OS NOVE QUE NÃO VOLTARAM PARA AGRADECER

1
2302

Em dois dias vamos comemorar o dia mundial de Ação de Graças, tempo reservado para que todos lembrem do muito que Deus fez e faz todos os dias (veja mais).

Agora, por que é necessário reservar um dia para essa finalidade? A razão é simples: as pessoas, se deixadas por conta própria, não se mostram suficientemente gratas a Deus. É por isso que se torna necessário lembrá-las sempre desse dever. Daí haver um dia reservado para Ações de Graças.

Os 10 leprosos 

Na própria Bíblia há vários exemplos de falta de gratidão. Vejamos um caso que aconteceu com o próprio Jesus. Certa vez, Jesus ia passando e ouviu o
chamado desesperado de dez leprosos. Naquela época, eram considerados leprosos todos os que sofriam de uma doença de pele grave como, por exemplo, a psoríase. Não era preciso ser portador da doença hoje chamada de hanseníase para ser estigmatizado como “leproso”. 

Os leprosos viviam segregados do convívio social por causa do medo de contágio e eram sustentados, de forma precária, pela caridade pública. Levavam uma vida terrível – quem quiser ter uma percepção mais concreta de como era essa situação na prática, assista o filme clássico “Ben-Hur”, onde o herói entra numa caverna habitada por leprosos em busca da mãe e da irmã.  

Portanto, os dez homens que apelaram para a misericórdia de Jesus viviam uma situação desesperadora. E Ele atendeu o pedido e curou aqueles homens.

Depois, Jesus disse para que os dez se apresentassem aos sacerdotes, a quem, segundo a Lei Mosaica, cabia atestar a cura – sem esse atestado, os homens continuariam a ser considerados impuros. Os homens fizeram isso e tiveram sua cura confirmada (Lucas capítulo 17, versículos 11 a 19).

 De forma surpreendente, apenas um deles voltou até Jesus para agradecer a benção recebida. E somente para o que voltou Jesus reservou o prêmio maior: o perdão dos pecados (versículo 19). Os outros nove ganharam a cura física e perderam a oportunidade de ganhar muito mais.

Realmente surpreende esse nível de ingratidão. Vários foram beneficiados, mas apenas um deu Graças a Deus pela benção recebida. E, posso dar o testemunho, que já vi isso acontecer muitas vezes – essa continua a ser uma realidade hoje em dia.

O caso de Maria

Maria, mãe de Jesus, dá exemplo totalmente diferente, confirmando que era mesmo uma mulher especial. Ela engravidou por obra do Espírito Santo, mesmo sendo virgem, e recebeu essa informação do anjo Gabriel. Ela sabia que iria passar por grande desgaste social, ao aparecer grávida, pois estava noiva de José e o filho não era dele.

Apesar de ser uma menina de apenas quatorze ou quinze anos, ainda assim ela teve fé que a ação de Deus na vida dela iria ser uma coisa boa. E, por conta dessa fé inquebrantável, derramou-se em agradecimentos a Deus, num cântico lindo, conhecido como “Magnificat” (Lucas capítulo 1, versículos 46 a 55).

Que contraste com os nove leprosos! Maria agradeceu o que ainda nem tinha visto, enquanto aqueles nove homens receberam a benção e não se deram ao trabalho de olhar para trás. É por isso que Maria é hoje uma das pessoas mais reconhecidas da história, enquanto aqueles homens servem apenas como exemplo do que não devemos fazer.

Palavras finais

Deus se agrada muito de um coração agradecido. Procure não se esquecer disso. E a quinta feira próxima será um momento especialmente reservado para essa tarefa.

Mas não devemos mostrar gratidão apenas nessa data. Gratidão precisa se tornar um estilo de vida para o cristão. E esse é um desafio diário.

Graças a Deus por tudo que Ele tem feito e ainda fará por nós! 

Com carinho

1 Comentário


  1. Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3831
    PORÉM Porém

    EU AGRADEÇO MUITO PELA MINHA VIDA.É UM MILAGRE.PORÉM O MAIOR DE TUDO E A SALVAÇÃO. TE AMO JESUS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here