A SABEDORIA POPULAR ENTENDE DEUS?

0
124

Ditados populares envolvendo Deus são muito comuns. E alguns deles, por serem muito conhecidos e repetidos, acabam sendo aceitos como verdade quando não o são. 

Listei a seguir dez ditados que ouço quase sempre. É interessante perceber que apenas quatro deles encontram respaldo na Bíblia, os demais são inverdades. Portanto a sabedoria popular não é nada confiável. 

1) Todos são filhos de Deus

Errado. A Bíblia diz que somente aqueles que aceitam Jesus como seu Salvador passam a ser considerados filhos de Deus. As demais pessoas são apenas criaturas Dele.

2) Todos os caminhos levam a Deus 

Errado. Essa declaração contraria os ensinamentos de Jesus: apenas Ele mesmo é o caminho certo e a única Verdade.

Além disso, o ditado contraria a lógica: crenças totalmente diferentes entre si não podem todas ser verdadeiras. Forçosamente, haverá quem esteja certo e quem esteja errado. Por exemplo, os hinduístas adoram vários deuses e os cristãos apenas um. Para os budistas, Deus não é uma pessoa e a reencarnação existe, enquanto para os cristãos Deus tem mente e vontade próprias e a reencarnação não existe. Hinduístas, cristãos e budistas não podem todos estar certos, ao mesmo tempo – isso não é logicamente possível. 


3) Cada um por si e Deus por todos

Errado. Esse ditado contraria frontalmente a Bíblia. Afinal, se somos chamados por Jesus para amar o próximo, a postura de cada um por si não é aceitável. Precisamos sempre pensar nas consequências daquilo que fazemos sobre a vida das demais pessoas.


4) Se Deus é a favor, quem pode ser contra? 

Certo. Esse ditado, se for entendido no sentido que nenhuma força pode impedir um resultado desejado por Deus, pode ser considerado correto. 

Mas isso não significa que há falta de oposição os planos de Deus, pois Satanás (Inimigo) sempre procura atrapalhar os planos de Deus, mas não consegue. O poder de Deus é incomensuravelmente maior.

5) A voz do povo é a voz de Deus

Errado. Totalmente contrário ao ensinamento bíblico. Muitas vezes o que o povo quer contraria a vontade de Deus. 

Por exemplo, o povo de Israel resolveu fazer um bezerro de ouro para adorar, pois estava cansado de esperar Moisés descer do Monte Sinai, onde tinha ido para receber os Dez Mandamentos. E isso aconteceu mesmo depois de Deus ter feito inúmeros milagres para libertar o povo do Egito.


6) Deus escreve certo por linhas tortas

Errado. As linhas de Deus nunca são tortas. Elas até podem parecer tortas para quem não consegue entender os planos d´Ele.

Por exemplo, José, filho de Jacó, somente entendeu que havia um propósito de Deus na sua vida, cerca de dezessete anos depois de ter sido vendido como escravo pelos próprios irmãos. Ele se tornou a segunda pessoa mais importante do Egito e pode salvar sua família de morrer de fome, durante uma seca terrível.


7) A justiça de Deus tarda mas não falha

Errado. O erro é similar ao do ditado anterior. A justiça de Deus pode tardar aos olhos humanos, mas Deus age sempre na hora certa e da forma necessária.


8) Deus é maior que tudo

Certo. Deus é maior e mais poderoso do que qualquer coisa existente. Afinal, foi Ele quem criou tudo. 


9) Deus vê tudo que acontece

Certo. A Bíblia fala isso expressamente. Diz ainda que não há onde se esconder de Deus.


10) Deus nunca dorme

Certo. A Bíblia fala que Deus não dorme nem descansa. E a declaração contida no relato da criação, que Deus descansou no sétimo dia, deve ser entendida de forma simbólica: Ele queria instituir o sábado como um dia reservado para descanso e louvor. E usou essa imagem para explicar o que estava sendo determinado.

Com carinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here