ENTENDENDO DEUS ATRAVÉS DA MÚSICA

0
161

Como entender Deus em toda sua majestade e glória? Como explicar esse Ser tão diferente para aqueles que não acreditam?

Na verdade, é difícil falar sobre Deus porque as palavras humanas não foram desenvolvidas para descrevê-lo. Elas simplesmente não são suficientes para explicar um Ser tão magnífico, tão especial.

Para mim, a melhor forma de entender Deus é pensar na música. Ela funciona a partir de melodia, ritmo e harmonia e não através de conceitos racionais e, por isso, torna-se impossível descrevê-la com palavras. A música não é para ser compreendida pela razão e sim para ser sentida, isto é “vista” através dos “olhos” dos sentimentos.

E assim também é com Deus: Ele somente pode ser “visto” por nós com os “olhos” da fé, isto é através do nosso espírito, a centelha divina que reside dentro de cada ser humano.

Tal como Deus, a música é muito poderosa. Tem poder até para mudar as circunstâncias das nossas vidas. Por exemplo, experimente assistir um filme de mistério ou de amor sem a música de fundo. O “clima” de suspense ou romantismo vai simplesmente sumir. 

A compatibilidade entre a música e Deus é tão grande que eles estão sempre juntos. A Bíblia nos diz que Deus “habita” no meio dos nossos louvores. E a música é parte muito importante em todo culto a Ele . 

Tenho para mim – essa é apenas uma opinião pessoal – que a boa música não é de fato criada pelo seu compositor. Ela já existe, criada por Deus. O compositor apenas é o primeiro ser humano a captá-la e trazê-la ao nosso conhecimento. Para mim, a Nona Sinfonia de Beethoven prova exatamente isso. Essa obra magnífica foi composta quando Beethoven já estava surdo – ele nunca ouviu a obra que compôs mas a captou através da sua mente. 

Concluindo, se alguém lhe pedir para você falar de Deus, comece dizendo: “pense numa música da qual gosta muito, que fez diferença na sua vida…” 

Com carinho

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of