A APARÊNCIA DO DIABO ENGANA

0
1351

Pode ter certeza que a aparência do Diabo engana os seres humanos. Livros, filmes e programas de televisão costumam apresentar o Diabo como um ser feio, repelente mesmo. Ele costuma ser apresentado com chifres, rabo, cheiro de enxofre e outros aspectos de uma aparência horrível. E seria bom se fosse assim, pois ninguém iria se sentir atraído por um ser com essa aparência e ficaria fácil fugir dele. 

Mas, a realidade é completamente diferente. A aparência de Satanás não é repelente. Afinal, ele era originalmente um arcanjo muito bonito, Lúcifer, ou “Estrela da Manhã” (Isaías capítulo 14, versículos 12 a 15). Tudo isso aponta para um ser belo.

Sendo assim, não é difícil para Satanás se disfarçar como anjo de luz (2 Corintios capítulo 11, versículo 14), isto é aparentar ser bonito e sedutor, com poder para encantar as pessoas. E essa é uma das razões porque ele é tão perigoso. 

Por outro lado, a Bíblia também afirma que não devemos ter medo de Satanás. É preciso sim ter cautela com ele. Ter consciência que ele é capaz de causar muito estrago e nunca subestimá-lo. Mas, não devemos ter medo dele, pois basta resistir-lhe, isto é não aceitar suas mentiras e promessas enganosas, que ele fugirá (Tiago capítulo 4, versículo 7). 

Precisamos também entender que Satanás pode nos tentar. Mas, ele não tem poder para nos obrigar a fazer a sua vontade. Pode tentar nos convencer e até nos seduzir, levando-nos a seguir caminhos errados, mas a decisão final quanto ao que vamos fazer sempre será nossa, pois temos livre arbítrio. 

Outra coisa que precisa ser entendida é o risco que corremos, quando tentamos nos esconder atrás dele, para encontrar justificativas para nossos pecados. Em outras palavras, procurar nos justificar aos nossos próprios olhos e de terceiros, atribuindo nossos erros à ação demoníaca em nossas vidas, como se não tivéssemos defesa contra a atuação dele.

Satanás é tentador, ele é mentiroso, faz promessas que nunca vão se cumprir.  E a aparência do Diabo pode até ser muito melhor do que se pensa. Mas, a responsabilidade de quem cai na conversa dele ou se engana com sua aparência é da pessoa que se deixa levar por isso, pois foi ela quem escolheu pecar. Essa é a realidade nua e crua.

Com carinho

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of