SABER RECEBER É TÃO IMPORTANTE QUANTO SABER DAR

2
337

Na noite em que comeu a última ceia com seus discípulos, logo antes de ser preso, Jesus lavou das pessoas que estavam com Ele (João capítulo 13, versículos 1 a 16).

Naquela época, lavar os pés empoeirados de uma pessoa, era tarefa muito humilde, normalmente reservada apenas a servos/as (escravos/as). Portanto, ao realizar essa tarefa, que para muita gente seria considerada humilhante, Jesus quis ensinar humildade e desejo de servir ao próximo. 

Agora, o que me chama atenção nessa passagem é que Pedro se recusou a participar da cerimônia do “lava pés”, pois julgou que Jesus estava se colocando em posição indigna e isso diminuía seu ministério aos olhos da sociedade. E o mais inesperado foi a reação de Jesus – Ele disse que, se Pedro não participasse do “lava pés”, deixaria de ser seu discípulo. Diante de tal ameaça, Pedro concordou e deixou que Jesus lavasse sues pés. 

Por que Jesus reagiu de forma tão dura à hesitação de Pedro em participar do “lava pés”? À primeira vista, parece ter sido uma reação até meio desproporcional. Como explicar essa atitude de Jesus?

Há duas razões para isso. A primeira delas é evidente: ao se recusar a participar de um ato que Jesus considerou importante, Pedro, mesmo que sem querer, questionou a liderança espiritual do seu mestre. Pedro imaginou saber melhor do que o próprio Jesus, o que era ou não adequado fazer naquela circunstância. E esse foi um erro muito sério cometido por Pedro.

A segunda razão para a reação forte de Jesus foi ensinar Pedro a receber. A sabedoria popular afirma que é mais difícil dar do que receber, mas isso nem sempre é verdade. Muitas vezes é difícil receber. 

Por exemplo, é muito mais fácil dar conselhos do que recebê-los. Damos conselhos para as outras pessoas mesmo quando elas não nos pedem. Mas, frequentemente, quando tentam nos dar conselhos, nos recusamos a ouvir. Achamos que isso é uma intromissão indevida na nossa vida.

O ato de saber receber não é fácil porque requer humildade. Para conseguir receber com alegria, é preciso ter consciência de haver algo necessário para a própria vidas que não vai ser possível conseguir por conta própria. É preciso saber aceitar algum tipo de ajuda. 

No ato de receber, está implícito o reconhecimento da nossa própria fragilidade, a realização de que somos incompletos, limitados e imperfeitos. O conhecido teólogo Henri Nouwen ensinou que receber é uma arte, pois significa permitir que outras pessoas passem a fazer parte das nossas vidas

Dar é muito importante, fundamental mesmo. Mas também é preciso haver um aprendizado para receber. Quem se preocupa apenas em dar, pode acabar se sentindo independente e auto-suficiente demais e deixar o orgulho entrar no seu coração. 

O apóstolo Paulo deu um excelente depoimento a esse respeito em 2 Coríntios capítulo 12, versículo 10:

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

Essa última frase resume tudo: pois quando sou fraco (e portanto, passo a depender totalmente daquilo que d´Ele recebo), aí é que me torno forte.

Jesus reagiu à atitude de Pedro porque percebeu no apóstolo um orgulho disfarçado e cortou o mal pela raiz.

O maior exemplo de não saber receber está relacionado com a Graça de Deus, despertada pelo sacrifício de Jesus na cruz, para termos acesso à salvação. Muitas pessoas não aceitam Jesus como Salvador pois acham que não precisam receber nada d´Ele – já são suficientemente boas e não precisam dessa ajuda.  Pensam que podem chegar lá através dos próprios esforços. E isso é um grande erro.

Ter a humildade para aceitar as próprias limitações e necessidades, está na origem da aceitação de Jesus como salvador. Por isso aprender a receber é tão importante.

Com carinho  

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Vinicius MouraDennis Sousa Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Dennis Sousa
Visitante

Só verdades. Sempre sou edificado com seus textos.
🙂