COMO SABER NA PRÁTICA SE DEUS FALOU MESMO COM VOCÊ

452
101111

Confesso que a pergunta que está no título deste post é delicada, porque hoje há uma verdadeira “avalanche” de pessoas dizendo ouvir Deus. E, infelizmente, em boa parte, essas alegações não são corretas – as pessoas confundem desejos pessoais com comunicações vindas de Deus.

Eu acredito que Deus fala e tenho experiências concretas na minha vida disso. Mas não acredito que Deus esteja falando da forma como todas essas pessoas alegam, até porque, muitas vezes, as mensagens que são atribuídas a Ele não passam de disparates.

O problema é que há pouca orientação quanto a essa questão: o material que existe ou é muito teórico (teologia pura) e acaba ajudando pouco no dia a dia, ou não passa de uma simples coleção de relatos pessoais, mas que não permite formar doutrina sólida.

Vem daí o meu incentivo para escrever este post e outros que virão mais adiante: vou tentar dar alguns conselhos práticos, com base em doutrina bíblica sólida. E vou começar analisando um caso concreto – onde, com certeza, recebi um recado de Deus -, e os passos que dei para autenticar essa mensagem.

O fato real
Aconteceu no último dia de setembro de 2011. Até então eu tinha estado profundamente envolvido na administração da igreja que frequento – eu era uma liderança leiga, eleita pela comunidade, atuando em diversas áreas da vida comunitária, incluindo aspectos administrativos.

Naquele dia eu me aborreci profundamente com alguns fatos ocorridos numa reunião da igreja – você nunca deve se esquecer que todas as igrejas são tripuladas por seres humanos e, portanto, imperfeitas. E fui para casa, depois da reunião, e confesso que não consegui dormir direito.

Já de madrugada, minha cabeça ainda “fervia” com pensamentos de todo tipo. De repente, uma ideia cruzou minha mente: “Seu chamado, Vinicius, não é para gastar tempo em questões desse tipo e sim para ensinar e divulgar a Bíblia. Largue tudo isso e se dedique ao que importa de fato“. E esse pensamento ficou martelando minha mente, até que, finalmente, consegui dormir.

Acordei, horas depois, cansado, mas em paz – o “turbilhão” tinha acabado. Logo cedo, conversei sobre essa ideia com minha mulher e dois amigos e, quanto mais falava sobre ela, mais me convencia que era a coisa certa a fazer. No final do dia a decisão estava tomada – o processo de afastamento de todas aquelas atividades durou cerca de 3 meses.

Aos poucos, fui dando mais atenção a este blog, que já mantinha em paralelo. E aí uma coisa interessante começou a acontecer: o público do blog começou a crescer lentamente e depois cada vez mais depressa. Hoje, o tráfego que tenho aqui é cerca de 20 vezes o que era antes. E aqui todo meu tempo é dedicado à discussão das questões relacionadas com os ensinamento da Bíblia, exatamente como é o meu chamado.

Para mim, Deus falou comigo naquela madrugada e, depois que segui sua orientação, Ele fez meu trabalho aqui frutificar de forma que eu nem esperava. Simples assim.

Como verificar se a mensagem veio de Deus
Deus pode falar de diferentes maneiras: por exemplo, sonho (como fez com Jacó), voz audível (como fez com Moisés), visão (como a de Daniel) ou colocando pensamentos na mente da pessoa (como ocorria com os profetas bíblicos).

Essa última forma é a mais comum e talvez também a mais difícil de atestar a veracidade do comunicado. Isso porque, nesse caso, a mente humana funciona como um aparelho de rádio que “capta” uma mensagem externa emitida por Deus. Mas essa mensagem é “captada” pela mesma mente que gera pensamentos da própria pessoa. Assim é preciso ter discernimento para perceber qual a origem de cada pensamento: “captado” de fora) ou nascido na própria pessoa.

Naquela madrugada, confesso, que não percebi de imediato que o pensamento para mudar minha forma de atuar na obra de Deus, respeitando mais o meu chamado, tinha vindo d´Ele – somente fui entender isso mais adiante. Mas como consegui atestar que aquele comunicado tinha vindo mesmo de Deus?

Há quatro testes que você deve fazer com esse objetivo. A mensagem que “passar” pelos quatro testes têm alta probabilidade de ter vindo de Deus.

Teste 1: O pensamento em questão seria normal para você (está de acordo com sua forma de pensar) ou segue um padrão diferente? 

