AS PESSOAS QUE AMO VÃO PARA O CÉU?

5
120939

Perder uma pessoa querida é uma coisa devastadora – sei disso por experiência própria. O sofrimento é grande, mas pode ficar ainda pior quando há dúvida a pessoa que morreu foi mesmo para o céu.

Se você estiver com essa dúvida, esta postagem é para você. Vou tentar esclarecer essa questão em duas etapas. Primeiro, discuto quem será salvo/a, de acordo com o ensinamento da Bíblia. Depois, mostro para você como analisar a situação do seu ente querido.

Quem será salvo/a?
A Bíblia é clara sobre a condição para salvação:

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Romanos capítulo 10, versículo 9

Repare que há duas coisas incluídas aí: Acreditar (ter fé) que Jesus é o salvadorassumir essa fé abertamente.

Agora, há algumas coisas adicionais a considerar. Primeiro, nem toda a pessoa que se declara cristã entrará de fato no céu, conforme o próprio Jesus alertou (Mateus capítulo 7, versículos 21 a 24).

E a razão é simples: A fé que salva é viva. Em outras palavras, ela não pode ser uma simples crença que não gera qualquer consequência, pois não transforma a vida da pessoa (Tiago capítulo 2, versículos 14 a 17). A fé precisa gerar resultado (obras).

Depois, nosso julgamento a respeito dessa questão é sempre imperfeito. Nós sempre julgamos as aparências, o exterior das pessoas com quem convivemos, e só Deus conhece o interior delas. 

E um bom exemplo disso é o ladrão, crucificado ao lado de Jesus. Ele aceitou Cristo como seu salvador nos minutos finais da sua vida e recebeu a garantia de ir para o céu (Lucas capítulo 23, versículo 43). Repare, esse homem nada fez de bom – ele mesmo admitiu isso – e ainda assim foi salvo. 

E a explicação para isso é simples: A fé que tomou conta dele nos minutos finais da sua vida era do tipo que teria gerado mudanças, caso ele tivesse sobrevivido. Era uma fé viva. E Deus sabia disso. 

A forma como a pessoa vive e os resultados que produz são boas pistas sobre a fé de determinada pessoa, mas nossa percepção sempre é limitada e pode falhar. Só Deus vê o quadro completo. Portanto, nunca acredite quando alguém, mesmo que seja pastor/a, afirme que determinada pessoa vai para o inferno, pois ninguém pode ter tal tipo de garantia.

A terceira coisa a considerar é o tamanho da misericórdia de Deus. Ele é muito mais misericordioso do que você ou eu. Por exemplo, eu nunca teria aceito a conversão do ladrão ao lado de Jesus e Deus fez isso. Eu pensaria que aquele homem queria apenas escapar da justa punição, mas Deus viu nele o que eu nunca conseguiria ter visto. 

E como fica a pessoa que amo? 
Acho que já deu para você perceber que ninguém pode ter certeza quanto à salvação ou não de outra pessoa. Simplesmente porque não temos informação suficiente e nosso julgamento é falho. 
A pessoa pode parecer ser um/a crente verdadeiro/a, mas seus problemas podem estar mascarados pela hipocrisia que engana a todo mundo. Ou a pessoa pode ter sido grande pecadora, mas se converteu no último minuto, como o ladrão ao lado de Jesus. Quem pode garantir uma coisa ou outra? Simplesmente, ninguém.
E nunca deixe de levar em conta a enorme misericórdia de Deus, conforme comentei acima. Onde você ou eu não vemos esperança, Deus pode operar e mudar as coisas.
Concluindo, meu conselho para você é apenas confie em Deus! Exerça sua fé, aceitando que Ele é justo, amoroso e misericordioso. Portanto, Ele fará o melhor e o certo.

A pessoa que você ama está nas melhores mãos possíveis, tenha certeza disso. E descanse em Deus.

Com carinho

5
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
AMANDA MORENOVinicius MouraJoão Batista da Silva MachadoMarcos Antonio de Sousa Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
AMANDA MORENO
Visitante
AMANDA MORENO

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31

SOU EVANGELICA E MEU MARIDO NAO…. ELE SERA SALVO OU DEUS NAO VAI SALVAR A MINHA CASA??????

João Batista da Silva Machado
Visitante
João Batista da Silva Machado

Concordo em quase tudo. Porém, creio que, apesar de o exemplo do ladrão da cruz nos dá uma “panorâmica” da misericórdia de Deus, ela pode não servir para nós, porque o ladrão morreu antes que a igreja fosse fundada. após Atos 2, o que nos salva é o Batismo em Nome de Jesus e o Batismo no Espírito Santo (Atos 2:38-39). E, sim, tudo o mais o que está no texto.

Marcos Antonio de Sousa
Visitante

Amém! Somente Deus sabe de todas as coisas. Agora é lamentável que muitos dos que se encontram na igreja e até exercem liderança eclesiásticas não herdarão o reino de Deus – Mateus 7
Deus é justo e sabe de todas coisas, descanse em Deus – Salmo 139