A PAZ DE DEUS

1
189638

[disse Jesus] “… a minha paz vos dou; não vô-la-dou como a dá o mundo. Não se perturbe o vosso coração nem se atemorize“. João capítulo 14, versículo 27 

E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus“.  Filipenses capítulo 4, versículo 7

Esses dois versículos falam de algo muito importante: a paz que vem de Deus. Mas o que é essa paz e o que ela significa na vida do ser humano?

Vou começar por diferenciar entre a paz dos homens e a paz que vem de Deus. A paz humana é a ausência de conflito – trata-se daquela situação onde todos os lados envolvidos numa questão concordam em continuar a conviver bem, apesar das eventuais diferenças de opinião e interesse.

A paz humana vem de fora pois depende inteiramente das circunstâncias da vida. Agora, a paz de Deus se faz presente mesmo em meio aos conflitos.

Isso porque ela nasce dentro da pessoa, no seu íntimo, e por isso independe das circunstâncias pelas quais ela está passando na sua vida.

Os dois versículos acima ensinam diversas coisas sobre a paz de Deus. Primeiro, que ela foge a toda compreensão humana.

Num mundo onde as pessoas vivem ansiosas e se preocupam a cada momento com muitas coisas, a paz de Deus é algo que não dá mesmo para entender. Como é possível sentir paz no coração mesmo em meio a perigos, dificuldades, problemas e até guerras? Isso só é possível porque esse tipo de paz vem de Deus.

O segundo ensinamento fala que a paz de Deus é completa, integral. A paz humana nunca pode ser assim, pois ela depende das circunstâncias. Se hoje a situação está sob controle e o risco do conflito afastado, qual a garantia de que as coisas continuarão assim. E mesmo que continuem, qual é a garantia que não surja conflito em outro lugar da vida da pessoa?  

Por exemplo, imagine que para determinada pessoa a independência financeira é fundamental para sua paz de espírito. Mas, quando ela acumula uma quantidade suficiente de recursos para ficar tranquila, a preocupação apenas muda de lugar: É preciso aplicá-los bem, para não serem corroídos pela inflação, e mantê-los seguros. Em outras palavras, a segurança financeira nunca é completa, como costumam descobrir as pessoas afetadas pelas sucessivas crises financeiras que têm ocorrido nos últimos 10 anos.

O mesmo pode ser dito quanto à saúde, às relações afetivas e tantas outras coisas importantes.

O terceiro ensinamento é que a paz de Deus guarda, ou seja protege, o coração (os sentimentos) e a mente da pessoa. Quem não tem essa paz sofre muito e pode até ficar doente – não é a toa que doenças como depressão, pânico e outras tantas são cada vez mais frequentes. 

A paz de Deus elimina a perturbação e o medo que as pessoas sentem e gera saúde física, emocional e espiritual.

Finalmente, a paz de Deus é fruto da conversão a Jesus e da ação do Espírito Santo na vida da pessoa, a partir daí. Essa paz é um presente de Deus para o(a) cristão(ã) verdadeiro(a).

Se você ainda não sente esse tipo de paz no seu coração e na sua mente, pode ter certeza que está faltando presença do Espírito Santo na sua vida. Entregue mais sua vida a Jesus, ore bastante, estude a Bíblia e louve com frequência. E você verá essa paz chegar e passar a habitar em você.

Com carinho 

1 Comentário


  1. Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3831
    Anônimo

    https://www.facebook.com/events/1434159480160401/

    Boa tarde! muito boa a leitura… Não sei se vc vai lembrar irmão mas dias atrás eu lhe falei sobre um profeta que estava vindo para o Brasil, ele esteve em Rio de Janeiro, São Paulo E Campo Grande, não sei se ele já retornou a seu pais, mas se você tiver um facebook por favor procure as ministrações se puder, fique na PAZ…. Camila

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here