AUTO-AJUDA OU AJUDA DE DEUS?

0
17343

Livros e palestras de auto-ajuda são extremamente populares. Os/as autores/as mais conhecidos dessa área acabam ricos/as e famosos/as, tal o interesse do público por esse tipo de assunto. 

Mas o que a Bíblia tem a ensinar a respeito da auto-ajuda? Ela deve ser considerada como uma coisa boa ou ruim? É o que vamos discutir a seguir.

Na verdade, há aspectos positivos e negativos na auto-ajuda, embora os pontos negativos sejam mais numerosos e mais fortes. O principal aspecto positivo tem a ver com o incentivo ao auto-conhecimento. E isso faz sentido, pois o primeiro passo para alguém conseguir mudar, e melhorar, é que essa pessoa consiga entender seus problemas pessoais e tome a decisão de passar a agir de forma diferente. E isso é positivo e trata-se de prática também apoiada pela Bíblia. 

Mas, tirando esse ponto em comum, os caminhos seguidos pelos livros de auto-ajuda e a Bíblia são bem diferentes. A essência da auto-ajuda é trabalhar para que a pessoa encontre e libere o potencial que ela tem e que não está usando de forma adequada. E isso explica a popularidade dessa linha de pensamento – afinal, as pessoas gostam da ideia que são melhores do que pensam e podem voar mais alto. Gostam de se sentir mais poderosas do que aparentam. E principalmente gostam de perceber que são auto-suficientes.

A Bíblia discorda dessas ideias. Ela ensina que a natureza humana é voltada para o pecado e que somente a Graça de Deus pode colocar e manter a pessoa no caminho certo, dando-lhe condições para conseguir atingir bons resultados na vida. 

Depois de reconhecer as próprias fraquezas, a Bíblia ensina que a pessoa precisa arrepender-se delas e entregar seus caminhos a Deus, para ser modificada pela ação do Espírito Santo. Ou seja, não é a pessoa que consegue se transformar, ao encontrar dentro de si mesma um potencial inexplorado, mas é a obra do Espírito Santo nela que causa a mudança e a melhoria.

A Bíblia ensina que a pessoa não pode realmente se auto-ajudar. Tudo que pode fazer é escolher aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador e se manter firme nesse caminho. A sua regeneração propriamente dita cabe ao Espírito Santo. 

Um bom exemplo de tudo que acabei de falar é a situação que Moisés viveu. A Bíblia conta que ele foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel e tirá-lo da escravidão que vivia no Egito. Essa missão foi revelada a Moisés numa visão no Monte Sinai, quando Deus falou com Ele, com a voz vindo de uma planta que estava em chamas, mas não se queimava (Êxodo capítulo 3, versículos 1 a 10). 

E Moisés ficou inseguro de assumir essa enorme responsabilidade e deu uma série de desculpas para Deus, culminando por comentar que tinha dificuldade de falar em público, pois era gago (Êxodo capítulo 4, versículos 1 a 13). 

Ora, num modelo de auto-ajuda, Deus teria incentivado Moisés a liberar seu potencial interior, superando sua limitação. E teria até lhe ensinado a fazer isso. Mas não foi isso que Deus fez: Ele escalou Aarão, irmão de Moisés, para servir como seu porta-voz (Êxodo capítulo 4, versículos 14 a 16) – Aarão falava bem em público e ajudou Moisés a convencer o povo de Israel.

As duas abordagens – “auto-ajuda” e a “ajuda de Deus” buscam um objetivo comum: fazer a pessoa conseguir superar seus problemas. A “auto-ajuda” apelando para as forças interiores da própria pessoa, procurando dar-lhe auto-confiança e auto-estima, de certa forma tornando a pessoa auto-suficiente. A ideia é fazer a pessoa realmente acreditar que pode fazer qualquer coisa que deseje realizar. 

Já a abordagem, a bíblica, coloca a pessoa nas mãos de Deus, dando-lhe a primazia na solução dos problemas. É claro que a pessoa sempre será chamada a fazer sua parte (esforçar-se, perseverar, etc), mas o mérito cabe mesmo ao Espírito Santo. Aqui também a pessoa é incentivada a acreditar que pode fazer tudo, mas não por suas forças, mas sim através do poder de Deus colocado à sua disposição. Como disse o apóstolo Paulo: “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses capítulo 4, versículo 13).

É claro que a consequência dessas duas abordagens é bem diferente. Se é a pessoa que resolve seus próprios problemas, contando apenas com as próprias forças, ela vai se sentir feliz e orgulhosa pelos bons resultados. Não precisará agradecer a ninguém pois o mérito será todo seu. 

Agora, se a orientação quanto ao que fazer, a criação de condições favoráveis e a força necessária para superar os obstáculos vieram de Deus, a pessoa deverá ser grata a Ele. Precisará reconhecer que depende do Espírito Santo em tudo. 

É por causa disso que a experiência mostra que a auto-ajuda frequentemente acaba por levar a pessoa para longe de Deus, ao fazê-la acreditar que é auto-suficiente. E isso é um perigo enorme para a vida espiritual de qualquer pessoa. Afinal, nenhum caminho que procura tornar a pessoa independente de Deus é pode ser bom. 

Com carinho   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.