A FORÇA MAIS PODEROSA QUE EXISTE

0
16870

Não há dúvida que o amor é a força mais poderosa que existe. E são muitas as provas práticas que temos dessa verdade.

Recentemente esbarrei com uma dessas provas – o relato de um acontecimento incrível, acontecido poucos anos atrás, com Damian Aspinall, um britânico, especialista em cuidar de animais selvagens.

Damian criou um filhote de gorila num zoológico, desde o nascimento do animal, até ele ser solto na selva africana, quando já adulto. Cinco anos depois de Kwibi (o nome do gorila) ser solto, Damian resolveu visitá-lo. Ele queria saber se Kwibi iria reconhecê-lo.

Várias pessoas tentaram demover Damian dessa aventura, pois é muito perigoso lidar com gorilas selvagens, dado o grande tamanho e força desses animais. Mas Damian acreditou na força do laço que tinha construído com Kwibi e foi atrás do amigo.

É claro que ele não sabia o local exato onde Kwibi morava, pois os gorilas são nômades. Mas tinha uma ideia aproximada de qual era o território onde ele habitava.  Quando chegou lá, Damian usou a estratégia de se aproximar de barco e, da margem, chamar pelo nome do animal, para ver se era reconhecido – foi a forma que encontrou de se proteger, caso alguma desse errado.

Até que ele encontrou Kwibi e a resposta do gorila foi super emocionante (veja aqui) – chega a dar um arrepio ver o olhar de amor na face do animal. 

Amor entre seres humanos e animais domésticos (como cachorros e gatos) é muito comum – não há qualquer novidade aí. Mas o amor com animais selvagens, que não têm hábito de conviver com seres humanos, é realmente surpreendente. Ainda num caso como esse, em que o encontro se deu vários anos depois do gorila ter sido solto na selva. 

O amor inspira tudo que há de bom
Logo depois de ver o vídeo desse encontro, fiquei pensando sobre a força do amor. Segundo a Bíblia, essa é a força mais poderosa que existe. E não por acaso, a essência de Deus é exatamente o amor.

A Bíblia diz que Deus nos ama – não há dúvida quanto a isso. Mas ela vai muito além disso, pois afirma que DEUS É AMOR, ou seja o amor é essa sua essência, a maneira como Ele se demonstra para nós.

Não é por acaso que o amor se faz presente em tudo que vem de Deus. E isso fica bem claro quando nos damos conta que a salvação da humanidade foi construída em cima de um gigantesco ato de amor. Afinal, foi por amor que Deus mandou seu Filho ao mundo para morrer por nós (João capítulo 3, versículo 16), como também foi por amor que Jesus aceitou essa missão tão difícil e a levou até o fim, mesmo com enorme sofrimento pessoal. 

Logo, faz sentido que os dois mandamentos mais importantes, segundo o próprio Jesus, que resumem tudo que Deus espera de nós, sejam calcados no amor: amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo/a (veja mais). 

É claro que esses dois mandamentos não são ordens para mantermos um determinado sentimento, pois sentimentos não podem ser forçados sobre ninguém. Trata-se de uma orientação de Deus para tomarmos a decisão de agir como se esse sentimento existisse, pois, quando fazemos isso, na prática, o resultado final é igual àquele que seria obtido se o sentimento estivesse presente.

As guerras demonstram bem o que acontece quando o amor entre as pessoas desaparece – elas geram enorme sofrimento e grande miséria. A pobreza causada pela exploração dos seres humanos mais fracos pelos mais fortes, coisa também bastante comum, é outro exemplo claro do sofrimento que a falta de amor trás.

A excessiva ênfase das pessoas nos prazeres pessoais, a busca pelo consumo desenfreado e a luta contínua para alcançar status social elevado, são exemplos sempre presentes do desequilíbrio que ocorre na sociedade quando essas coisas assumem o papel de Deus na vida de muitas pessoas. As consequências são bem evidentes: desesperança, consumo elevado de drogas, promiscuidade, famílias destruídas e assim por diante

Se a sociedade atual desse mais valor ao amor, seguindo aquilo que Deus nos disse para fazer, viveríamos uma realidade muito melhor. E é triste saber que isso não acontece por causa do descaso das pessoas com os mandamentos de Deus.

Por outro lado, é uma fonte de alegria e conforto saber que, onde o amor se fizer presente, Deus estará agindo ali e coisas maravilhosas acabarão acontecendo. 

Com carinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here