POR QUE O TOURO NÃO MATA O TOUREIRO?

2
406

Preste atenção quando touro e toureiro se enfrentam numa arena. Por que o touro, muito mais forte e rápido, quase sempre acaba morto pelo toureiro? Simples: o touro ataca a capa que o toureiro balança diante de seus olhos para o distrair. O touro quase nunca vai em cima do inimigo verdadeiro, o toureiro, e aí…

Assim também costuma acontecer na vida espiritual de muita gente: os problemas não são resolvidos porque as pessoas não se concentram nas questões reais. Elas atacam o que é secundário e aí…

Uma situação assim ocorreu numa igreja que frequentei, anos atrás. Um dos ministérios não funcionava bem pois sua líder não era comprometida com a responsabilidade que tinha assumido. Em dado momento, outros/as líderes, mais atuantes e responsáveis, propuseram medidas para substituir a líder sem compromisso, mas o pastor da igreja argumentou que isso não seria cristão. E o tempo foi passando e a dificuldade nunca foi superada, até que a própria líder ineficiente se deu conta do mal que estava causando e pediu para sair.

A falta de vontade política do pastor para resolver o problema levou-o a desviar a questão verdadeira (a falta de compromisso com a obra de Deus) para outro tema (a necessidade de tratar todo mundo de forma cristã). O pastor colocou um cena um outro tema que funcionou como “capa”, impedindo que o problema real (o “toureiro”) fosse atacado. Com isso a solução do problema acabou adiada.

A vida espiritual costuma das pessoas costuma estar cheia de situações do tipo touro e toureiro. Por exemplo, ha´quem se afaste de qualquer contato com Deus por uma razão simples: não quer abandonar seus pecados de “estimação”. Ora, quando uma pessoa tem pecados de “estimação”, a presença de Deus incomoda e, então, ela busca uma zona de conforto que não a pressione a mudar de vida. E, para se justificar, cria para si mesma um monte de desculpas: culpa as igrejas e pastores/as, diz que não gosta da Bíblia, defende que todos os caminhos levam a Deus e assim por diante. Arruma um monte de “capas” para se distrair e não enfrentar o “toureiro” (a necessidade de mudar sua vida).

É comum também que pessoas ditas cristãs passem sua vida escolhendo quais mandamentos querem obedecer. E escolhem a dedo aqueles  que parecem compatíveis com seu estilo de vida – aqueles que não requeiram mudança real. Essas pessoas tentam construir um cristianismo “sob medida” para suas próprias necessidades. E para se justificar, criam suas próprias “capas”: nunca têm tempo pois são muito ocupadas, sempre procuram fazer o bem por onde passam, são contra o legalismo e assim por diante.

No livro do Apocalipse, na mensagem à igreja de Laodiceia, Jesus Cristo chamou  aquela comunidade de “morna” – nem “fria” e nem “quente”. As pessoas dessa comunidade tocavam suas vidas espirituais exatamente dessa forma, criando um monte de “capas” para desviar sua atenção dos problemas reais e não se sentirem incomodadas com isso. E Jesus Cristo fez uma advertência terrível:

Eu conheço bem suas obras, sei que você não é quente nem frio; e Eu desejaria que fosse uma coisa ou outra! Porém, já que você é meramente morno, eu estou a ponto de vomitar você da minha boca! Apocalipse capítulo 3, versículo

Aprenda com touro e toureiro: olhe para sua vida espiritual e veja se você não está se distraindo com as “capas” balançadas à sua frente, evitando enfrentar suas questões reais. 

Passe a ser um “touro inteligente” e use sua força espiritual para ir atrás dos verdadeiros “inimigos” da sua fé, coisas como acomodação, conforto diante do pecado, egoismo, falta de compromisso com a obra de Deus, etc.

Com carinho

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Vinicius MouraRosemeire Pereira de Jesus Santos Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rosemeire Pereira de Jesus Santos
Visitante
Rosemeire Pereira de Jesus Santos

Amém realmente é um ensinamento para se aprender muito hoje é o meu primeiro dia de leitura e ja amei