É mais provável que um pensamento vindo de Deus siga um padrão diferente – Deus nos alerta na Bíblia que “seus pensamentos não são como os nossos pensamentos“. Por exemplo, eu normalmente não me afastaria dos meus compromissos formais na liderança da igreja, pois entendia que Deus queria essa dedicação minha.

Teste 2: O pensamento em questão é coerente com o que sabemos sobre Deus?

A resposta precisa ser positiva, pois Deus nunca vai se contradizer e criar confusão. No meu caso, essa constatação foi simples pois a Bíblia ensina que os dons vindos de Deus precisam ser usados em todo o seu potencial, o que não estava ocorrendo comigo, pelas minhas atividades administrativas na igreja.

Teste 3Houve confirmação da mensagem original?

Essa confirmação pode ser dada a você mesmo/a em outro momento (a Bíblia relata casos em que as pessoas pediram isso e Deus atendeu), ou para outras pessoas (p. ex. alguém que estiver orando por você). No meu caso, recebi diversas confirmações, todas vindas de outras pessoas. E essas confirmações vieram naturalmente, sem que eu as tivesse pedido.

Teste 4: Seu coração ficou em paz, quando você aceitou a mensagem como vinda de Deus?

A paz de Deus é diferente, pois ela pode chegar até você em qualquer situação – até no meio de uma “guerra”. Enquanto a paz dos homens sempre depende das circunstâncias, pois só chega no fim da “guerra”. Conforme comentei acima, à medida que a ideia de mudar minha forma de atuar na obra de Deus se solidificava na minha mente, senti uma enorme paz – tão grande, que fiquei até me perguntando porque não tinha tomado aquela decisão antes.

Análise dos resultados
Quando você receber uma mensagem de Deus, nunca deixe de verificar os resultados obtidos. No meu caso, foi muito simples, pois o resultado apareceu de imediato, neste blog, com o enorme aumento de leitores. Em outros casos, o resultado pode ser mais lento e/ou difícil de atestar: um relacionamento que vai melhorando aos poucos, uma doença que vai sendo superada, etc.

E, ao atestar o “dedo” de Deus na sua vida, não deixe de agradecer, e muito. E nunca se esqueça que o Ser, que criou e controla todo o universo, deu-lhe a enorme honra de vir ao seu encontro e mandar uma mensagem especial para você!

Com carinho 

Total Views: 3769 ,
3 9 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
452 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Juliana cristina carletti

Quero meu marido de volta pra casa , sstou muito triste com td isso preciso muito de ajuda

Vanessa

Estou como vc!! Muito triste .

Sil Freitas

Estou passando por algo parecido,dói demais!!😔🙏

Anonima

Qnd era mais nova pedi a Deus, que qnd eu fizesse 16 anos prepara -se um namorado para mim , em Janeiro 3 irmãos da igreja confirmaram seguidamente que isso iria acontecer ! OBS : NÃO CONTEI ISSO A NGM ! SOMENTE AO SENHOR ! Fiz 16 agr dia 2/3 , E conheci um garoto do qual tem as características que eu pedi á Deus ! Não pensava nele , como o garoto que eu pedi á Deus , Mas agora á noite , esse pensamento veio do nada TÃO FORTE em mim , que fiquei e ainda estou encucada… Read more »

junior

como posso falar com o sr ?

Alda

Olá Eu conheci a Jesus já faz alguns anos, eu me converti e tudo, depois vim me afastando muito de Deus, e raramente quando oro consigo sentir a presença de Deus, e então venho sentindo muita vontade e me entregar para Deus e eu oro, sinto que Deus ouve as minhas orações, e eu desde muito venho orando para um propósito para poder realizar o meu sonho de conseguir entrar para uma universidade na qual eu desde novinha sonhei, e eu sinto que Deus ouve as minhas orações e tenho fé que vou conseguir passar nos estes, algo me diz… Read more »

Alda

Muito obrigada, que Deus o abençoe

Sil Freitas

Estou muito triste, acho que perdi meu amor,pedi direção a Deus e ao Espírito Santo várias vezes, é como se fosse resposta do senhor pra minha oração,ele m chama no WhatsApp e fala cmg msm magoado,o motivo maior de eu achar q Deus tem um propósito entre eu e ele,e q sem ele com certeza irei voltar a ser uma mulher promíscua,q se envolve até com homens casados, pois essa e minha fraqueza, já com ele falamos muito em casamento,ele m conhece como ninguém,e meu sonho é q sejamos um casal abençoado por Deus,daqueles q vão a igreja juntos e… Read more »

jose

Ola pasto , estou confuso diante de tudo isso. A uma semana atrás sonhei que alguém me presenteava um sapato branco muito branco e não consegui ver que me dava o sapato , ele deu muito certo nos meus pés achei lindo mas logo acordei , bem não dei a atenção mas no outro dia sonhei com meu neto morrendo afogado , e que na ânsia de salva-lo pulava do jeito que estava e conseguia ergue-lo mas logo acordava . Uma semana depois Deus recolheu minha mãe. Seria um aviso de Deus?

