COMO DEMONSTRAR AMOR AO PRÓXIMO

14
20210

Há muitas formas de demonstrar amor ao próximo. Algumas, como a caridade e a misericórdia, são bem conhecidas, mas outras acabam passando meio despercebidas. 

Vou discutir aqui cinco formas importantes de demonstrar amor ao próximo:

1) Ouvir

As pessoas tem cada vez menos tempo e disposição para ouvir os outros. Por exemplo, o marido ocupado pode achar que a esposa perde muito tempo contando os detalhes do que aconteceu na sua vida ao longo do dia. Ou ainda pode ser que o chefe pense não ter tempo suficiente para ouvir as “queixas” dos subordinados. E assim por diante.

Jesus sempre teve disposição tempo para ouvir os outros, mesmo aqueles que eram contra ele, como os escribas e fariseus. E ouvia as pessoas exatamente porque as amava  por isso investia seu tempo nelas. 

E é isso que devemos fazer também. O ato de ouvir atentamente, por si só, já é uma forma de afirmar para a outra pessoa que ela é importante. 

2) Respeitar

A falta de respeito é um problema muito comum. E pode haver várias causas para isso. Por exemplo, o excesso de intimidade, como ocorre num casal depois de vários anos de casamento. Outra causa é o desnível social: as pessoas com nível social mais elevado muitas vezes olham para as outras com falta de respeito, pois, bem no fundo, se acham melhores.

A Bíblia ensina que cada ser humano é digno de respeito por carregar em si o sopro da vida dado por Deus. E é exatamente esse ensinamento que deu origem ao conceito de “direitos humanos”, tão propagado hoje em dia.

Portanto, não há como amar de fato sem respeitar.  

3) Orar

Orar pelas outras pessoas – interceder junto a Deus por problemas que não seus – é prova de amor. E mais difícil ainda é fazer isso, quando o/a intercessor/a tem seus próprios problemas batendo à porta. Interceder é uma grande prova de amor ao próximo.

Portanto, nunca perca uma oportunidade de ajudar os outros através da oração. Nunca deixe que seus próprios problemas tornem você insensível aos problemas das pessoas que estão à sua volta.  

4) Compartilhar

É comum que as pessoas compartilhem seus problemas umas com as outras. Mas muito menos comum é compartilharem coisas boas. Há ainda pessoas que se recusam a compartilhar seus conhecimentos. Por isso é comum nas organizações que determinadas informações e dicas importantes somente sejam conhecidas por alguns poucos, que guardam zelosamente o acesso a essas coisas para manter seu “poder”.

Também é comum as pessoas tentarem manter para si mesmas as informações que podem gerar vantagens, como a referencia das lojas onde é possível fazer compras a preço baixo (talvez pensando que, se a notícia se espalhar, outras também vão querer aproveitar, e os preços vão acabar subindo). 

Dividir o próprio tempo com aqueles que precisam de um conselho, de ajuda física ou outra coisa qualquer também é outra forma de demonstrar amor ao próximo. E isso, infelizmente, é pouco comum – é mais fácil conseguir que as pessoas doem dinheiro do que seu tempo à obra. 

E nunca se esqueça que o nome técnico para o ato de guardar para si mesmo e para uns poucos queridos aquilo é bom e útil é egoísmo.

5) Reconciliar-se

Perdoar e reconciliar-se são coisas bem diferentes: o perdão pode vir sem reconciliação e às vezes é necessário que seja assim (veja mais). 

Mas aquelas pessoas que têm capacidade de perdoar e realmente retomar o relacionamento em bases zeradas, demonstram enorme capacidade de amar. 

Concluindo, ouvir, respeitar, orar, compartilhar e reconciliar-se são formas bem avançadas de demonstrar amor pelo próximo. E ter capacidade de exercê-las é sem dúvida prova de grande maturidade espiritual.

Com carinho

Total Views: 2600 ,
4.6 5 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Isabela

Usei para fazer tarefa de ensino religioso

MATHEUS

E EU TBM

Bibi

Eu tbm

Mirian Juiane

Eu tmb 😁

Ruan

Muito bom, usei para fazer tarefa de valores

Elzai

Obrigada pela as informações, foi muito útil para mim.

Elzai

Amei o texto, isso me ajudou muito.

Patricia Mattar

Muito bom!!! Como sempre palavras edificantes!!!

conversar

vilma

estou usando para aula na ebd. muito bom