ALMA E ESPÍRITO

2
3906

Acho que todos concordam que o ser humano é feito de uma parte material, o corpo, e outra imaterial, onde são produzidas as emoções, o raciocínio lógico, etc. Mas as concordâncias acabam por aí. 

Os materialistas pensam que essas duas partes formam um conjunto e, quando a pessoa morre, tudo se acaba. A parte imaterial – a mente – seria apenas uma função do cérebro e os pensamentos seriam nada mais do que o produto de reações químicas que nele ocorrem, algo semelhante, por exemplo, ao que acontece com o estômago durante a digestão. 

Já os cristãos pensam que as duas partes, embora trabalhem em harmonia, são coisas separadas. E é exatamente por isso que é possível falar em ressurreição num novo corpo, conforme aconteceu com Jesus e vai acontecer com todos no final dos tempos – a parte imaterial será preservada e agregada a um novo corpo.

Mas mesmo no meio cristão há diferenças quanto ao entendimento do que essa parte imaterial realmente é. Alguns acreditam que ela é constituída de duas coisas diferentes: alma e espírito (1 Tessalonicenses capítulo 5, versículo 23). Na alma seriam registrados os pensamentos e as emoções. Enquanto o espírito seria a parte que vem de Deus, a sede da vida (Gênesis capítulo 2, versículo 7). Por isso o espírito não morre. 

Mas há quem pense de forma diferente. Por exemplo, o livro do Apocalipse capítulo 6, versículo 9, mostra o apóstolo João tendo uma visão onde lhe foram mostradas as almas dos mártires da fé junto a Deus, aguardando sua ressurreição no final dos tempos. O que, no modelo da separação entre alma e espírito, não seria possível – os espíritos das pessoas é que deveriam estar junto a Deus e não suas almas. 

Outro problema com a divisão entre alma e espírito aparece quando se discute a individualidade do ser humano. Seria ela repartida entre essas duas partes? Como essa divisão seria feita? Quando alma e espírito começariam a trabalhar juntos? Seria na concepção? 

É por causa disso que muitos cristãos defendem que não há separação real entre alma e espírito. Quando a Bíblia fala nessas duas coisas estaria, na verdade, descrevendo duas funções diferentes da nossa parte imaterial. A alma se referiria à função que tem a ver com nosso relacionamento com o mundo físico, incluindo as outras pessoas e daí vem as emoções, o raciocínio lógico, a memória, etc. A outra função, chamada de espírito, se refere ao relacionamento do ser humano com Deus, o que dá origem à fé, ao louvor, etc. 

E, por causa disso, a Bíblia usa as palavras de forma meio livre – em alguns momentos, usa as duas palavras para descrever a a parte imaterial do ser humano, enquanto, outras vezes, se limita a uma única palavra, dependendo da função descrita.

Mas ainda assim alma e espírito seriam uma coisa só, a parte imaterial do ser humano, o que garante sua individualidade. Essa parte não morre e será juntada ao novo corpo, no final dos tempos.  

Qual é a sua impressão a respeito?

Com carinho

2 Comentários


  1. Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3831
    Anônimo

    Ola
    seu blog é muito bom. Parabéns.
    Com relação ao tópico , claro que influenciado pela minha religião , creio eu que nao iremos reencarnar em um novo corpo no final dos tempos pra viver ao lado de Deus , creio que nossa alma irá viver com Deus . Penso também assim sobre espírito e alma porem ao contrário.tudo que falou de alma pra mim é o espírito e vice versa. Espírito de Deus é uma coisa mas espírito humano é outra coisa. É oque creio.


    • Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3831
      Vinicius Moura

      Obrigado pelas suas palavras.

      Acredito na ressurreição num novo corpo por causa do exemplo de Jesus Cristo. A Bíblia que Ele é a "primicia dos que dormem", ou seja o primeiro a passar pelo tratamento que os mortos vão receber.

      E Ele ressurgiu num novo corpo, um pouco diferente do corpo humano normal. Mas era visível, podia comer, ser tocado, etc.

      Um abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here