Renata silva

Recebi a graça de receber uma mensagem de Deus e disso não tenho dúvida.. irei resumir , hoje está fazendo 3 dias , foi dia 23/10/2020, a exatos 8 meses vinha muito preocupada por devido a certas circunstâncias não conseguir trabalhar no que fazia a alguns anos.. e já vinha pedindo a Deus que me encaminhasse na direção certa, e daí apareceu em minha mente um caminho a seguir, mas “achava” que dependeria da ajuda de uma pessoa da minha família, e não estava com muita esperança de que conseguiria essa “ajuda” daí nesta data que mencionei fui ao centro… Read more »

Geovanna

Quando eu tinha uma certa idade, 13-14 veio coisas no meu coração, e na mente, um peso horrível, tudo que havia feito de mal, ou nem era tão mal, porém pra mim era, nessa época fiquei cabisbaixa, triste, pros cantos, e só sentia isso, até que não aguentei e conversei com meus pais, toda vez que lembrava de algo que tinha feito eu ia lá chamava meu pai: -Los, lembra daquele dia? Assim, assim e assado. Passar um tempo fiquei melhor, e fui fazendo coisas horríveis(não matei ninguém ) mas foram coisas que pra mim pesaram muito, só que simplesmente… Read more »

images (33).jpeg
Last edited 1 mês atrás by Geovanna
Vera Lucia

Queria entender os acintecime da vida, queria entender as palavras de Deus não consigo tudo foge do meu pensamento, uma pessoa veio falar comigo, que era pra eu acalmar meu coração e tirar todas angústia que viria um homem me pedir desculpas, que ele precisava de mim, eu não entendi! Me ajudar ah entender pastor! Boa tarde

Edvania rose da Silva dantas

Quero muito ser mãe denovo e sou laquiada há 14 anos

raiany

irmão você está aí???

Maurício José de luna

Se Caim matou Abel e eles eram filhos de Adão e Eva portanto de acordo com relato bíblico e mencionado porque suas obras eram más a questão de onde surgiram as pessoas que viram o sinal na testa se só exista as quatro pessoas Adão Eva Cain e Abel?

Jota Santos

Parabéns Pastor pelo excelente trabalho, post muito esclarecedor!

ESPÍ

Cada um tem a sua opinião, é claro que só terá fundamento se for com embasamento na Bíblia Sagrada, assim como o Senhor disse ter ouvido a voz de Deus, já ouvi também uma voz, certa vez acordado e outras quatro vezes em sonho, e numa delas me disse, isso quando eu tinha uns 27 anos de idade, hoje já tenho 70: A CADA PESSOA QUE NASCE DEUS DÁ UM ANJO, E É PRECISO PEDIR TRABALHO A ESSE ANJO PARA QUE ELE NÃO FIQUE OCIOSO. Passados alguns anos encontrei no versículo11 do Salmos 91: PORQUE AOS TEUS ANJOS ELE DARÁ… Read more »

Miqueias Vieira

Pastor eu queria contar do começo até o final disso tudo, mas a história é muito longa, mas podemos dps se falar no Whatsapp qualquer coisa só falar.

Miqueias Vieira

Pastor, a meses atrás sonhei muito com minha ex namorada a gente vontando e sempre deus mostrava a mim q ela tava grávida e com um barrigão e ela me disse que sonhou q tinha gêmeos, voltamos, mas o pai dela acabou com tudo, tenho o apoio do padrasto e da mãe dela, mas hj ela nem tá falando comigo mas, o padrasto e a mãe dela, sempre me chama pra ir lá, já tentei desistir, mas Deus fala muito rápido comigo ” NÃO DESISTA” mas está muito difícil e impossível.

Maria

Tenho sonhos constantes,nos quais ouço louvores maravilhosos mas q nunca ouvi antes, a letra sai da minha mente, mas outra pessoa canta, inicia cm som de instrumentos de sopro, portanto, tem letra e melodia combinando perfeitamente, quando acordo me sinto imensamente feliz, porem ñ me lembro nenhuma frase do louvor!! Mas um dia desses, ouvi um louvor e tentei acordar p escreve-lo, só q ouvi uma voz me dizendo….filha ainda ñ, no momento certo vc lembrará….. porem uma frase eu me lembro, diz assim….vc está se sentindo sozinha, mas logo Jesus cruzará seu caminho …queria mt saber o significado, mas… Read more »

Paula Ariane Duarte Silva

Eu creio 🙏🙏

Renata

Amém

Deus é lindo!

