica. Essa necessidade certamente resulta do estrago que a passagem do tempo faz na aparências. Para essas moças, a frase envelhecendo mais feliz significa simplesmente manter a aparência jovem.

Ora, não há como evitar o estrago. No máximo, é possível retardá-lo um pouco, mas nunca paralisá-lo. Percebo isso com clareza em mim mesmo – a imagem que vejo hoje no espelho é muito diferente das minhas fotos antigas. E confesso que perceber isso não é agradável.

Mas, é preciso lutar para não deixar que a perda da aparência jovem nos afete além da conta. Há muitas pessoas que sofrem profundamente com isso. Algumas delas – como atrizes, modelos, etc – até com mais razão, pois sua profissão depende bastante da imagem física que projetam. Outras pessoas sofrem muito com o envelhecimento pela excessiva vaidade.

É claro que as pessoas devam ter uma preocupação saudável com sua aparência. Deixar-se “desmoronar”, à medida que o tempo passa, como acontece com algumas pessoas, é horrível. Ninguém deveria fazer isso consigo mesmo. Mas, pior ainda é a preocupação excessiva com o envelhecimento. Quem faz isso, acaba permitindo que o processo de envelhecimento paute sua vida. E a pessoa acaba por viver um sofrimento quase que diária, a cada ruga que aparece, a cada fio de cabelo branco que surge e assim por diante.

A Bíblia traz um excelente conselho sobre essa questão. Ele está no livro de Eclesiastes capítulo 2. O autor do texto (provavelmente o rei Salomão) comparou a preocupação excessiva com os efeitos da passagem do tempo com “correr atrás do vento”. Pense no significado de perseguir o vento. Trata-se de tarefa que exige muito esforço e não gera qualquer resultado prático. É pura perda de tempo.

Em outras palavras, a Bíblia ensina que é preciso aprender a conviver com a realidade do envelhecimento. É preciso encontrar uma forma de ser feliz apesar do estrago que a passagem do tempo causa. A Bíblia está firmemente de acordo com a ideia do envelhecendo mais feliz.

E há duas coisas que podem ajudar nesse aprendizado. A primeira é tomar consciência que o envelhecimento afeta todo mundo e não apenas você. Não há quem fique imune ao tempo. Ricos, pobres, famosos, pessoas comuns, bonitos e feios, todo mundo passa pela mesma dificuldade.

Alguns poucos anos atrás, a apresentadora Xuxa voltou a aparecer na televisão, na Rede Record. Muitas pessoas se manifestaram nas redes sociais dizendo-se surpresas por percebê-la tão velha, mostrando as marcas dos seus cinquenta e muitos anos. Elas se surpreenderam porque pensaram que a Xuxa estivesse protegida do envelhecimento. Imaginaram que ela ficaria eternamente jovem, cantando aquelas músicas infantis que tiveram tanto sucesso.  E se assustaram quando se deram conta que sua musa tinha envelhecido e muito. 

Dar-nos conta que todas as pessoas são afetadas pela passagem do tempo nos ajuda a aceitar o inevitável. Faz com que tenhamos “companheiros de jornada” no processo do envelhecimento.

A segunda coisa que pode nos ajudar a aceitar melhor o envelhecimento é identificar as vantagens desse processo. O envelhecimento tira algumas coisas, como a beleza ou a disposição física. Mas, certamente traz outras, como a maturidade e a sabedoria. O ato de envelhecer não é apenas um processo de perdas. Há ganhos também.

Hoje eu vivo mais em paz comigo mesmo do que quando tinha vinte e poucos anos. Sou mais seguro e mais consciente das minhas escolhas. E sofro muito menos com as minhas limitações. Tenho melhor percepção daquilo que posso esperar da vida e das pessoas que convivem comigo. Por isso tenho menos decepções.

Concluindo, não “corra atrás do vento”. Aprenda a aceitar aquilo que a vida traz e não é possível evitar. A ideia do envelhecendo mais feliz é muito útil e vai ajudar você, pode ter certeza disso.

Com carinho

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of