É VERDADE QUE TUDO COOPERA PARA O NOSSO BEM?

0
93

Há um versículo do apóstolo Paulo que é muito conhecido e querido pelo povo cristão. Trata-se de uma promessa: tudo coopera para o nosso bem (Romanos capítulo 8: versículo 28). Será que isso é mesmo verdade?

Para responder, precisamos entender melhor o contexto em que Paulo falou isso. Então temos que começar  nossa análise alguns versículos antes daquele que nos interessa mais de perto. 

O sofrimento do povo de Deus
Nos versículos 23 a 25 do mesmo capítulo de Romanos, Paulo diz o seguinte:

E não somente ela [a criação], mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança. Pois quem espera o que está vendo? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

Paulo alerta nesse texto que os/as crentes verdadeiros/as vivem num mundo dominado por Satanás, portanto, imerso no mal. E sofrem por causa disso – e esse sofrimento é inevitável. E que sua esperança deve estar na redenção que virá no final dos tempos (veja o versículo 18), que deve ser esperada com fé. 

A intercessão do Espírito Santo
O apóstolo diz, em continuação, nos versículos 26 e 27, o seguinte:

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

O sofrimento e angustia dos/as fiéis geram fraqueza e Deus lhes manda ajuda através do Espírito Santo, já que, em meio à dificuldade, as pessoas não mais conseguem pedir a Deus as coisas certas. É por causa disso que o próprio Espírito intercede pelos/as fiéis.  

O trabalho de Deus e do Espírito Santo coopera em favor dos fiéis
Aí Paulo faz outra declaração, preparando o terreno para a conclusão, que chegará pouco mais adiante.  No versículo 27, o apóstolo lembra que Deus sonda a mente do Espírito Santo. E não podemos esquecer que, em outra de suas cartas, Paulo também ensina que o Espírito Santo conhece a mente de Deus (1 Coríntios 2:10-11). Ou seja, há uma relação íntima e um trabalho conjunto entre Deus e o Espírito Santo. E Paulo chega, então, à conclusão (versículos 28 e 29):

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo seu propósito. Pois aqueles que Deus de antemão conheceu Ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Paulo alerta que os/as crentes recebem outro tipo de ajuda importantíssimo. O Pai e o Espírito, atuam em conjunto, para que tudo coopere para o bem dos/as fiéis. A palavra que Paulo usa no texto – coopera – vem do termo grego synergei, de onde nasce o termo “sinergia”. Essa palavra indica trabalho conjunto de duas ou mais pessoas para produzir o melhor resultado possível. Exatamente aquilo que o Pai e o Espírito Santo fazem em favor dos/as crentes.

O conceito de bem
É claro que o conceito de “bem” para Deus é um pouco diferente do nosso, pois os seres humanos, mesmo quando cristãos/ãs verdadeiros/as, costumam ser imediatistas (querem as coisas para já) e muito apegados às coisas materiais.

O bem, do ponto de vista de Deus, é um pouco diferente, embora, certamente Ele também se sensibiliza com as necessidades materiais do seu povo. O bem para Deus está ligado ao relacionamento das pessoas com Ele mesmo, afinal tudo que é bom emana do próprio Deus.   

Por que Deus não torna o caminho dos seus filhos/as mais fácil? Acredito que a resposta esteja em Hebreus capítulo 11, versículos 1 a 6:

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos… Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Se você tivesse todas a garantias de Deus para sua vida, teria certezas. E não mais iria precisar da sua fé, perdendo uma coisa fundamental no seu relacionamento com Deus. Viver pela fé envolve riscos, mas é isso que Deus espera de nós.

E concluo com outro ensinamento de Paulo (Filipenses capítulo 4, versículos 12 e 13):

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.

Amém.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of