Angélica

Obrigada pelo esclarecimento!

Deus ele fala sim vou aguarda, vi seu email em algumas respostas depois vou lhe mandar um email.
Deus abençoe.

Francis jr

Perdi meu relacionamento de 5 anos, pq não sei ouvidos a minha esposa e ignorei avisos de Deus, além de ser grosseiro e arrogante… hoje senti Deus me dizendo que não devo deixar esse lado como prioridade, pois meu lado sereno é muito mais forte e sempre me trouxe coisas boas, eu a amo, iríamos nos casar mes passado.. espero que Deus ajude nos a reatar.

Anonima CB

Uma vez fui na igreja evangélica com minha amiga, ela era(é) evangélica e eu não e o Pastor disse q tinha gente q gostava do meu exterior, mas do interior não gostava, então eu pensei q ele tava falando do cara q eu gostava pq era o único q eu tinha me relacionando recentemente, mas nem liguei muito pro q esse pastor disse pq ele não falou quem é, e o cara q eu gostava era carinhoso cmg e pastor pode mentir. Depois disso eu continuei orando pelo cara q eu gostava, aí uma vez perguntei a Deus em pensamento… Read more »

Anonima CB

Depois que ele voltou a falar comigo eu continuei orando e só piora, e eu não sou evangélica e não frequento nenhuma igreja, mas sei o q é certo e errado, eu quero me casar virgem, e esse rapaz parecia gostar de mim no começo mas agora ele me trata mal, ele me bloqueou no whatsapp e disse q é porque eu quero namorar e ele só quer sexo, mas depois ele desbloqueia e me manda mensagem mas sempre querendo algo casual e eu não quero e dá última vez q falei com ele, ele se irritou com algo bobo… Read more »

Anonima CB

Eu não disse parar de orar, eu disse parar de orar por ele. E então se vc disse pra eu pedir a Deus pra me dar outra pessoa, quer dizer então q vc acha q Deus mente e não vai fazer nunca o q Ele disse.
Se até Deus mente, minhas esperanças nesse mundo acabaram.

Daniella

Eu fui a uma conferência jovem, estava aflita pois dias antes comecei uma tratamento intensivo (terapia com psicólogo e medicamentos com psiquiatra) para tratar problema de ansiedade. Nesse dia, eu fui até a conferência ansiando para que Deus me desse um norte. Eu a dias orava e clamava a minha cura, eu sempre tive a certeza de que Ele cuidava dos meus planos e dos meus passos, porém por obra do maligno estava sofrendo demais com crises de ansiedade, eu não entendia porque, eu não sabia explicar todo o medo que eu sentia, a perturbação e eu não sabia o… Read more »

Karina

Esqueci de relatar que quando sonhei pela primeira vez que vinha falar diretamente comigo, eu acredito que ele começou a vir falar comigo com a voz do meu pai pra não me assustar tanto, pq eu lembro que fiquei com medo sabe, pq nem parecia um sonho, parecia q eu tava ali no quarto e que tinha acabado de levantar da cama e uma voz do nada falava comigo. Foi assustador no início mas depois que entendi que era Deus uma paz me inundou. Ah e nos dois sonhos foram tipo acho q Só alguns minutos depois que eu tinha… Read more »

Karina

Olá bom dia. Cheguei aqui pelo Google. O relato é grande mas por favor leia e me diga o que acha. Faz uns meses que Ando afastada de Deus e estou começando a voltar pra ele, mas quando estava com ele firme eu orava e Principalmente louvava muito e sentia prazer nisso. Mas coisas pessoais foram acontecendo no meu dia a dia que foi endurecendo e entristecendo meu coração, estava passando por muitas lutas e fui cansando de lutá-las, coisas que até hj nem entendo e fui aos poucos parando de buscar a Deus, pois estava magoada, chateada e frustrada,… Read more »

Anonima CB

Quando eu tinha uns de 6,7 anos acho eu tive um pesadelo que foi assim, lembro só que tinha um gato muito raivoso e aí minha irmã fugiu e eu não conseguia, e aí eu acordei e ouvi uma voz de homem que disse: “Foi Deus quem mandou”. E outra vez quando eu tinha 17 anos por aí eu tinha rezado e pedido à Deus q me desse amigas pq eu nunca consegui fazer amizades por ser tímida, já parei de estudar por ser muito tímida e já pensei em suicídio. Na oração eu pedi à Deus assim “Se o… Read more »

