A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO

2
4048

Você sabe qual é a diferença entre alma e espíritoTodos os estudiosos, mesmo quem não é cristão, concordam que o ser humano é formado de uma parte material – seu corpo – e outra imaterial, onde são produzidos os pensamentos, as emoções, etc. Essa parte imaterial costuma ser chamada de “mente”. Corpo e mente formam um conjunto – não há vida humana sem essas duas partes.

Quem não acredita em Deus pensa que, no fim da vida humana, a mente morre junto com o corpo. Já o povo cristão acredita que o corpo vai morrer sim, mas há uma parte da pessoa permanecerá viva. E essa parte que permanece viva vai ganhar um novo corpo, conforme aconteceu com Jesus, na ressurreição que acontecerá no final dos tempos. 

Portanto, a permanência de parte de cada ser humano, até o final dos tempos, é uma crença essencial do povo cristão, pois sem isso não podeira haver a ressurreição dos mortos no final dos tempos.  

A alma seria diferente do espírito
Agora, mesmo no meio cristão, há diferenças quanto ao entendimento sobre a composição da mente humana. Alguns acreditam que ela é constituída de duas partes diferentes, alma e espírito. Veja o texto de 1 Tessalonicenses capítulo 5, versículo 23:

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Segundo essa ideia, na alma seriam registrados os pensamentos e as emoções. O espírito seria a “semente” divina, que vem de Deus, a sede da vida (Gênesis capítulo 2, versículo 7). Por isso o espírito não morre.

Mas há problemas com essa interpretação. Veja o que diz Apocalipse capítulo 6, versículo 9:

E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

Esse texto trata de uma visão do apóstolo João e nessa parte específica lhe foram mostradas as almas dos mártires da fé junto a Deus, aguardando sua ressurreição no final dos tempos. Mas no modelo tradicional que aceita a separação entre alma e espírito, os espíritos das pessoas é que deveriam estar junto a Deus e não suas almas.

Outro problema com a divisão da mente entre alma e espírito é a questão da individualidade do ser humano. Onde seria a sede dessa individualidade: na alma ou no espírito? Ou ela seria repartida entre essas duas partes? Mas, se for assim, como essa divisão é feita? Essas são questões muito complexas e que parecem não ter uma boa resposta. Por causa disso, muitos estudiosos/as cristãos defendem uma outra abordagem, que me parece mais adequada.

A alma e o espírito seriam duas partes da mesma coisa
A outra abordagem defende que não há separação real entre alma e espírito. Quando a Bíblia fala nessas duas coisas estaria, na verdade, descrevendo duas funções diferentes da mente humana. A alma se referiria à função que tem a ver com nosso relacionamento com o mundo físico, incluindo as outras pessoas, incluindo emoções, o raciocínio lógico, a memória, etc. A outra função, chamada de espírito, se refere ao relacionamento do ser humano com Deus, o que dá origem à fé, ao louvor, etc.
Isso explicaria porque a Bíblia usa os termos “alma” e “espírito” de forma meio livre. Em alguns momentos, usa as duas palavras juntas para descrever a mente humana (como no texto de 1 Tessalonicenses que citei acima. Em outras usa um ou outro termo, de forma meio indistinta, como acontece no texto do Apocalipse citado acima. 
Alma e espírito seriam uma coisa só, formam a mente humana, que é a sede da individualidade da pessoa. A mente não morre e receberá um corpo renovado no final dos tempos. E essa é a esperança que todo o povo cristão tem.
Com carinho

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors

Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3888
Vinicius Moura
Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3888
Anônimo Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3888

Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3888
Anônimo
Visitante
Anônimo

Ola
seu blog é muito bom. Parabéns.
Com relação ao tópico , claro que influenciado pela minha religião , creio eu que nao iremos reencarnar em um novo corpo no final dos tempos pra viver ao lado de Deus , creio que nossa alma irá viver com Deus . Penso também assim sobre espírito e alma porem ao contrário.tudo que falou de alma pra mim é o espírito e vice versa. Espírito de Deus é uma coisa mas espírito humano é outra coisa. É oque creio.

Vinicius Moura
Visitante

Obrigado pelas suas palavras.

Acredito na ressurreição num novo corpo por causa do exemplo de Jesus Cristo. A Bíblia que Ele é a "primicia dos que dormem", ou seja o primeiro a passar pelo tratamento que os mortos vão receber.

E Ele ressurgiu num novo corpo, um pouco diferente do corpo humano normal. Mas era visível, podia comer, ser tocado, etc.

Um abraço