UM LIVRO MARAVILHOSO

0
111

Anne Frank foi uma adolescente judia que viveu em Amsterdã, capital da Holanda, durante a segunda guerra mundial. Quando a perseguição nazista começou, sua família (ela, o pai, a mãe e uma irmã) se escondeu num sótão de uma casa, cuja entrada foi disfarçada por uma parede falsa. Uma outra família de judeus (pai, mãe e irmão) se juntou a eles no esconderijo. 

Essa casa, inclusive o sótão, pode ser visitada em Amsterdã, no Museu Anne Frank. Tive oportunidade de conhecer aquele local e confesso que foi uma das experiências mais emocionantes da minha vida.

As duas famílias viveram escondidas durante alguns anos, ajudadas por amigos holandeses abnegados, que lhes levavam comida, roupas e as demais coisas de que necessitavam. É impressionante que tenham conseguido se manter escondidos por tanto tempo.

Acabaram presos pelos nazistas e mandados para um campo de concentração, onde foram mortos, exceto o pai de Anne – a adolescente morreu poucos meses antes do campo de concentração onde estava presa ser libertado pelos soldados aliados. 

Durante seu período no esconderijo, Anne escreveu um diário, onde falou da vida que viveu ali, dos seus sonhos, do encontro do amor (apaixonou-se pelo filho da outra família) e de suas angústias. O diário foi encontrado por uma amiga, depois que as famílias foram presas. O último texto do diário foi escrito exatamente 70 anos atrás, o que deu origem a muitas comemorações no mundo inteiro.  

Depois que o pai de Anne foi solto do campo de concentração, ele organizou o material encontrado e o publicou. “O diário de Anne Frank” tornou-se um sucesso mundial e deu origem a filmes e peças de teatro. Pode ser encontrado com facilidade em português. Se você puder, não deixe de lê-lo. Garanto que será uma experiência inesquecível. 

O legado que Anne deixou para todos nós não tem preço. É uma lição de vida e uma prova que o ser humano pode criar algo belo e bom mesmo nas condições mais difíceis. 

Com carinho

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of