Sooh

Caramba! Que lindo.. obrigado por esse post! Nunca pare!
Deus te abençoe.. 🙏🏻

Pablo

Parabéns, me ajudou bastante 👏🏼

Natália

Ola..tive uma visao ao ser renovada falando em linguas….aquela voz dizia que em dois meses iria acontecer o que eu estava vendo naquela visao….então fiz prova com Deus SOMENTE EM PENSAMENTO..pq aqurla voz me falava q em dois meses iria acontecer a visão q tive…então pedi a Deus q usasse minha filha pra falar o mesmo tempo q aqurla voz tava me falando em pensamento sem ela saber de nada….e assim aconteceu…..ela me respondeu dizendo q ela não sabia pq ia falar aquilo mais em dois meses iria acontecer o que vi na visão…na visão eu vi dois bebês gemeos… Read more »

Fernanda

Estou muito intranquila, pois ha cerca de um ano me aconteceu algo estranho. Estou separada e essa situação me trouxe muitos transtornos. Já conversei com Varias pessoas sobre o que vou relatar , incluindo neuro, psiquiatra, etc. Eu estava questionando a Deus se deveria continuar com meu casamento pelo fato do meu marido ser ateu. Eu já era cristã qdo casei com ele, e no meio desses questionamentos eu achei estranho tantas pessoas casadas com descrentes não sentirem o mesmo incômodo que eu, aí ouvi uma especie de voz ou pensamento mais forte que disse ” porque ainda não é… Read more »

Melissa Ribeiro

Eu sempre escuto uma voz mansa e suave que pode ser feminina ou masculina e até infantil cantando louvores em meus ouvidos como um melodia nunca escutada ou cantada e tão linda e forte que quando eu canto este louvor pra outra pessoa que escuta, ela chora. Eu queria que as pessoas escutassem este canto recebido mas eu não sei como fazer. Mas eu sei que são anjos cantando em meus ouvidos, sei que o espírito santo me dá dons e eu fico maravilhada e honrada em receber. Eu amo meu Senhor Jesus Cristo, a ele toda honra e toda… Read more »

Anônimo

Estava mechendo No Celular, quando de repente veio um Pensamento muito Forte na Minha cabeça, que se Eu visse Pornografia e me masturbasse , Meu avião iria Cair. Consegui fiz meu máximo, Mais Me Masturbei de novo. Meu avião vai cair?

Regiane

Boa noite paz do Senhor Jesus, bom eu tenho essa dúvida também sobre a questão em saber se é Deus falando ,porque desde que me divorciei a 8 anos tenho pedido um sacerdote um companheiro ,e tenho muitas dúvidas porque primeiro a igreja fala que quem se divorciar não pode casar de novo em alguns casos ,mas tenho pedido um companheiro ,entao por algumas semanas eu venho sentindo algo a minha mente falando que já achei a pessoa escolhida e toda vez que eu o vejo vem essa mesma palavra, esse e seu escolhido , mas mesmo assim peço confirmação,… Read more »

Fabiana

Olá,há 10 anos atrás recebi uma profecia q Deus me daria um filho (eu n posso mas gerar )e nesse tempo ja vieram outras profecias sobre,mas sempre q peço uma confirmação pessoal n acontece,pq?

Eduarda

bom dia tenho 16 anos, sou batizada nas águas, falo em línguas, e Deus me concedeu dom de cura e tenho de visão, porém peço que ele me mostre por sonhos, eu estou afastada da igreja nesse momento, porém sigo com os planos dele, oro, jejuo, e mesmo estando longe da igreja ele ainda me usa para falar com pessoas sobre ele. em uma festa dos adolescentes Deus disse assim ” Levante tuas mãos para o céu, e sinta o meu toque , o meu abraço, eu te dou agora o dom de cura você vai ajudar muitas pessoas com… Read more »

Victoria

Olá! Me ajude por favor! A alguns anos namorei um rapaz da minha igreja e nós recebemos grandes promessas sobre nosso relacionamento e ministério, juntos. Mas por falta de vigilância terminamos e eu quis voltar mas ele nao. Então entrei em oração com uma irmã do ciclo de oração e Deus me mandou esperar q Ele faria no tempo dEle mas q iria demorar pois prepararia ele pra mim e eu pra ele. O tempo se passou, eu amadureci mentalmente e espiritualmente e desencanei mas agora nos reaproximamos e até falamos em voltar mas não voltamos pq ele namorava e… Read more »