COMO SE SENTIR FELIZ NO NATAL APESAR DOS PROBLEMAS

0
83

Tem muita gente que não consegue se sentir feliz no Natal. E é para essas pessoas que quero escrever hoje. Quero ver se se consigo ajudá-las num momento difícil.

Para a maioria das pessoas, um Natal feliz é aquele passado em família, estando todos com saúde, em paz e sem problemas maiores. Não podem faltar também uma mesa farta e muitos presentes.

Mas, quando as circunstâncias não são essas – por exemplo, quando a pessoa está passando o Natal sozinha -, essa comemoração pode se tornar penosa. Por isso há quem fique muito deprimido/a nessa época do ano, se sentindo como um peixe fora da água, ao perceber que todo mundo parece feliz, mas ele/a não se sente assim.  

Eu sei como é se sentir assim. Em 2002, minha mãe teve que ser operada durante a noite de Natal – ela sofreu muito e acabou morrendo em meados de 2003. Por causa disso, durante alguns Natais, eu não conseguia me sentir alegre. A lembrança de visitar minha mãe na UTI, na manhã do dia 25, assombrou minhas memórias durante bom tempo.

Mas aprendi, à medida em que amadureci espiritualmente, que a verdadeira felicidade do Natal não está nas coisas tradicionais – comemoração alegre, sem problemas, com mesa farta, presentes, etc -, embora reconheça que tudo isso ajuda muito.

Os motivos para estar feliz no Natal devem ser encontrados em outro lugar e eles não dependem das circunstâncias da vida humana. O primeiro motivo para se sentir feliz no Natal decorre da percepção que Deus nos ama de tal maneira que mandou seu Filho ao mundo para morrer por nós (João capítulo 3, versículo 16). E no Natal comemoramos exatamente a chegada de Jesus no mundo.

O segundo motivo para se ter alegria no Natal vem da certeza que Jesus nos compreende, incluindo nossas fraquezas e sofrimentos. Afinal, Ele viveu entre nós e também passou por grandes dificuldades. Teve fome e frio, foi discriminado, torturado, escarnecido e, no final, abandonado por quase todos os seus discípulos. Portanto, Jesus sabe bem o que é sofrer. O que é se sentir só e triste. 

E é exatamente por conhecer nossas dificuldades que Jesus sabe como nos consolar. E temos n´Ele o melhor dos advogados para interceder por nós junto a Deus Pai. E isso deve ser motivo de grande alegria.

Concluindo, não importam as circunstâncias da sua vida, sempre há motivos para você se sentir feliz nesse e em todos os futuros Natais. Portanto, comemore cada um deles, sozinho ou em grupo, com comida ou sem ela, com muitos ou poucos presentes, não importa. Comemore porque a razão para se alegrar na época do Natal está em Jesus Cristo e isso nunca muda.

Feliz Natal, são os meus votos carinhosos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of