A Bíblia começa e termina falando da Graça de Deus e isso não acontece por acaso. E há um grande ensinamento aí para nossas vidas.
Mas o que é a Graça de Deus? Quando uma loja diz que um produto é grátis afirma que o consumidor vai recebê-lo sem pagar nada, sem dar qualquer retribuição. E a palavra grátis tem a mesma raiz da palavra graça, apontando para o mesmo conceito.
A Graça de Deus, portanto, é aquilo que Ele dá para o ser humano sem receber qualquer retribuição. E a manifestação dele é o sacrifício de Jesus na cruz para nos salvar. Afinal, nenhum de nós fez nada para merecer esse presente.
A Graça no princípio
Voltando a presença da Graça de Deus no princípio e no fim da Bíblia, o texto bíblico começa falando da criação do universo (Gênesis capítulo 1, versículo 1):
No princípio criou Deus o céu e a terra.
Ora, Deus não tinha qualquer obrigação de criar o universo e muito menos a vida que nele existe, incluindo nós, seres humanos. Ele fez isso porque entendeu ser bom. Assim, a vida é um presente de Deus, é um produto da sua Graça. E é exatamente sobre isso que a Bíblia começa falando.
A graça no fim
Agora, a Bíblia termina no Apocalipse, livro que relata uma série de visões dadas ao apóstolo João sobre o que acontecerá no final dos tempos (veja mais). E o livro termina, no capítulo 22, versículo 21, da seguinte forma:
A graça do Senhor Jesus seja com todos.
O que é lembrado nessa passagem é que Deus é a fonte de todas as bençãos recebidas pelo ser humano. E, como ninguém merece ser abençoado, pois todos/as pecam, quando recebemos algum benefício d´Ele isso se deve à sua Graça. Simples assim.