AS DIFERENÇAS ENTRE OS QUATRO EVANGELHOS

5
10621

Há quatro relatos na Bíblia sobre a vida e o ministério de Jesus: Mateus, Marcos, Lucas e João. Esses relatos são chamados de Evangelhos, palavra que quer dizer Boas Novas.

Há diferenças entre esses quatro relatos e isso acaba sendo tratado por aqueles que querem criticar a Bíblia como se fossem erros. Mas se analisarmos essa questão com cuidado, veremos que não é nada disso.

Os Evangelhos como trabalho de reportagem

Vamos imaginar que um jornal deseja fazer uma reportagem sobre os bastidores de uma campanha eleitoral para Presidente da República. E para ter certeza que a reportagem final conterá todas as informações relevantes, escala quatro repórteres diferentes para fazerem relatos independentes entre si.

Os quatro repórteres – pessoas sérias, dedicadas e competentes – são pessoas com formação profissional muito diferente, garantindo que o “olhar” de cada um sobre os fatos seja bem individual.

De forma proposital, dois desses repórteres vão acompanhar pessoalmente os acontecimentos, enquanto os outros dois limitar-se-ão a entrevistar pessoas que venham a ser testemunhas oculares dos fatos relatados.

Ao final da campanha, os quatro repórteres vão entregar seus trabalhos para o editor do jornal, sem nunca terem tido contato entre si. Você acha que os relatos entregues ao jornal serão iguais? É claro que não. E se fossem iguais, seria o caso de imaginar uma fraude.

Na verdade, os relatos vão se completar e apresentar pontos de vista diferentes sobre uma mesma realidade, fazendo com que o conjunto dos quatro relatos contenha um conjunto de informações muito mais completo e rico.

E não será justo afirmar, depois que a reportagem estiver pronta, que qualquer dos repórteres mentiu, a partir da constatação que os relatos individuais serão diferentes.

E foi exatamente isso que aconteceu com os Evangelhos: os quatro relatos foram produzidos porque o “editor do jornal” (o Espírito Santo) queria que o Novo Testamento contivesse um relato diversificado daquilo que aconteceu com Jesus. E Mateus, Marcos, Lucas e João cumpriram fielmente a “encomenda” recebida.

A importância dos detalhes comuns

Há ainda um aspecto muito importante a comentar: como os repórteres da Campanha Presidencial terão espaço limitado para seu relato, precisarão escolher o que incluir e o que deixar de fora. Certamente vão incluir aquilo que lhes parecer ser mais importante, essencial mesmo (os fatos fundamentais, quem ganhou, quem perdeu e assim por diante). Assim, os quatro relatos vão muitas vezes falar de coisas diferentes.

E assim aconteceu com os quatro Evangelhos: somente Mateus e Lucas relataram o nascimento e alguma coisa da infância de Jesus. Somente Mateus e Lucas falaram sobre o Sermão onde Ele citou as “bem aventuranças”. Somente esses dois Evangelhos registram as palavras da oração do “Pai Nosso”. Somente João relatou a oração que Jesus fez pouco antes de ser preso. E assim por diante.

Agora, os fatos que todos os quatro repórteres do jornal escolherem relatar sem dúvida serão aqueles de maior importância. E o mesmo aconteceu com os “repórteres” bíblicos: onde os relatos dos quatro evangelistas abrangem as mesmas coisas é porque os fatos relatados são cruciais.

E quais fatos são esses? Alguns são bem fáceis de identificar, como a crucificação, a morte e a ressurreição de Jesus. Mas outros provavelmente vão surpreender você, comprovando que nem sempre olhamos para a Bíblia como deveríamos. Veja a seguir a lista dos demais pontos relatados pelos quatro evangelistas:

  • O batismo de Jesus por João Batista (veja mais). Isso comprova que João foi uma figura de grande importância na história de Jesus, embora hoje seja pouco lembrado.
  • A última refeição com os discípulos, quando Jesus instituiu o sacramento da Santa Ceia.
  • O milagre da multiplicação dos pães, quando Jesus alimentou uma multidão faminta. Esse milagre é uma metáfora para o sacramento da ceia – os(as) cristãos(ãs) passaram a ser “alimentados(as)” espiritualmente pelo corpo e o sangue de Jesus.
  • O aviso a Pedro que ele iria negar Jesus, que serve de alerta para nós: devemos sempre estar atentos contra as ciladas de Satanás e jamais confiar apenas nos nossos próprios recursos.
  • As primeiras pessoas que viram Jesus depois da ressurreição foram mulheres – esse registro deve ser entendido como uma homenagem àquelas que foram suas mais fiéis seguidoras.

Com carinho

5
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Vinicius MouraEgleia monforteTinaWilliam Borges Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Egleia monforte
Visitante
Egleia monforte

Muito bom!
Como me ajudou, muito obrigada.

Tina
Visitante
Tina

Gostei muito da sua colocação sobre as diferenças dos evangelhos.

William Borges
Visitante
William Borges

Muito bom, edificante!!! Parabéns e obrigado!

Anônimo
Visitante
Anônimo

Procure por Rudolf Steiner. Principalmente seus livros (palestras) em Cristologia.