CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA ESTUDAR A BÍBLIA

2
82995

A Bíblia é um livro espiritual pois é a Palavra de Deus. Portanto, o estudo da Bíblia não pode ser feito como o de um outro livro qualquer. E aqui vão alguns conselhos para ajudar você a estudar a Bíblia da forma correta:

  • Sempre ore antes de começar, pedindo ao Espírito Santo para iluminar seu estudo. O Espírito Santo inspirou a produção dos livros da Bíblia, mas Ele tem outra tarefa muito importante: iluminar as pessoas a entenderem as verdades espirituais nela contidas. Portanto, nunca comece a estudar a Bíblia sem orar antes e pedir iluminação para essa tarefa. 
  • Nunca estude a Bíblia sem dar sua atenção completa. Portanto, nunca tente estudar a Bíblia fazendo outra coisa ao mesmo tempo (por exemplo, manter a televisão ligada ou estar num ambiente onde haja conversa paralela). E jamais se apresse – faça tudo com calma.
  • Sempre procure entender o contexto do ensinamento. Isso significa saber quem está dizendo o quê, as circunstâncias que as pessoas enfrentavam naquele momento, qual a história prévia daquelas pessoas, etc. Isso normalmente exige ler alguns parágrafos (versículos) precedendo a parte sendo estudada, assim como alguns parágrafos (versículos) posteriores a ela. Algumas Bíblias trazem comentários que podem ajudar muito no entendimento desse contexto.
  • Conheça a chave de interpretação da Bíblia: Jesus Cristo. Não importa se você está lendo o Velho ou o Novo Testamento, procure sempre por Jesus. É claro que no Novo Testamento a presença de Jesus é mais direta, pois boa parte do que está sendo contado tem a ver diretamente com o ministério d´Ele. Mas Jesus também é a figura central do Velho Testamento, embora ali não seja chamado pelo seu nome e sim pelo seu título “Messias” (“Ungido”).
  • Nunca fique desanimado/a se não entender alguma coisa. Afinal, a Bíblia tem muito material relacionado com uma cultura muito antiga, estranha para nós. Também há nela conceitos teológicos muitas vezes difíceis de entender (por exemplo, Jesus Cristo é o “Verbo Divino em João capítulo 1). Se você não entender o que leu, use os comentários eventualmente existentes na sua Bíblia ou em outros livros ao qual tenha acesso. E também peça ajuda a quem souber mais sobre o tema, talvez seu pastor/a ou professor/a da Escola Bíblica.

Um exemplo de como fazer isso
Vejamos um exemplo prático e escolhi para isso o texto de Êxodo capítulo 12, que sugiro você leia agora.

Esse texto relata o que se passou na noite anterior ao dia da saída do povo de Israel da escravidão no Egito. Moisés orientou as pessoas que ficassem em casa e que cada família matasse um cordeiro e pintasse as ombreiras da porta da sua casa com o sangue daquele animal. A família deveria ainda comer a carne daquele animal acompanhada de pão sem fermento e ervas amargas. Esse evento ficou conhecido como Páscoa (o significado dessa palavra é “passagem”) e é comemorado pelos judeus até hoje.

Primeiro, vamos ao contexto: Os/as israelitas vinham sendo escravizados há cerca de 430 anos e Moisés foi mandado por Deus para libertar o povo e levá-lo à Terra Prometida (Palestina).

Moisés avisou o faraó que ele deveria obedecer a ordem de Deus e deixar o povo ir embora. E como o faraó resistiu a essa ordem, pois não queria perder sua mão mão de obra barata, foi preciso que Deus pesasse sua mão, enviando dez pragas que tornaram a vida do povo egípcio um inferno. A última delas foi a mais terrível: A morte do primogênito de cada família egípcia e justamente aconteceu na noite em questão.

A orientação de Deus para que o povo de Israel pintasse as ombreiras das portas de suas casas com sangue de cordeiro visava avisar o Anjo da Morte para passar longe dali, ou seja, poupar os moradores daquela casa.

Discutido o contexto, falta agora encontrar Jesus nesse relato, já que Ele é a chave de interpretação bíblica. Para fazer isso, comece lembrando que o sacrifício de Jesus na cruz abriu as portas para a reconciliação dos seres humanos com Deus. 

Ora, sacrifício significa sangue e onde apareceu sangue no relato em questão? Na porta da casa de cada família israelita. E de onde veio o sangue? De um cordeiro especialmente sacrificado.

Repare que, se você fizer as perguntas adequadas, usando sempre a vida e o ministério de Jesus como referencia, vai ver que não será difícil encontrar as respostas certas no texto sendo estudado.

No caso, o cordeiro sacrificado representou o próprio Jesus e essa é uma das razões pelas quais Ele é conhecido como o “Cordeiro de Deus”. O sangue de um cordeiro salvou cada família de Israel, da mesma forma que o sangue de Jesus, derramado na cruz, permite a salvação de cada ser humano que acreditar n´Ele.

Portanto, a Páscoa, evento fundamental na história de Israel, tem uma simbologia que aponta para Jesus e seu sacrifício na cruz. E não foi por acaso que Jesus morreu exatamente num feriado de Páscoa judaica. 

Palavras finais
Invista seu tempo em estudar e entender a Bíblia. Certamente vai haver alguma dificuldade, principalmente no começo, mas vai acabar se acostumando. A diferença em relação às outras tarefas que você cumpre no seu dia-a-dia é que esse estudo vai mudar sua vida. Posso garantir isso.

Com carinho

2 Comentários


  1. Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3831
    PEDRO VITORINO

    SOU ASSEMBLEIANO MINISTERIO BELEM MAIS NA MINHA IGREJA NAO TEM MTO ESTUDO BIBLICO. ESTOU ESTUDANDO NA MINHA CASA COM IRMAOS DA IGREJA TESTEMUNHA DE JEOVA E O ESTUDO EH MTO BOM PQ EH MTO PROFUNDO. VC ACHA QUE EU POSSO FREQUENTA UMA IGREJA E ESTUDA EM OUTRA OU PODE DA CONFUSAO NA MINHA MENTE?


    • Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3831
      Vinicius Moura

      Meu caro

      Testemunhas de Jeová são consideradas como uma seita pelos evangélicos. Eles têm ensinamentos muito diferentes dos nossos. Inclusive sua Bíblia (editada pela Sociedade Torre de Vigia) é diferente da nossa, porque nela foram expurgados pedaços da nossa que contrariam a doutrina que eles defendem.

      Recomendo que você procure um outro grupo para estudar. Você terá problemas se continuar nesse caminho, misturando as coisas.

      Abs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here