É POSSÍVEL CONVERSAR COM OS MORTOS?

4
316

No filme “Sexto Sentido”, com Bruce Willis, um garoto passa o tempo todo vendo espíritos de pessoas mortas. Esses espíritos deram diversas orientações, permitindo até descobrir criminosos. Outros filmes, novelas e livros espalham a crença de que é possível (e bom) consultar os espíritos dos mortos – muita gente em nosso país acredita sinceramente nisso.

Mas por que falar com os espíritos de mortos apela tanto para as pessoas? É fácil responder: isso contribui para minorar o sofrimento gerado pela perda de entes queridos. Mensagens de quem morreu, garantindo que está bem e feliz, trazem grande
alívio e consolo para quem perdeu um ente querido. Há também quem peça conselhos e revelações para os espíritos, pensando que eles sabem mais do que nós.

Repare que a ação de tentar falar com os mortos parte de três crenças. Primeiro, que é possível acessar os espíritos. Depois, que Deus permite tal tipo de comunicação. Finalmente, que os espíritos têm coisas a revelar que os vivos não conhecem. 


O testemunho da Bíblia

Ela claramente proíbe a consulta a médiuns, normalmente chamados de necromantes no texto bíblico (Levítico capítulo 19, versículo 31; capítulo 20, versículo 6 e capítulo 27; Deuteronômio capítulo 18, versículos 10 e 11; e Isaías capítulo 8, versículos 19 e 20). 

Portanto, há ampla posição bíblica contraria a essa prática. Deus chegou a dizer (Isaías capítulo 8, versículos 19 e 20) que ao invés de ouvir
médiuns, as pessoas deveriam ouvi-lo. E as consequências para a desobediência podem ser sérias. 

Em 1 Samuel, capítulo 28, versículos 3 a 23, o rei Saul consultou uma médium para tentar se comunicar com o espírito do profeta Samuel. 1 Crônicas capítulo 10, versículo 13 diz que Saul foi punido (acabou morto) por causa de vários atos errados, dentre os quais ter consultado essa médium.

E há mais a considerar: Jesus contou uma parábola (Lucas capítulo 16, versículos 19 a 31) onde ficou claro que os mortos não podem contatar os vivos – trata-se de uma impossibilidade física. Simples assim.


Com quem as pessoas falam?

Agora, cabe aqui uma pergunta relevante: se há uma impossibilidade física de falar com os mortos, por que proibir esse ato? A razão é simples: as pessoas não vão conseguir falar com os mortos mas acabam contatando aquilo que não esperavam.

Elas vão buscar uma coisa e acabam encontrando outra: tentam falar com espíritos de mortos e acabam falando, sem perceber, com demônios, que se fazem passar pelos mortos. As pessoas são enganadas na sua boa fé.

Como cheguei a essa conclusão? Ora, as pessoas que tentam falar com espíritos não podem falar com eles – a Bíblia ensina isso. Se há proibição de que esse ato seja feito, o contato feito não pode ser com anjos – não faria sentido. Logo, só resta uma alternativa: Satanás e seus demônios.

Sendo assim, como explicar que as informações passadas pelos médiuns às vezes seja correta? Estudos científicos – por exemplo, Sylvia Browne, no livro “The other side and back” – comprovam que a média de acertos dos médiuns está por volta de 60%. Além disso, como as mensagens passadas normalmente usam linguagem simbólica, permitindo interpretação ampla, a realidade é provavelmente bem mais baixa.

Esses números confirmam que as pessoas não fazem contato com algo que venha de Deus, pois se esse fosse o caso, o acerto seria de 100%. Mas, mesmo muito inferior a 100%, ainda assim há um razoável nível de acerto nas mensagens. Como explicar isso? 

Simples, Satanás conhece aquilo que falamos e vivemos neste mundo, portanto, os demônios não têm qualquer dificuldade para enganar as pessoas, fazendo-se passar por espíritos de pessoas mortas: falam sobre coisas que aconteceram de fato, imitam a letra dos mortos e suas vozes, etc. Nada há de surpreendente aí.

Em conclusão, a doutrina cristã ensina a não buscar contatos com espíritos de mortos. Vai além disso, contando que isso não é possível fazer. E quem tenta fazer isso, corre riscos dos quais não tem nem consciência. 

Com carinho

4
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Vinicius MouraGabriel Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Gabriel
Visitante
Gabriel

quando eu era pequeno eu via algumas coisas, isso tem sentido?

Fabiano Pimentel
Visitante

Muito bom Vinicius. Eu penso da mesma forma e tenho parentes que acreditam nessas sessões que trazem o ente querido a tona novamente para matar saudades. Já conversei com eles, mas é quase um torpor irrefreável este tipo de doutrina. Geralmente a busca é por parte de pessoas que perderam parentes em formas drásticas e não tiveram tempo de se despedir de uma maneira agradável.

Que bom ver trabalhos como este blog, eu também estou criando um para expandir o tema cristão, se puder visitar qualquer hora vai ser um prazer.

APDSJ.

Vinicius Moura
Visitante

Obrigado pelas suas palavras.