DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

0
81

Ontem comemorou-se o dia mundial de Ação de Graças. Essa é uma tradição dos Estados Unidos, que acabou se espalhando por muitos países. No Brasil, apenas as igrejas ditas evangélicas/protestantes comemoram  essa data. Na minha igreja mesmo, tivemos uma grande comemoração.

Nos Estados Unidos, o chamado Thanksgiving, é o dia de comer um farto almoço em família, que precisa incluir peru assado, e depois ver programações especiais na televisão. Bebe-se muito e come-se mais ainda. No dia seguinte, o comércio faz grandes promoções, com enormes descontos, que atraem multidões.

Assim, como no Natal e na Páscoa, a grande questão com o dia de Ação de Graças é o significado espiritual da comemoração, que acaba abafado pelas festividades. Esse é um dia dedicado para mostrar gratidão a Deus pelas inúmeras bênçãos que recebemos, a começar pelo dom da vida. E gratidão é algo que Deus aprecia muito.

O caso dos 10 leprosos
A Bíblia nos conta que, em determinado dia, Jesus ia passando e ouviu o chamado desesperado de 10 leprosos. Naquela época, leprosos eram todos aqueles que sofriam de qualquer doença na pele, como psoríase. Eles não tinham, necessariamente, a doença hoje chamada de hanseníase, também conhecida como lepra. 

Os leprosos viviam totalmente segregados do convívio social, para não contagiar as demais pessoas e eram sustentados, de forma precária, pela caridade pública. Levavam uma vida terrível. 

Esses 10 homens, em desespero, imploraram que Jesus os curasse (ver Lucas capítulo 17, versículos 11 a 19). Jesus atendeu o pedido e os curou. Depois disse para eles se apresentarem aos sacerdotes, a quem, segundo a Lei Mosaica, cabia atestar esse tipo de cura.  Os homens assim fizeram e foram considerados limpos, podendo voltar para o convívio normal em sociedade.

Mas, surpreendentemente, apenas um deles voltou para agradecer a Jesus. E, por isso mesmo, para aquele que voltou e somente para ele, Jesus reservou o maior prêmio: a cura espiritual e a salvação (ver versículo 19). Os demais nove perderam essa oportunidade e ficaram apenas no plano material.


Experimentando a gratidão

Gratidão é o reconhecimento explícito que Deus derrama sua Graça sobre nós. E a história da humanidade demonstra o quão dependentes nós somos das bençãos Dele: que o sol continue a nos aquecer, que a chuva caia na meida correta, que nenhum asteroide destrua a terra e por aí vai. Tudo que existe foi criado e é mantido funcionamento pelo poder Dele. É simples assim.

E quando nós reconhecemos isso de forma sincera, deixamos de considerar a nós mesmos como o centro e a razão para tudo nque existe. E, paradoxalmente, acabamos nos beneficiando, porque encontramos um novo sentido na vida, muito maior e significativo. Ao perceber o grandioso papel de Deus em nossas vidas, tudo que nos cerca adquire maior coerência. 

E um coração reconhecido leva a mais bênçãos, como aconteceu com aquele único ex-leproso que voltou para agradecer a Jesus – ele recebeu muito mais do que os demais. 

E é essa gratidão que deveríamos enfatizar no dia de Ação de Graças.

Com carinho
Vinicius

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here