CAMINHANDO COM BASE NA FÉ

0
83317

Fé em Deus significa ter confiança nele – nas suas boas intenções, na correção das suas leis, na sua fidelidade e assim por diante. E é com base nessa fé que precisamos aprender a caminhar. A Bíblia chega a alertar que sem fé é impossível agradá-lo.

E não é difícil entender a razão para essa afirmação tão forte. Afinal, a confiança é fundamental na relação entre pessoas – sem ela, o relacionamento nunca vai funcionar direito. Por exemplo, num casamento, como seria possível ao marido e à mulher ficarem juntos, se sentindo bem na relação, sem haver confiança mútua? 

Sem confiança mútua, o canal de comunicação fica “entupido” e a relação não floresce. E vai passar por crise após crise.

Além disso, a fé em Deus é o “gatilho” que move o agir do Espírito Santo na sua vida. Afinal, como Deus poderia agir na sua vida, se bem lá no fundo, você duvidasse da ação dele ou se não confiasse nele? 

É preciso, agora, responder uma pergunta: o que caracteriza a fé em Deus? Acho que há três aspectos a considerar. O primeiro é acreditar naquilo que você não vê (Hebreus capítulo 11, versículo 1).

Um bom exemplo foi Noé: Recebeu uma missão de Deus que pareceu meio louca para todo mundo – construir um grande barco para enfrentar uma enchente que iria acontecer anos depois. Noé foi ridicularizado pelos seus vizinhos, pois não fazia qualquer sentido construir um enorme barco num local totalmente seco. Mas, pela fé, ele obedeceu e acreditou no dilúvio. E quando a chuva chegou, somente ele estava preparado  (Hebreus capítulo 11, versículo 7).

Portanto, é pela fé que você vai ter certeza da sua salvação, que somente será vivida de fato depois da segunda vinda de Cristo. E será essa mesma fé que lhe permitirá identificar a mão de Deus nas coisas mais inesperadas na sua vida.

O segundo aspecto importante da fé é a capacidade de obedecer mesmo quando você não compreende. Foi isso que Abraão fez (Hebreus capítulo 11, versículos 8 a 10). Certamente, ele não entendeu porque Deus lhe pediu para sair da sua terra e ir para a Palestina, pois isso não fazia qualquer sentido, já que Abraão era um velho. E mesmo assim ele obedeceu. E, pela mesma fé, Abraão aceitou sacrificar seu filho, Isaque, mesmo esse ato lhe parecendo absurdo – Deus parou Abraão no último momento antes do sacrifício se concretizar.

Deus não espera obediência com base no entendimento, pois aí fé não seria necessária – bastaria usar a razão. Ele espera que você dê passos no escuro… 

Lembro de um filme da série Indiana Jones. O personagem principal saiu em busca do cálice sagrado, aquele que Jesus tinha usado na Última Ceia. Em dado momento, Indiana Jones precisou atravessar um desfiladeiro muito profundo, onde não havia ponte.

Depois de pensar, ele deu um passo na direção do abismo pela fé de que havia sim uma ponte ali. E foi exatamente isso que ele encontrou. Mas, a ponte só foi vista por ele depois do primeiro passo.

O terceiro aspecto relevante da fé é a necessidade de persistir, mesmo quando você achar não haver mais razão para seguir adiante. E há vários personagens da Bíblia que deram esse tipo de exemplo. 

Moisés foi um deles (Hebreus capitulo 11, versículo 27). O processo de libertação do povo de Israel da escravidão no Egito foi lento – levou cerca de 2 anos. E foi preciso que Deus mandasse dez pragas para forçar o faraó a ceder.

Ao longo desse tempo, os israelitas se queixavam continuamente que a libertação estava demorando. Cobravam uma solução de Moisés e resmungavam. E o profeta precisou se manter firme – perseverou, apesar das dificuldades.

É a fé que vai lhe dar condições de persistir mesmo em meio a dificuldades que parecem não ter fim. Dificuldades que podem até parecer serem maiores do que sua capacidade de enfrentá-las.

E é a fé que vai lhe sustentar quando Deus parecer calado e distante, já que a resposta dele parece tardar – sei disso, por experiência própria. 

Quando a doutrina cristã afirma que basta ter fé para que as coisas aconteçam, parece que isso é fácil e simples de conseguir fazer. Mas, a realidade é bem diferente. Trata-se de um desafio diário, que você vai vencer com a ajuda do Espírito Santo.

PS Veja mais sobre esse tema aqui.  

Com carinho

Total Views: 2802 ,