BENÇÃOS NO ANO NOVO

2
132610

A virada do ano é sempre um momento de renovação da esperança. As pessoas acreditam que receberão bençãos de Deus, permitindo que problemas e dificuldades possam ser finalmente superados e novas e melhores coisas surjam nas suas vidas.

E é bom que seja assim, que haja esse renovar de esperança, trazendo como que um sopro de ar fresco sobre as vidas das pessoas.

Mas, para que não sejam alimentadas esperanças vãs, em relação às bençãos de Deus, é importante, entender bem como Ele age na sua e na minha vida. Como essa esperança na ação de Deus pode se materializar. 

É importante você entender que a esmagadora maioria dos milagres que Deus realiza é do tipo “silencioso”. É uma ação que não chama atenção, que gera espetáculo.

O problema com essa forma de Deus agir é que muitas vezes o milagre “silencioso” não é percebido e a pessoa acha que nada está acontecendo, quando Deus mudou acabou de mudar sua vida.  

Para você entender melhor do que estou falando, vou dar um exemplo de milagre “silencioso” relatado na Bíblia.

O milagre “silencioso” na vida de Israel
O maior milagre que aconteceu na vida do povo de Israel – na minha opinião, maior mesmo do que a travessia do Mar Vermelho ou as dez pragas lançadas contra o Egito – foi a formação de uma nação forte, capaz de conquistar a Terra Prometida.
Quando Deus decidiu tirar Israel do Egito, conforme o relato do livro do Êxodo, sua matéria prima foi um grupo de escravos (pessoas que estavam nessa condição há mais de 400 anos), sem organização social e com baixa auto-estima.
Esse último fator era tão sério que, ao primeiro sinal de dificuldade, o povo de Israel preferiu voltar a ser escravo no Egito do que enfrentar o problema, mesmo já tendo presenciado antes a ação poderosa de Deus (Êxodo capítulo 14, versículos 10 a 14).  
Ora, em apenas 40 anos, Deus transformou esse “bando” em um povo organizado, com tradições e cultura próprias, capaz de grandes feitos militares, que acabou por conquistar quase toda a Palestina, vencendo povos poderosos.
Não há registro na história de coisa similar. Basta lembrar que a integração das duas Alemanhas (Ocidental e Oriental), depois da queda do muro de Berlim, ocorreu pouco mais do que 25 anos atrás e ainda está longe de se completar. O lado anteriormente mais pobre, o Oriental, ainda se sente discriminado, apesar de centenas de bilhões de euros gastos em subsídios para equalizar a situação dos dois territórios. Ainda há como um muro invisível separando as duas regiões.
Introduzir mudanças sociais e culturais em um povo é coisa para muitas gerações – todos os exemplos históricos demonstram isso. Outro exemplo importante, a escravidão foi abolida no Brasil mais ou menos 130 anos atrás, e ainda é marcante a diferença de desenvolvimento social entre as populações de etnia branca e negra em nosso país.
Mas, Deus transformou o povo de Israel em apenas 40 anos. Foi uma coisa sem paralelo. Mas, como esse milagre não foi espetacular, como, por exemplo, a abertura do Mar Vermelho, ele é reconhecido por pouca gente. 
Para comprovar o que acabei de dizer, tente lembrar quantas sermões você já ouviu sobre esse tema – eu, pelo menos, não me lembro de nenhum, em mais de 50 anos de vivência em ouvir pregações.
Essa falta de percepção do milagre acontece porque ele simplesmente vai ocorrendo aos poucos, sem barulho, sem espetáculo e acaba não sendo notado. Simples assim.
Por que os milagres “silenciosos” não são apreciados?
Há duas razões para isso. A primeira é que nossa sociedade anda cada vez mais rápido e quer resultados logo – não há paciência para esperar o tempo de Deus. As pessoas têm dificuldade de apreciar uma obra que é feita por Deus gota a gota.
A segunda razão é porque colocamos na cabeça que Deus vai fazer as coisas de determinada forma e Ele sempre age de forma diferente do que esperamos. Ele tem o jeito d´Ele de fazer as coisas.
É como se esperássemos um avião trazendo socorro vindo do norte e o socorro chega mesmo de barco, vindo do sul. Aí demoramos a perceber que o socorro chegou.
As suas bençãos de ano novo
Você certamente vai pedir várias coisas a Deus na passagem de ano e não há nada de errado nisso. Mas você precisa aprender a reconhecer quando Deus agir na sua vida. Quando os milagres “silenciosos” ocorrerem.
Às vezes, passos pequenos, que parecerão pouco significativos, irão se acumulando e terminarão por levar você mais longe do que parecia possível – eu sei, pois isso já aconteceu comigo.
Deus está sempre presente e atuando, não importa se você percebe isso ou não. Mas se você perceber, sentir-se-á reconfortado/a e terá novo ânimo para tocar sua vida. Fique pois atento/a ao agir de Deus
Com carinho

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Vinicius MouraRichard Ribeiro Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Richard Ribeiro
Visitante

Oi
Você deve estar de ferias? Nunca mais vi postagens. Continue postando, Deus fala muito através da suas postagens. A paz.. Abraço

Vinicius Moura
Visitante

Caro Richard

Já tenho quinze postagens em 2013. Esse tipo de atividade não permite férias.

Um abraço