TERMÔMETROS DA FÉ

3
4102

Um termômetro mede a febre. E como a febre é um indicador de doença, o termômetro acaba sendo um medidor que algo está errado. Toda vez que ele indica uma temperatura elevada, especialmente quando acima de 39°C, é hora de consultar o médico. 

A fé é a base da relação do ser humano com Deus. A Bíblia chega a dizer que, sem fé, não é possível agradar a Deus (veja mais). Em resumo, a existência da fé é uma indicação da saúde espiritual da pessoa. 

Sendo assim, seria muito interessante contar com um “termômetro” para a fé, permitindo “medir” a saúde espiritual. Mas como “medir” uma coisa imaterial? É possível sim, mas não da mesma forma como se mede a temperatura. O caminho disponível é indireto. Mede-se a fé através dos seus efeitos na vida da pessoa. 

A forma de fazer isso foi ensinada por Tiago, irmão de Jesus: ele explicou que as obras indicam se a fé existe e está operante (capítulo 2, versículos 14 a 26). E obras, nesse contexto, significam mudanças na vida da pessoa, no seu comportamento. Tiago quis dizer que, se a pessoa diz ter fé, mas não demonstra mudanças nos seus caminhos, a fé alegada não serve para nada, está “morta” (versículo 17).

Infelizmente há muitas pessoas que se dizem cristãs mas vivem como se Deus não existisse ou se elas não o conhecessem. O cristianismo não tem qualquer impacto real na vida delas.  Basta lembrar dos(as) muitos(as) que somente vão à igreja em circunstâncias sociais (casamentos, batizados, enterros, etc). Sabem bem que Deus existe, mas não têm qualquer compromisso com Ele.

As mudanças de vida provam que a fé está viva e operante. Portanto, aí está um “termômetro” para a vida espiritual de qualquer pessoa. 

Mas há outro “termômetro” útil e cuja natureza talvez possa surpreender você. Quando a fé está viva e presente, a pessoa tem dúvidas sobre o significado e a forma de aplicar a doutrina cristã. Eu me explico melhor.

A doutrina cristã não é simples de entender: conceitos como a Trindade, salvação apenas pela fé, santificação e outros não são triviais. Mesmo depois que a pessoa os entende bem, ainda assim provavelmente terá dúvidas sobre sua aplicação na prática. E assim as perguntas costumam aparecer: Eu e os meus entes queridos seremos salvos? Por que os bons sofrem? Por que as pessoas iníquas prosperam? Estou pecando ao fazer tal coisa e quais serão as consequências dos meus atos? Posso perder a minha salvação? E assim por diante.

Pessoas que estão interessadas em conhecer e aplicar corretamente a doutrina cristã costumam ter dúvidas. E vão continuar a ter dúvidas por toda a sua vida espiritual. Eu estudo a doutrina cristã há quase 30 anos e, confesso, há muitos coisas que ainda não compreendo bem. Aprendo todos os dias com aquilo que leio e ouço.

Agora, quando a pessoa deixa de procurar respostas para questões intrigantes, uma das duas coisas está acontecendo. Pode ser que tenha perdido o interesse no cristianismo. A outra possibilidade é que a pessoa pense nada mais ter a aprender, pois já conhece todas as verdades necessárias. Em outras palavras, sua fé “congelou”, ficou parada no tempo e espaço e isso não fala bem da saúde espiritual da pessoa que pensa assim. 

Portanto, a falta de interesse na doutrina cristã e na sua aplicação, é outro importante “termômetro” que serve para “medir” como anda a fé da pessoa.

Com carinho

3 Comentários


  1. Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3831
    gabriel01234

    Oi tem algum post seu relacionado ao batismo ? Tenho 16 anos, vou me batizar dia 7 de dezembro, e gostaria de saber se eu posso me batizar mesmo cometendo o ato de pecar? É uma coisa que me encomoda muito, quero me batizar, a única coisa que eu quero nesse mundo é ser um servo adorador de Jesus, mais como eu disse, meus pecados me encomodam e me deixam envergonhado diante de Jesus, quando peco, vou pedir perdão porem super envergonhado do que eu fiz, e o pior é que eu não consigo parar. Enfim, obg desde já


    • Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3831
      Vinicius Moura

      Sua resposta nasce no conceito de batismo. Trata-se de um reconhecimento oficial e público de que a pessoa aceitou Jesus como seu Salvador. Só isso.

      Portanto, todos aqueles que se batizam são pecadores e continuarão a pecar mesmo depois de serem batizados. O que muda é que aqueles que se batizaram, isto é aceitaram Jesus, fazem um esforço sincero para não mais pecar. Para não cair em tentação. Lutam contra o pecado.

      Mas às vezes terão sucesso e outras vão fracassar. Quando pecarem, deverão se arrepender, pedir perdão a Deus e se esforçar mais para não repetir o erro.

      Vá se batizar, se você escolheu Jesus como seu Salvador. Isso é tudo que se faz necessário.

      Abs
      Vinicius


    • Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3831
      gabriel01234

      Obg sua resposta foi o que eu precisava. Gostei muito do seu blog 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here