A “ARMADURA” DE DEUS

0
21646

Existe uma passagem na Bíblia que fala da armadura que protege o cristão contra a ação do Inimigo (Efésios capítulo 6, versículos 13 a 18). O símbolo de uma armadura para representar a proteção de Deus foi inspirada no equipamento que os soldados romanos usavam naquela época. Os judeus conheciam bem a armadura romana pois viam exemplares dela todos os dias. E sabiam muito bem como era eficaz.

A proteção do cristão conta com os mesmos itens que os soldados romanos usavam: cinto, couraça, sandálias, escudo, capacete e espada. E cada um tem um significado espiritual especial, que vou explicar a seguir:

O “cinto” da Verdade
O cinto era uma peça muito importante do equipamento do soldado pois nele eram pendurados a bainha da espada e um sem número de outros objetos úteis. O cinto também impedia que a túnica do soldado ficasse solta e atrapalhasse seus movimentos.
No mundo espiritual, a ligação do “cinto” com a Verdade aparece de duas formas. Primeiro, a Verdade de Deus, Jesus, é a base de tudo na nossa vida espiritual, como ocorria com o cinto na armadura romana. Depois, porque quando a pessoa abraça essa Verdade, passa a fugir da hipocrisia e das mentiras que justificam o pecado. 
A “couraça” da justiça
A couraça defendia o tronco do soldado, onde ficavam seus órgãos vitais. No mundo espiritual, a “couraça” defende os sentimentos das pessoas. E esse símbolo faz sentido porque os antigos acreditavam que sentimentos residiam no coração da pessoa. 
Mas qual é a ligação da “couraça” com a justiça? Justiça tem a ver com santidade, isto é, a ausência de pecado. O que está sendo dito, portanto, é que a pureza de sentimentos gera o comportamento correto. E isso protege a pessoa impedindo a presença permanente do mal na vida dela. 
As “sandálias” do Evangelho da paz
As sandálias precisavam ser fortes e confortáveis pois o soldado precisava de um calçado confiável para desempenhar bem suas funções.
Ora, o que traz confiança e conforto na vida do cristão? É a certeza da sua salvação, trazida por Jesus. E é essa mensagem que a Bíblia chama de boas novas, o significado da palavra evangelho no grego. 
A paz aparece nessa equação porque a salvação trazida por Jesus passa pelo perdão dos pecados da pessoa. E aí é feita a paz entre ela e Deus, antes impossível porque o pecado a afastava d´Ele. 
O “escudo” da fé
A escudo defendia o soldado de forma ativa. O capacete e a couraça eram proteções fixas, mas o escudo era móvel. E ele era usado, conforme necessário, para proteger as partes do corpo eventualmente desprotegidas ou reforçar a proteção de cabeça ou tronco. 
O “escudo” espiritual se relaciona com a fé porque é ela quem garante a presença do Espírito Santo na vida da pessoa. E somente essa presença pode defendê-la contra os ataques espirituais.
O “capacete” da salvação
O capacete protegia a cabeça do soldado. No simbolismo espiritual, o “capacete” significa a proteção da mente, isto é, dos pensamentos da pessoa. Ele é ligado à salvação porque a presença do Espírito Santo é fruto da aceitação de Jesus pela pessoa, isto é, da sua salvação. 
E a Bíblia alerta contra o perigo de não contar com essa proteção, quando a “casa” (a mente) da pessoa fica vazia. E esse vazio acaba sendo preenchido pelos pensamentos do mundo, desviando a pessoa do bom caminho. 

A “espada” da Palavra de Deus 
No livro do Apocalipse, Jesus aparece montado num cavalo branco e uma espada afiada sai da sua boca e lhe permite destruir seus inimigos (capítulo 19, versículos 11 a 16). Essa espada é um símbolo a Palavra de Deus , conforme ensina Hebreus capítulo 4, versículo 12. 

A Palavra de Deus tem poder pois é através dela que se tornar possível explicar o significado das boas novas que Jesus representa, reivindicar as promessas que Deus fez, repreender a ação do mal, entre outras coisas importantes. 
Ela é uma arma de ataque porque  serve para derrotar o mal. E também é parte da armadura de proteção porque muitas vezes o ataque é a melhor defesa. 
Concluindo, use a “armadura” de Deus e se proteja do mal. Inclua essas ideias nas suas orações diárias, pois elas vão lhe ajudar muito. Eu sempre faço isso.  
Com carinho 
Total Views: 7242 ,